CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Candidatos em Caruaru acham de fácil abordagem tema da redação do Enem.

Mãe e filha fizeram as provas do Enem no mesmo local, em Caruaru (Foto: Kamylla Lima/ G1).

Tema foi: 'A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira'.

Alguns estudantes ao G1 disseram que concluíram a redação em 30 minutos.

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi considerado de fácil desenvolvimento por alguns candidatos entrevistados pelo G1, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Neste domingo (25), os candidatos tiveram que abordar sobre "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

Para Daniel Berg dos Santos, de 44 anos, "os textos de apoio não tiveram importância". "Eu fiz pelo que já sabia. O machismo, hoje, é o que provoca muitas vezes a violência contra a mulher. Os homens perdem a cabeça e acabam agredindo as companheiras".

Já Kathyleen Barbosa, de 20 anos, alegou que fez a redação em pouco mais de 30 minutos. Segundo ela, a lei não é cumprida no Brasil e isso provoca impunidade por parte de quem agride. O estudante Douglas Matias da Silva, de 17 anos, considerou o tema acessível. Ele contou que ficou um pouco nervoso no início da prova, mas acredita que tenha se saído bem.


Mãe e filha fazem prova juntas
 
Aline Veríssimo, de 24 anos, e Edjane Veissimo, de 52 anos, realizaram as provas no mesmo bloco de uma faculdade do município. A filha estuda administração e a mãe, gastronomia. As duas afirmaram ao G1 que desejam obter um bom desempenho no Enem para ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni).

"Eu tentei o Enem há dois anos e consegui pontos suficientes para passar em gastronomia. Estou cursando, mas desejo entrar no Fies para continuar a graduação com mais tranquilidade no quesito financeiro", afirmou Edjane. A filha disse que pretende conquistar uma vaga pelo Prouni.

Primeiro dia

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi considerado tranquilo pelos candidatos entrevistados pelo G1 em Caruaru, Agreste pernambucano. Em um dos locais de prova, os candidatos saíram confiantes e afirmaram que as provas foram interpretativas.

G1 Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário