CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

domingo, 28 de setembro de 2014

Hospitais Filantrópicos do interior deixaram de atender pelo SUS.



Metade dos Hospitais Filantrópicos de Pernambuco suspenderam na última quinta-feira (25) os atendimentos eletivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O protesto foi para chamar a atenção do Governo Federal para a necessidade de atualizar a tabela de repasses do SUS. Cinco hospitais que funcionam no interior também encerraram o atendimento.

Na última quinta-feira(25) vários Hospitais Filantrópicos de Pernambuco iniciaram um movimento que durou apenas um dia. Foi uma greve de advertência  para chamar a atenção das autoridades governamentais para a atualização do repasse do convênio com o Sistema Único de Saúde  – SUS.

No Hospital Jesus Pequenino uma faixa indicava um dia de protestos. Os funcionários também trabalharam naquela data de camisas pretas uma iniciativa solidária ao movimento paredista. O objetivo foi de mostrar ao Governo Federal que os Hospitais Filantrópicos estão pedindo socorro.

Pelo menos 12 deles no estado resolveram suspender naquela data a marcação de consultas pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Movimento para chamar a atenção do Governo Federal sobre o repasse insuficiente.

Hospitais Filantrópicos são aqueles que tem uma parceria público-privada. Eles  não pertencem a nenhuma rede de Saúde, mas pelo menos 60 por cento dos leitos precisam ser destinados ao SUS. Todos os meses, eles recebem o repasse financeiro do Governo Federal. O problema, segundo eles, é que há anos, a tabela com os valores do repasse, não é atualizada.

Para que a população fique inteirada do assunto. Vamos tomar como exemplo o valor de um parto. O custo para o Hospital é de pelo menos um mil reais e o valor repassado pelo Governo é de 530 reais. A diferença de 470 reais precisa ser assumida pelo Hospital, obrigando o mesmo a recorrer a financiamentos – fato que está causando endividamento em muitos deles. 

Além do Hospital Jesus Pequenino, em Bezerros, aderiram ao protesto também o Hospital Palmira Sales em Garanhuns – uma importante unidade hospitalar do Agreste Meridional, o Hospital Santa Rosa em Palmares, o Hospital Santa Maria em Araripina, O Hospital Armindo Moura em Moreno e outros seis na Região Metropolitana.


Núcleo SJCC/Caruaru Do NE10 Interior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário