CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Detran e Destra promovem blitz nos veículos em Caruaru

 
Imagens da TV Jornal Caruaru

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, a Destra e o Detran realizam blitz durante esta semana em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A fiscalização, além de verificar se os condutores estão cometendo infrações de trânsito, o objetivo é flagrar quem está com a documentação irregular. Pelo menos metade da frota de Caruaru está com licenciamento atrasado. 

Uma grande blitz movimentou a manhã de hoje a Avenida Agamenon Magalhães, a altura do Shopping Difusora. A blitz foi realizada pelo DETRAN com o apoio da Destra. O objetivo principal foi o de fiscalizar os motoristas que estão em situação irregular, como por exemplo, quem não fez ainda, o  pagamento do IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou mesmo, também verificar o condutor de veículo que não estiver em situação, conforme manda a lei.

 

O Gerente Fiscalização da Destra Caruaru, Alex Monteiro explicou que “foram identificados alguns veículos que estão transportando pessoas de forma irregular, como por exemplo, a ausência ou algum problema no Cinto de Segurança e observar se o veículo está trafegando com os equipamentos obrigatórios, exigidos pelas leis vigentes. O segundo foco, é com relação ao pagamento do licenciamento do IPVA, já que o prazo se venceu em julho e foi prorrogado pra o parcelamento até setembro. E todos os prazos foram estourados”, concluiu.

A blitz, que está sendo realizada atualmente, foi bem recebida pela população da Capital do Agreste. Alguns motoristas aprovaram a iniciativa. E é bom os motoristas ficarem atentos às despesas com penalidades (multas, apreensão do veículo, enquadramento em penalidade cível, perda de pontos na carteira e etc.) pelo fato de não estarem com o IPVA e outras documentações obrigatórias em dia. 

De acordo com informações do DETRAN, a frota de veículos em Caruaru chega a 110 mil carros em circulação. As autoridades de trânsito em Pernambuco chegaram a conclusão que metade desse número está trafegando pelas ruas da cidade, em situação irregular.


O Coordenador da 4ª CIRETRAN,  Joaquim Queiroz, revelou “que foi detectado que existe atualmente em Caruaru um número que chega a preocupar as autoridades que trabalham com o trânsito no estado. Cerca de 50% da atual frota da cidade, está circulando com algum tipo de irregularidade: seja com falta de pagamento do IPVA, ou com algum outro tipo, como problema de emplacamento, licenciamento e etc. E essa Operação é pra identificar esses veículos e resolver essa situação. Paralelo a isso, quem atrasa o IPVA, geralmente também comete outro tipo de infração: dirige sem Habilitação ou mesmo com a Habilitação vencida. Nós vamos detectar tudo isso e tentar sanar essas situações”. 

Com informações da TV Jornal Caruaru

Ministério Público determina que prefeita de Bezerros recontrate demitidos

Os demitidos chegaram a realizar um protesto no dia 17 de outubro
Foto: Reprodução TV Jornal
 
O Ministério Público Eleitoral divulgou nessa terça-feira (30) uma determinação em que institui que a prefeita de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, Bete de Dael recontrate todos os funcionários demitidos.
A recomendação foi feita pelo promotor eleitoral Flávio Henrique de Souza que também entrou com uma investigação na Justiça Eleitoral e uma medida cautelar na justiça comum com relação ao ato de demissão dos servidores do município. Segundo o promotor uma multa será aplicada, mas o valor será definido pela justiça.

Entre os demitidos no começo do mês de outubro estão médicos plantonistas e cirurgiões da Unidade Mista São José e também os médicos especialistas dos PSF’s e ainda técnicos de enfermagem Profissionais da área da educação também teriam sido demitidos. Motoristas dos ônibus que fazem o transporte dos alunos da rede público não estariam mais trabalhando e por isso vários estudantes estariam sem transporte oferecido pela prefeitura. Um protesto foi realizado no dia 17 desse mês, onde vários profissionais e alguns moradores participaram e reclamaram das demissões.

A justificativa dada pela Prefeitura na época se baseia na Lei de Responsabilidade Fiscal, o objetivo seria equilibrar o orçamento do município e atender o limite de gastos com os funcionários.

Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru.

PM envia SMS para celular de usuário que passar trote

Mensagem enviada a quem mandou o trote.

Imagens da TV Asa Branca

O SMS contém o resumo da lei que reprime este tipo de prática. Caso a pessoa insista em continuar passando trotes, a polícia tomará outras medidas.

Um problema antigo, que atinge os principais orgãos que oferecem serviço de atendimento de urgência por telefone: o trote. Na central de monitoramento da Polícia Militar de Caruaru, 40% das chamadas registradas são falsas. E o mais preocupante: são crianças do outro lado da linha. Para combater a ocorrência desses casos, a polícia está enviando mensagens para os números registrados na central. A lei, prevê punição para esse tipo de prática.

Central da PM em operação
 
A ação funciona da seguinte maneira: o identificador de telefone da PM registra o número de celular da pessoas que fez o trote. De posse desse número, a polícia manda uma mensagem para o celular. O SMS contém o resumo da lei que reprime este tipo de prática. Caso a pessoa insista em continuar passando trotes, a polícia tomará outras medidas.

 

“Nós vamos descobrir o local onde a pessoa está. Vamos enviar uma viatura até lá para averiguar o porque dos telefonemas com trote”, disse o Capitão Edmilson Silva (foto).

De acordo com a polícia, a central de monitoramento recebe, em média, 800 ligações por dia. Desse número, 40% são trotes. Essas ligações são feitas, geralmente, por crianças. Também há casos em que pessoas simulam uma situação falsa de emergência.

“É uma situação difícil, porque perdemos tempo enviando uma viatura para uma falsa ocorrência. Perde-se tempo”, finalizou o capitão.

Portal Mais AB.GLOBO.COM

Operação Lei Seca terá equipes permanentes no interior do estado

Projeto abrangerá as regiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata.
A Operação Lei Seca em Pernambuco, avança para o interior do estado e expande, de forma permanente, seus pontos de fiscalização para as regiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata. O lançamento do projeto ocorre nesta quarta-feira (31), às 9h, no auditório do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

A partir da data, serão realizados bloqueios diários por três novas equipes, que percorrerão simultaneamente os municípios em horários variados, todos os dias da semana. Uma frota de três vans informatizadas, três guinchos, quatro motos e quatro viaturas e mais 77 profissionais contratados para compor os grupos, sendo 32 militares, 24 agentes do Detran e 21 técnicos possibilitarão a ampliação da Lei Seca para todas as cidades do Estado.

Os três pontos de bloqueio itinerantes, com o mesmo formato já realizado na Região Metropolitana do Recife (RMR), percorrerão todas as cidades do Agreste, Sertão do Araripe, Sertão do São Francisco e Zona da Mata, priorizando os municípios que apresentam as taxas mais elevadas de mortalidade. Só em 2011, o número de óbitos por acidente de transporte terrestre nessas regiões, exceto RMR, somou 1.422 vítimas fatais. Desses, 619 óbitos foram apenas em decorrência dos acidentes com motos. No ranking das cidades com os maiores números de óbitos absolutos, em 2011, estão Petrolina, Caruaru e Araripina, com 108 (taxa de mortalidade de 36%), 75 (taxa de mortalidade de 23,5%) e 40 mortes (taxa de mortalidade de 51,4%), respectivamente. Os municípios também lideram o maior número absoluto de óbitos por acidentes de moto.

Desde dezembro de 2011, quando foi instituída como política governamental sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a Operação Lei Seca já autuou 530 motoristas por crime de embriaguez e recolheu quase sete mil carteiras de habilitação. No total, cerca de 200 mil veículos foram abordados nas blitz realizadas na RMR e Interior do Estado. Os números estão consolidados até setembro deste ano. Com a ampliação, a Operação Lei Seca conta com 218 profissionais da SES, Detran e Polícia Militar.

Maior do Brasil

A Lei Seca de Pernambuco é, proporcionalmente, a maior operação de alcoolemia do Brasil. Isso porque o RJ, a segunda maior, conta com oito equipes, só que o Grande Rio é composto de 19 municípios (contra 14 da RMR) e população de 12.434.611 habitantes (contra 3.717.640 habitantes da RMR, ou seja, cerca de 4 vezes maior) e área de 5.645 quilômetros quadrados (contra 2.751,454 km2 da RMR, ou seja, o dobro do nosso território).

Da Redação do Portal +AB.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Com 2 a 2, Cuiabá escapa da degola e o Salgueiro é rebaixado para a Série D



Empate em 2 a 2 salvou o Cuiabá e rebaixou o Salgueiro para a Série D (Foto: Robson Boamorte/Assessoria)

Dourado esteve na frente por duas vezes, mas o Carcará empatou nas duas oportunidades, placar que não foi suficiente para salvar a equipe

Cuiabá sai na frente, mas Salgueiro busca empate

 

 Carcará voando pra baixo

Cuiabá e Salgueiro empataram em 2 a 2, nesta tarde, no estádio Cornélio de Barros, na cidade pernambucana, pela última rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Dourado garantiu a permanência na Terceirona, sorte que o Carcará não teve, já que com o empate, a equipe está rebaixada para a Série D.

O jogo entre entre as duas equipes, colocava frente a frente dois times que viveram realidades opostas durante a Série C do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Cuiabá frequentou por várias rodadas a zona de rebaixamento, o Salgueiro chegou a ficar oito rodadas no G-4, mas após uma série de cinco partidas sem vencer, entrou na última rodada brigando contra a degola.


A partida começou atrasada, pois as duas equipes entraram em campo com a mesma cor de camisa. Os primeiros minutos de jogo foram bem equilibrados, com os dois times buscando o resultado. E quem levou a melhor foi o Cuiabá. Aos 16 minutos, em um contra ataque rápido, César Romero lançou Fernando que cruzou para Ewerton Maradona bater de primeira, abrindo o placar.

Quatro minutos depois, o Salgueiro quase conseguiu o empate. Após um escanteio, Fernando Belém tocou para o gol, mas a bola acertou a trave. A igualdade no placar que quase veio neste lance, acabou acontecendo dois minutos depois. Aos 22, em outro escanteio, Ferrim cabeceou e deixou tudo igual no Cornélio de Barros.

A partida foi paralisada aos 35 minutos da primeira etapa para hidratação dos jogadores. O reinício demorou a acontecer, por causa de problemas na iluminação, no estádio Cornélio de Barros. O jogo só recomeçou sete minutos depois, mas as emoções ficaram mesmo para a segunda etapa.

Demora no reinício e final de tirar o fôlego

O segundo tempo também demorou para começar. A iluminação voltou a apresentar deficiência, com apenas um minuto da etapa complementar. Após o recomeço, os dois times buscavam a vitória para não depender de outros resultados. E foi o Cuiabá, aos 25 minutos, que voltou a respirar mais aliviado, com Joelson, que acertou o canto do goleiro Luciano, do Salgueiro, fazendo 2 a 1 para o Dourado.

Aos 38, o Salgueiro chegou ao empate. Clebson bateu rasteiro no canto de Gatti, deixando tudo igual e transformando os minutos finais da partida num teste para cardíacos. O time pernambucano partiu com tudo para cima do Cuiabá, buscando a virada. A equipe nordestina chegou a perder um gol frente a frente com o goleiro Gatti.

No último minuto, Edmar ainda tentou o gol salvador, mas chutou para longe, dando números finais a partida, que terminou em 2 a 2, placar que salvou o Cuiabá e rebaixou o Salgueiro para a Série D do Campeonato Brasileiro.

Por GLOBOESPORTE.COM Cuiabá

Secretário diz que seca deve continuar castigando pernambucanos em 2013


Mais de 1 milhão de pessoas sofrem com os efeitos da estiagem no estado.

Em PE, quase 115 municípios decretaram situação de emergência.

Em Pernambuco, mais de 1 milhão e 184 mil pessoas sofrem os efeitos da estiagem. No estado, 80% dos açudes e barragens secaram e 115 municípios decretaram situação de emergência. No Nordeste, a seca castiga 9 milhões e 800 mil moradores. Os efeitos desta seca estão piores porque, no ano passado, também choveu abaixo da média. Já são dois anos seguidos de escassez. Os reservatórios já estavam com pouca água quando um novo período de seca começou.


De acordo com o secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, Almir Cirilo, a previsão é de que essa situação dramática se estenda por todo o ano que vem. "Em 2013, segundo prenúncios da meteorologia será igualmente crítico ao de 2012", afirmou. O período chuvoso deveria começar em dezembro, mas não há perspectiva de que chova o suficiente.

Nesta quinta (25), em uma reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Estiagem, o governador Eduardo Campos decidiu que enviará na sexta-feira (26) uma carta à presidente Dilma Rousseff. No documento, o governador pedirá mais rapidez nas ações emergenciais da Operação Seca, feita em parceria com governo federal. Entre elas, está o aumento do número de pessoas beneficiadas pela bolsa estiagem, que, atualmente, recebem cinco parcelas de R$ 80.

Está díficil encontrar água no Sertão e os animais estão morrendo. Também não há pasto e o sertanejo precisa improvisar a alimentação do gado. A busca por comida é cada vez mais difícil: o pasto não brotou e a terra seca está coberta de pedra. Os animais estão se alimentando do facheiro, que é um tipo de cacto cheio de espinhos. Esse é um sinal de que a seca está mesmo grave. O gado, as cabras e os bodes comem a casca da planta até restar apenas o tronco duro, de madeira.

Em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, o pequeno pecuarista Pedro Raimundo de Assis se preocupa com a qualidade da água dos poços subterrâneos. Ele tem uma cacimba cheia, mas as vacas estão morrendo de sede. "A água é salgada e meio amarga. Elas ficam com uma diarreia e aí vão se acabando. Isso aí a gente tem que tratar pra elas se recuperarem", lamenta. Uma solução é misturar essa água, que é cheia de magnésio, à água doce, mas está cada vez mais difícil encontrar.

Os três pequenos açudes do sítio estão totalmente secos. O curral se transformou num cemitério de animais e há carcaças espalhadas por todo lado. Do rebanho de 70 cabeças de gado, cerca de 30 morreram de sede e de fome.

Do G1 PE.

Detran-PE visita cidades do interior para aplicar prova prática para CNH


Até final do mês, servidores vão a Petrolina, Garanhuns e Palmares.
Comissões enviadas ao interior contam com cerca de dez funcionários.

As Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) das cidades de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, Garanhuns, no Agreste do estado, e de Palmares, na Zona da Mata Sul, recebem nesta semana comissões do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) para realização de provas práticas para retirada da Carteira Nacional de Habilitação.

As comissões são formadas por cerca de dez servidores, nomeados pela Direteoria de Operações, que aplicam os exames de baliza, garagem, rampa, entre outros necessários para a retirada da CNH. Em Petrolina, a visita vai deste domingo (28) até a terça (30); em Garanhuns, neste domingo e na segunda (29); enquanto em Palmares ficam na segunda e na terça.

Nas cidades de Carpina, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Timbaúba e Limoeiro, os testes já são realizados de segunda a quinta-feira, no horário da manhã, por funcionários da Ciretran do município. Outras informações podem ser obtidas no site do Detran-PE.
  
Do G1 PE.

domingo, 28 de outubro de 2012

Santa Cruz perde do Águia e se despede da Série C sem vencer fora de casa

Águia Marabá pára o Santa Cruz na série C.

Em Marabá, Tricolor sofreu derrota por 1 a 0 e freou série de conquistas.

O VOO DA ÁGUIA...

Time coral foi pressionado pelo adversário na maior parte do duelo em MarabáOs dois anos de renascimento e glória se encerraram de forma melancólica para o Santa Cruz. Após o bicampeonato estadual e a saída da Série D, o ciclo de triunfos cessou neste domingo, com uma precoce e vexatória eliminação da Série C. Os tricolores torciam para o inesperado, para a quebra de dois tabus: a primeira vitória fora de casa e o segundo triunfo consecutivo. Não deu. Pressionado durante o jogo quase inteiro, o Tricolor perdeu para o Águia, em Marabá, por 1 a 0, com gol de Wando. Da quarta, caiu para a sexta colocação. Desta vez, nem a sorte ajudou os corais, pois o Icasa (classificado em 4º) venceu o Paysandu (3º), enquanto o Treze (5º) derrotou o Luverdense (2º). 


Time coral foi pressionado pelo adversário na maior parte do duelo em Marabá.


O jogo começou antes mesmo do apito inicial. Um duelo extracampo, de interesses, de ver a bola rolar em outros confrontos da rodada para jogar com a tabela de classificação debaixo do braço. Teve queda de energia em Salgueiro, atletas de Santa Cruz e Águia se aquecendo às 17h, quando a partida já deveria ter começado. Com mais de dez minutos de atraso, deu-se início a um confronto de fraca qualidade técnica, muita marcação e correria. Logo aos dez segundos de jogo, o Tricolor desperdiçou uma grande oportunidade. Dênis Marques recebeu passe de Renatinho e chutou de canhota, para a defesa de Marcelo Cruz. Foi só.

Daí para frente, sucedeu-se a pressão do Águia. A par dos atalhos do maculado gramado do estádio Zinho de Oliveira, o time apostou em jogadas aéreas. Criou perigo, com Mocajuba. Aos 22, Wando perdeu uma chance clara. Isolou a bola, da risca da pequena área. Pouco depois, Flamel protagonizou um lance de raro lampejo de habilidade. Aplicou uma “caneta” em Chicão e exigiu grande defesa de Tiago Cardoso. O “paredão coral” salvou a equipe em diversas ocasiões. Antes do fim do primeiro tempo, o Santa Cruz teve outra chance. De bicicleta, por pouco Flávio Caça-Rato não marcou um golaço.
ULISSES POMPEU/FUTURA PRESS
Dênis Marques teve atuação apagada
Segundo tempo
 
Assim como a primeira etapa, o segundo tempo só recomeçou quando a bola rolou nos outros confrontos. O Santa Cruz parecia muito preocupado com o placar de Icasa x Paysandu, mas não conseguia cumprir o próprio dever. Quando foi avisado do gol da equipe de Juazeiro do Norte, o técnico Zé Teodoro disparou palavrões e fez  substituições “desesperadas”. Colocou três atacantes em campo.

O jogo seguiu truncado, com poucas chances de gol e muitos chutões. O golpe veio aos 30 minutos. Em uma jogada rápida pela esquerda, Flamel cruzou, Wando, em velocidade, arrematou para o fundo das redes: 1 a 0. A partir de então, bateu o desespero. Sem forças, o Santa Cruz não reagiu. Eliminação justa, haja vista a campanha totalmente irregular dentro e, principalmente, fora de casa. "Eu fico envergonhado. Peço desculpas ao torcedor", resumiu o sentimento dos tricolores, o meia Luciano Henrique.

FICHA TÉCNICA

Águia
Marcelo Cruz; Léo Rosa, Roberto, Carlão e Mocajuba; Analdo (Marquinhos Marabá), Diogo, Daniel e Flamel (Bernardo); Wando e Danilo Galvão (Perí). Técnico: João Galvão

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Marcos Pimentel, Vágner, Édson Borges e Tiago Costa (; Chicão, Memo, Luciano Henrique (Weslley) e Renatinho; Flávio Caça-Rato (Branquinho) e Dênis Marques. Técnico: Zé Teodoro

Local: Estádio Zinho de Oliveira (Marabá). Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP). Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Carlos Nogueira Júnior (SP). Gol: Wando (A). Cartões amarelos: Mocajuba, Wando (A); Vágner, Marcos Pimentel (S). Público: 1.383. Renda: 14.240,00
Rodolfo Bourbon - Diario de Pernambuco.

Chã Grande, o 26º campeão profissional em Pernambuco


Mais um campeão para a galeria do futebol pernambucano…

O Chã Grande Futebol tornou-se o 26º time a erguer um troféu no estado.

Mesmo jogando fora de casa, a Raposa da Mata Sul festejou o título da segunda divisão, após empatar em 1 x 1 com o Pesqueira, no estádio Joaquim de Brito, lotado.

Além dos sete campeões pernambucanos, desde 1915, outros 19 clubes já tiveram o gostinho de comemorar uma taça em competições oficiais organizadas pela FPF.



Abaixo, confira a relação com os 26 campeões e a quantidade de taças por torneio.

Na lista levantada pelo blog, a extinta terceira divisão local, realizada entre 2000 e 2002, não foi levada em consideração porque era completamente amadora. Somente após o título da competição o clube era convidado pela federação a se profissionalizar…

Final da Série A2 à parte, os dois clubes irão integrar a elite local na próxima temporada.

1ª divisão e Copa Pernambuco: Sport (39-3), Santa Cruz (26-3) e Náutico (21-1)

1ª divisão: América (6), Torre (3), Tramways (2) e Flamengo do Recife (1)

2ª divisão, Copa Pernambuco e Taça do Interior: Central (1-1-1) e Salgueiro (1-1-1)

2ª divisão e Copa Pernambuco: Vitória (1-2), Porto (1-1) e Ypiranga (1-1)

2ª divisão: Vera Cruz (2-0), Petrolina (2-0), Maguari (1), Sete de Setembro (1), Flamengo de Arcoverde (1), Ferroviário (1), Unibol (1), AGA (1), Itacuruba (1), Estudantes (1), Serra Talhada (1) e Chã Grande (1)

Copa Pernambuco: Recife (4)

Taça do Interior : Araripina (1)

Por Cássio Zírpoli - Blog de Esportes - DP.

Menor é morto no Alto do Eucalipto

Segundo B.O., vítima devia a agiota e já tinha sofrido atentado.

Uma suposta dívida contraída por conta do tráfico de drogas será uma da linha de investigação da Polícia Civil para se chegar à autoria e à motivação do crime contra um jovem de 17 anos. O adolescente foi assassinado a tiros no final da noite deste sábado (27), enquanto bebia na escadaria que dá acesso ao seu apartamento, no conjunto residencial Dom Helder, localizado no Alto do Eucalipto, no Recife.

Segundo informações de testemunhas contidas no Boletim de Ocorrência (B.O)  o rapaz estava bebendo com a sua companheira. No instante em que a mulher foi até a residência deles, um elemento, que estava acompanhado de outro em uma motocicleta, subiu de capacete e desferiu os disparos contra o adolescente. 

Ainda segundo informações, que constam no B.O, a vítima estava devendo a um agiota e já havia sofrido um atentado alguns dias atrás no mesmo local.

ANDERSON BANDEIRA, da Folha de Pernambuco

Eduardo Campos promoveu inaugurações em Caruaru na sexta

O governador participará também da entrega dos cartões do programa Chapéu de Palha
Foto: Divulgação

O governador Eduardo Campos visitou Caruaru, no Agreste de Pernambuco na última sexta-feira (25) para participar de inaugurações e da entrega dos cartões do programa Chapéu de Palha.

A agenda do governador começou às 8h30 com a inauguração dos sistemas de abastecimento d'água das comunidades do Rafael, Contendas e do Assentamento Normandia, localizadas na zona rural de Caruaru, que vai beneficiar 5.400 moradores. As obras do sistema custaram R$ 7 milhões O projeto de abastecimento da Zona Rural de Caruaru também inclui a melhoria da adutora de Tabocas e a construção de uma estação de tratamento de água exclusiva para atender às localidades beneficiadas. Além dos distritos inaugurados, também serão contempladas outros oito distritos: Malhada de Barreiras Queimadas, Cachoeira Seca, Jacaré Grande, Juá, Juriti, Lajes, Peladas e Riacho Doce, beneficiando, ao todo, cerca de 15.000 mil pessoas.

Em seguida, às 9h30, Eduardo Campos anunciou a inauguração da Academia das Cidades e da Casa da Juventude da Fazenda Normandia. A Academia foi orçada em R$ 307 mil e possui aproximadamente quatro mil metros quadrados. Além dos moradores da fazenda, o equipamento atenderá a comunidade vizinha de Contentas, também na Zona Rural, que hoje possui mais de 1.200 pessoas.

Às 11h, o governador participou da entrega de cartões do Chapéu de Palha Estiagem e de computadores da Operação Seca no Agreste no Colégio Municipal Álvaro Lins, no bairro Maurício de Nassau. No Agreste (Central, Meridional e Setentrional), 37 mil famílias, em 49 municípios, receberão os cartões do Chapéu de Palha Estiagem. Os beneficiários vão poder sacar R$ 280 nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF), em quatro parcelas de R$ 70. O primeiro pagamento será realizado a partir do dia 30 de outubro e as outras três parcelas restantes deverão ser retiradas de acordo com o calendário de pagamento do Bolsa Família.

Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Meia Weslley no Central em 2013?

Jogador (à dir) é especulado na Patativa para o ano que vem. Foto: Guga Matos/JC Imagem
 
Nos bastidores circula a informação de que o meia Weslley, atualmente no Santa Cruz, estaria fechando com o Central para o ano de 2013. O jogador seria visto como uma peça de peso para a disputa do estadual do ano que vem.  A especulação é forte pelo lado de Caruaru.

A diretoria do Santa Cruz desconversa. Presente no treino do Tricolor no Ademir Cunha, na última quinta-feira (25), o diretor de futebol Constantino Júnior foi vago nas declarações sobre essa possível negociação. "Weslley tem contrato com o Santa Cruz. Não sei de nada.", afirmou.

Constantino tem a sua razão. Falar de transferência de jogador com equipe ainda decidindo a classificação para a próxima fase da Série C poderia mudar o foco do time.

O Blog tentou entrar em contato com a direção da Patativa para confirmar a informação. No entanto, não obteve sucesso.

Blog do Torcedor - JC Esportes.

Apagão causa transtornos em alguns hospitais de Caruaru


Em Caruaru, Agreste do estado, alguns hospitais tiveram o atendimento prejudicado.

Para milhões de brasileiros, a noite de ontem foi muito parecida com um pesadelo. A queda no fornecimento de energia elétrica que durou várias horas atingiu todos os estados do Nordeste, e parte das regiões Norte, Centro-oeste e Sudeste. Uma escuridão que causou muita preocupação.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru, durante o apagão a Casa de Saúde Bom Jesus e o Hospital do Coração mantiveram o funcionamento normal por meio de geradores. Já a policlínica do Salgado, a UPA do Vassoural e o Hospital Manoel Afonso, tiveram os serviços reduzidos em 30%, por falta de geradores.

A Secretaria disse ainda, que durante o apagão não havia paciente nas salas de estabilização e que em casos de necessidades maiores os pacientes estavam sendo encaminhados para a Casa de Saúde bom Jesus.

Apagão deixa 100% das cidades pernambucanas sem energia

Falta de luz começou no final da noite da quinta-feira (25). Chesf autorizou reestabelecimento a partir da 1h30 de sexta (26).

O apagão que atingiu todos os estados do Nordeste, além de parte do Pará, do Distrito Federal e do Tocantins, deixou 100% dos municípios pernambucanos sem energia, de acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A falta de energia começou no final da noite da quinta-feira (25), por volta das 11h15. Em alguns locais, a luz só foi reestabelecida quatro horas depois.

De acordo com nota oficial divulgada pela Celpe, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) autorizou a recomposição gradativa das cargas a partir da 1h29 da sexta-feira (26) em Pernambuco. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional, ainda não informou as causas do apagão.

Brasil


O apagão atingiu os estados do Maranhão, Paraíba, Bahia, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal.

O ONS confirmou a falta de energia na região a partir da 0h14 de sexta, porém, não sabe dizer ainda a causa do desligamento das linhas de transmissão.


Esta é a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na Região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.

 
Da redação Maisab.GLOBO.COM.BR

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Chã Grande e Pesqueira estão na Série A1 do Pernambucano 2013

Chã Grande na elite do Pernambucano 2013

O Agreste e a Zona da Mata de Pernambuco garantiram as duas vagas para a Série A1 do Campeonato Pernambucano de 2013. Pesqueira, o agrestino; e Chã Grande, confirmaram acesso à elite do futebol estadual ao vencerem, respectivamente, Olinda e Cabense, na noite desta quarta-feira (24). O placar nos dois jogos foi o mesmo: 1x0. Agora, os dois vão decidir quem será o campeão.

Técnico Reginaldo Sousa - acreditou no seu projeto inédito

No estádio Ewerson Simões, em Chã Grande, o time da casa precisou apenas de um gol de Tiago Lima para comemorar o acesso. O placar foi o mesmo imposto pelo Olinda na primeira partida. Como tinha melhor campanha, o Chã Grande levou a melhor. Nem mesmo a falta de luz no fim do jogo atrapalhou a conquista.

O Pesqueira não poderia ter outro resultado que não fosse a vitória, pois no primeiro jogo, em casa, ficou no 0x0. Com o gol de Neto Bala, garantiu o acesso. A partida foi disputada no Gileno de Carli.

Blog do Torcedor - JC Esportes.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

MPPE vai visitar obras paralisadas da BR-104


Imagens: TV Asa Branca
 
Ao todo são 51 quilômetros de obra. A duplicação começou em 2008 e deveria ter sido concluída em três anos. Quem trafega pela rodovia, sofre com a demora.

A obra da BR-104, em Caruaru, que vai até o distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte, está parada há 4 meses. O que está prejudicando muita gente, inclusive a cidade de Caruaru. Por isso, o Ministério Público de Pernambuco entrou no caso e visitas vão ser feitas, para que alguma medida seja tomada.


Atualmente, a paralisação deixa o trânsito lento e engarrafado. Consequência dos desvios e trechos interditados da BR, no perímetro urbano de Caruaru. Ao todo são 51 quilômetros de obra. A duplicação começou em 2008 e deveria ter sido concluída em três anos. Quem trafega pela rodovia, sofre com a demora. “É difícil para quem vive em Caruaru. Porque, na cidade, o trânsito já é muito difícil e, com uma obra dessa parada, todos são prejudicados”, reclamou um motorista.


A obra está parada desde junho. Atualmente, não tem nenhum operário sequer para fazer a manutenção, caso algo venha a ser danificado. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), não há nem previsão de quando os trabalhos serão retomados.


O Ministério Público de Pernambuco já fez diversas audiências para ver se as obras recomeçam. Na semana passada, houve mais uma vez. Mas quase nada foi resolvido. A promotora Gilka Miranda criticou os responsáveis pela duplicação.

“Falta compromisso. Vemos que a obra começou em 2008 e já estamos em 2012. A previsão era para durar de dois a três anos. Já está entrando em cinco anos. Por isso, vamos visitar a rodovia e depois vamos tomar uma medida judicial para que possa ser dada liminar”, disse.

Ainda segundo a promotora, as visitas serão feitas amanhã, pela manhã e a noite. Só depois disso, poderão ser dados mais detalhes sobre as obras da BR-104.

Médicos do HRA fazem assembleia em Caruaru para decidir sobre estado de greve


Os médicos que trabalham no Hospital Regional do Agreste, em Caruaru vão se reunir na noite desta terça-feira (23) para decidir se anunciam estado de greve.

Segundo o Sindicato dos Médicos, a decisão da assembleia foi tomada após a realização de denúncias de alguns problemas no HRA, entre eles a falta de cirurgiões gerais. O problema estaria acontecendo há alguns meses e o Sindicato teria alertado a direção sobre a restrição dos atendimentos e fechamento de alguns plantões na época. Os médicos se reunirão a noite para decidir sobre o possível indicativo de estado de greve.

A reunião será na sede da Sociedade de Medicina de Pernambuco, às 20h.

Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru

Ministério Público investiga municipios do estado sobre serviços públicos


Sobe para cinco o número de municípios investigados pelo Ministério Público de Pernambuco para averiguar a descontinuidade de serviços públicos e exoneração em bloco de funcionários, depois das eleições.A prefeitura de Belo Jardim, no Agreste pernambucano, também começou a ser investigada. Os casos estão sendo analisados pelo promotor Marcelo Tebet, que vai avaliar se há descontinuidade de serviços públicos com essas demissões.

Ele vai enviar nesta quarta-feira (24), uma notificação ao prefeito da cidade para que informe se há exonerações, a quantidade e quais áreas da gestão estão sendo afetadas. Os desligamentos atingiriam servidores com contratos temporários ainda em vigor e ocupantes de cargos comissionados vinculados às secretarias de educação, saúde e serviços públicos.

Em Lajedo, Pesqueira, Bezerros e Agrestina, os promotores já avaliam denúncias desse tipo, que incluem desabastecimento de hospitais e postos de saúde e demissão de professores, mesmo com o ano letivo pendente.

Com informações da Rádio Jornal

Cidades da Zona da Mata decretam estado de calamidade em função da seca


Desde o início do ano, a zona da mata sofre com chuvas abaixo da média, afetando as atividades canavieiras da região. Os Fornecedores da Cana de Pernambuco estimam que o prejuízo já tenha sido de 700 milhões de reais pela falta das chuvas, com perdas de 28 a 30% da produção.

A Defesa Civil nacional já reconheceu a situação de emergência em várias cidades, entre elas  Macaparana, Itambé, Vicência, Nazaré da Mata, Buenos Aires, Carpina e Paudalho, em função da seca que vem assolando à região.

Na próxima semana as cidades de Camutanga, Aliança, Ferreiros, São Vicente Férrer e Timbaúba, também irão decretar estado de calamidade.

Para complementar a renda de agricultores atingidos pelos efeitos da estiagem em Paudalho está acontecendo por todo o dia de hoje a entrega dos cartões do programa "Chapéu de Palha Estiagem". O benefício total será de R$ 280,00, divididos em 4 parcelas mensais de R$ 70,00, que será liberado entre 30 de outubro e final de fevereiro de 2013.

Com informações da Rádio Jornal.

Doméstica coloca crédito em dois celulares, não paga e acaba presa


 Imagem ilustrativa da Internet



A doméstica Maria José da Conceição de 39 anos entrou em uma loja comercial no bairro da Cohab II, na cidade de Garanhuns e pediu para fazer recarga em suas duas linhas telefônicas das operadoras OI e Vivo. 


No total, foram efetuados R$ 4.600 em créditos. Depois de fazer o pedido, ela afirmou que não tinha dinheiro para pagar a conta. 

Os donos do estabelecimento comercial ligaram para a polícia e ela foi encaminhada à delegacia de polícia de Garanhuns para as medidas cabíveis. Xom informações da Rádio Jornal Garanhuns.

Com informações da Rádio Jornal Garanhuns.

Implosão destrói casas de Conjunto Habitacional em Caruaru

Imagem: TV Jornal
 
Uma implosão destruiu o telhado de várias casas de um Conjunto Habitacional recém-construído no bairro  Cidade Alta, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. As pedras que voaram durante a implosão caíram por cima dos telhados das casas, mas ninguém foi ferido. Os moradores do local ficaram revoltados. A empresa responsável pelas obras informou que irá arcar com os prejuízos financeiros.

Homem é encontrado morto no bairro do Salgado em Caruaru


Um corpo já em estado de decomposição foi encontrado na manhã desta terça-feira (23) em Caruaru, Agreste de Pernambuco.

De acordo com informações da Polícia Militar, o corpo de um homem, que não teve seu nome divulgado, estava dentro da casa de nº197, na rua Jornalista Nestor Moreira, no Salgado. Ao chegar na residência da vítima encontraram a porta  arrombada, mas há suspeita de que os vizinhos tenham feito isso à procura do morador.

Devido ao avançado estado de decomposição a polícia não soube afirmar qual o motivo da morte da vítima. A polícia permanece no local a espera dos peritos do Instituto de Criminalística.
  
Polícia de Panelas encontra corpo de adolescente na zona rural do município

Um adolescente foi morto nessa segunda-feira (22), na zona rural de Panelas, no Agreste de Pernambuco.

Segundo informações da polícia, o corpo de Elias Barbosa dos Santos, 15 anos, foi encontrado no Sítio Baixa Verde, na zona rural do município, com várias perfurações de faca peixeira na região do tórax. Ainda segundo a polícia o adolescente estaria no local bebendo com alguns amigos na noite anterior.

A polícia não tem informações sobre a autoria ou a motivação do crime. O corpo foi levado ao IML de Caruaru, também no Agreste.

 Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Horários de feiras de final de ano são modificados em Caruaru


Ficou definido, por votação, que no mês de novembro, as feiras começarão nas segundas- feiras, dias 05, 12, 19 e 26.

A Secretaria de Gestão de Serviços Públicos, Associação de Sulanqueiros, Sindicato dos Fornecedores de Bancos, Associação dos Artesões e Comerciantes da Feira, Sindicato do Comércio e Vendedores Ambulantes, participaram, na manhã da última sexta-feira (19), de uma reunião para definir sobre o funcionamento da Sulanca nos meses de novembro e dezembro.



Ficou definido, por votação, que no mês de novembro, as feiras começarão nas segundas- feiras, dias 05, 12, 19 e 26. Já em dezembro, iniciarão nas segundas-feiras: 03, 10 e 17, porém nas duas ultimas semanas, que compreendem os dias 23 e 30, as feiras iniciarão aos domingos.

Outra questão foi em relação ao horário de acessos dos sulanqueiros aos seus pontos de comercialização. Em como um consenso definiram que nas feiras das segundas-feiras os feirantes terão acesso aos devidos pontos de comercialização a partir das16 horas. Nas feiras que acontecerão nos domingos o acesso será liberado a partir das 5 horas da manhã.



Durante os dois meses em que a movimentação na feira da Sulanca chega a dobrar em número de pessoas e vendas, a Secretaria de Gestão e Serviços Públicos vai reforçar a fiscalização no local, principalmente para evitar as invasões para comercialização nas ruas e calçadas, bem como o avanço de lojas com tabuleiros ou placas. As localidades que exigirão mais atenção são: a avenida Lourival José da Silva e as ruas Rui Limeira Rosal e Miguel de Sena. Esta foi uma das principais solicitações dos sulanqueiros e demais componentes da reunião.

Da Redação do Portal +AB

Seis pessoas morreram em acidentes envolvendo motos nesse fim de semana no interior

A imprudência foi a principal causa dos acidentes
Foto: Reprodução TV Jornal 
 

Cinco acidentes envolvendo moto aconteceram durante o fim de semana nas estradas que cortam o interior de Pernambuco. Seis pessoas morreram e uma ficou ferida nas colisões.

O primeiro acidente foi na tarde do último sábado (20) em Ouricurí, no Sertão do Estado. Dois homens morreram após uma moto bater em um caminhão.  Segundo a PRF, os agricultores, Josivan Antônio da Silva, 25 anos, Marcelo Soares Mendes dos Santos, 26 anos, estavam numa moto seguindo em direção ao Sítio Cachoeirinha, por volta das 14h, até que colidiram de frente com um caminhão. O motorista do caminhão fugiu e os dois passageiros da moto morreram no local.

O segundo acidente aconteceu por volta das 20h do sábado em Sairé, no Agreste. Segundo informações da polícia, Edvan Bezerra da Silva, 36 anos, conduzia uma moto, quando entrou na contramão da PE 103, 

próximo ao Castelo Pergentino e acabou batendo de frente com um veículo Fiesta de cor prata e placa HER 8612. Ainda segundo a polícia, o condutor da moto estaria alcoolizado. Edvan morreu no local. O condutor do Fiesta, que não teve o nome divulgado, prestou esclarecimentos na delegacia e foi liberado.

