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segunda-feira, 10 de novembro de 2014

No Recife, tema da redação surpreende e divide opiniões.

Amigos discordam sobre o nível de dificuldade do tema, mas todos dizem ter se surpreendido (Foto: Anna Tiago/G1).

Candidatos tiveram que dissertar sobre a publicidade infantil.
Estudante acha que textos de apoio não ajudaram a esclarecer o tema.

O tema da redação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (9) surpreendeu muitos candidatos no Recife. O assunto “Publicidade infantil em questão no Brasil” dividiu opiniões. O estudante Gustavo Queiroz, de 17 anos, foi um dos primeiros a deixar o prédio da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na área central da capital. Ele esperava outro tema, mas não se decepcionou. “Gostei bastante, escrevi bem, mas demorei fazendo o rascunho”, diz.

Jaciele Ferreira, 17, tenta uma vaga no curso de direito e também aprovou a redação. “Gostei do tema, apesar de pensar que seria sobre drogas. Só achei que o espaço no rascunho era pouco, pois tinha que ser dividido para a redação e para a prova de matemática”, afirma.

Iza Torres, 22, e Ivete Fernandes, 48, fizeram prova na mesma sala e ambas concordaram que o tema foi totalmente inesperado. “A redação foi mais ou menos, não era o que eu esperava. Pensava que seria algo sobre o lixo, por causa das polêmicas que vêm acontecendo. Fiquei muito surpresa”, declara Iza.
Iza Torres e Ivete Fernandes fizeram a prova na mesma sala e concordam que o tema foi inesperado (Foto: Anna Tiago/G1) 
Iza Torres e Ivete Fernandes fizeram a prova na mesma sala e concordam que o tema foi inesperado (Foto: Anna Tiago/G1)
 
Um grupo de quatro amigos discutia o tema após sair do local de prova. “Pensava que ia ser mais difícil, o tema foi razoável e achei a prova de ontem mais fácil, porque não teve matemática”, alega Darlan de Lima.

Para Gustavo Lima, os textos de apoio não ajudaram para entender o tema. “Os três textos falavam de questões mundiais e o tema era sobre o Brasil. Achei a redação deste ano bem pior que a do ano passado”, ressalta. O amigo Helmiton Júnior também reclama. “Não gostei, o tema não tinha nada a ver com o que a gente esperava”, reclama. O único qe discordou sobre a dificuldade do tema foi Breno Luiz Ferreira, que, com 14 anos, fez a prova por experiência. “Achei que não foi esse bicho de sete cabeças. Foi inesperado, mas achei legal e eu sabia falar sobre isso”, garante.

COMO FUNCIONA A CORREÇÃO

Um bom texto para ganhar nota 1.000 deve cumprir bem cinco competências exigidas pelo Enem. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos.

Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
 
A redação será corrigida por duas pessoas de forma independente. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das cinco competências.

Se houver discrepância entre as notas dos dois corretores por mais de 100 pontos, ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 pontos, a redação vai para um terceiro corretor.

Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores, ou caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final do será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem.

Se a nota do terceiro corretor tiver diferença equidistante das notas dos outros dois corretores, ou se for completamente diferente, a redação será avaliada por uma banca de três avaliadores que dará a nota definitiva.

Sobre o exame

A edição de 2014 do Enem termina neste domingo (9) com uma maratona de até cinco horas de duração e três provas. Mais de 8,7 milhões estão inscritos. Em Pernambuco, 432.981 estudantes se inscreveram no exame.

Neste domingo, o Enem teve provas de matemática, linguagens e códigos, com 45 questões cada, e uma redação. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até a próxima quarta-feira (12). Já o resultado individual deverá ser divulgado em janeiro de 2015.

O G1 traz a cobertura completa do Enem 2014 em todo o Brasil. A partir das 18h no sábado e das 19h no domingo (horário de Brasília), os estúdios de São Paulo, do Rio e do Recife darão início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Curso e Colégio de A a Z, do Rio, e do Projeto Educação, da Globo Nordeste, no Recife, e estudantes que fizeram o Enem.

Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem. Candidatos que fizeram a prova poderão participar do programa enviando perguntas e comentários pela página da cobertura completa do Enem no G1.

Do G1 PE

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