O terceiro acidente foi em Belo Jardim, também no Agreste, na madrugada do sábado. De acordo com a Polícia Militar, José Ferreira Alves, 51 anos, estava em uma moto com o adolescente de 14 anos, quando no KM 187 da BR-232 colidiu frontalmente com um carro modelo Fiat Uno. O motorista do carro fugiu sem prestar socorro as vítimas e ainda não foi identificado. José Ferreira foi socorrido pelo Corpo de bombeiros de Belo Jardim, mas o jovem de 14 anos não resistiu aos graves ferimentos e morreu no acostamento.

O quarto acidente foi na madrugada desse sábado em Santa Cruz do Capibaribe, ainda no Agreste. De acordo com informações da Polícia Militar, o aconteceu acidente na PE 160 em frente a Fazenda Taquari. A vitima, José Paulo Alves da Silva, 25 anos, estava caída na referida PE 160 e a moto um pouco mais a frente. José Paulo morreu no local, o corpo de José Paulo foi levado para o IML de Caruaru.

O último acidente foi em Ipubí, no Sertão do Estado na noite desse domingo (21). Segundo policiais militares, Antônio Nilton de Araújo caiu da moto depois de perder o controle da motocicleta que pilotava. Ele morreu no local.

Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru

Van com pernambucanos se envolve em acidente com seis mortos em AL

Imagem: Reprodução/ Rede Globo
Evangélicos pernambucanos voltavam de um retiro espiritual. Seis integrantes de um carro morreram.
Uma van que seguia de uma cidade em Alagoas para Surubim, no Agreste de Pernambuco, bateu de frente com um carro na BR-104, na zona rural do município de Branquinha, Zona da Mata alagoana. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na van estavam treze evangélicos pernambucanos que foram participar de um retiro espiritual.

Ao todo, dez ficaram feridos – eles receberam os primeiros socorros ainda no local do acidente e foram levados para o Hospital Dagoberto Uchôa Lopes de Omena, na cidade de Murici, e não correm risco de morte. Os seis passageiros do carro morreram na hora. Os corpos foram levados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Alagoas.

Da Redação do Portal +AB
Do G1 PE.

Dois morrem em colisão entre carro e caminhonete em Caruaru

Imagem TV Asa Branca

Acidente foi na BR-104 e deixou outras quatro pessoas feridas.
Motorista da caminhonete teria tentado fazer retorno em local irregular.

Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas em um acidente na rodovia BR-104, em Caruaru, no Agreste pernambucano, na noite de domingo (21). Uma caminhonete do modelo GM S10 teria provocado o acidente, ao fazer um retorno em um local proibido, de acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O motorista de um carro, um Fiat Uno, não conseguiu evitar a colisão ao avistar a caminhonete. O motorista e mais um  passageiro do veículo, que seguia o fluxo correto da rodovia, morreram na hora.

Outros três passageiros do carro e o condutor da caminhonete foram socorridos para o Hospital Regional de Agreste (HRA). Uma criança de 12 anos teve uma fratura do fêmur.

Do G1 PE

Computadores vão monitorar ações da Operação Seca em Pernambuco

 

Aparelhos vão para Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Atualmente, 121 municípios estão em situação de emergência no estado.

Cento e oitenta computadores serão entregues pelo governo estadual a Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) em Pernambuco, na quarta-feira (24), dentro da Operação Seca, coordenada pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. Os aparelhos vão ajudar no monitoramento de ações, como o fornecimento emergencial de água por meio de carros-pipa equipados com GPS. O investimento foi de R$ 397.539 mil.


O estado vive uma das piores secas dos últimos 30 anos, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). De acordo com o mais recente comunicado da Secretaria da Casa Militar, emitido no dia 11 de outubro, o número de municípios em situação de emergência no estado passou para 121 com a inclusão de Macaparana, na Mata Norte. O Governo Federal já reconheceu 115. O total de pessoas afetadas é 1.184.824.

Cidades do Agreste e Sertão são as mais atingindas pela longa estiagem. Por isso, a maior parte dos computadores, 122, irá para a região semiárida de Pernambuco. Além de reforçar o monitoramento, os aparelhos vão servir como canal de comunicação da população com os conselhos. O número 0800 281 2090 é outro meio de contato. A meta é impedir irregularidades na execução da Operação Seca.

Pe 360 graus - GLOBO.COM

domingo, 21 de outubro de 2012

Demitidos da Prefeitura de São Joaquim do Monte fazem protesto

Cerca de 300 pessoas participam na tarde de sexta-feira (19) de um protesto contra as demissões de alguns contratados da Prefeitura de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco. O protesto foi realizado em frente ao Hospital Municipal Presidente Castelo Branco.

As demissões teriam sido feitas na quinta-feira (18), 40 contratados de diversas áreas ficaram sem emprego, entre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas do Samu, parteiras e professores. Alguns servidores reclamam que receberam a notícia do afastamento por telefone. A justificativa dada aos demitidos seria que a prefeitura precisaria se ajustar a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os participantes do protesto denunciam também a precariedade do Hospital Municipal que atualmente só funciona com a emergência e conta com um médico, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem.

Após saírem da frente do hospital municipal,onde o protesto era realizado, as pessoas que participaram da ação seguiram para o Ministério Público onde foi feita uma denúncia mostrando a situação do hospital e sobre as demissões de alguns contratados. Representantes da prefeitura foram procurados, mas até a tarde da sexta-feira, ninguém se pronunciou.

Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru