CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

domingo, 14 de abril de 2019

EU FIZ SUCESSO NA MINHA RUA ANTES MESMO DE ENTRAR NO RÁDIO

RÁDIO TELESPARK MEU GRANDE AMIGO.
IMAGEM DO GOOGLE.

DESCENDENTE DE UMA FAMÍLIA DE ORIGEM HUMILDE, MEU PAI SEVERINO BATISTA DE OLIVEIRA ERA UM GUARDA ARRECADADOR DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CARUARU, CURSOU APENAS A QUINTA SÉRIE PRIMÁRIA E MINHA MÃE IRENE DO NASCIMENTO OLIVEIRA, ERA DOMÉSTICA DO LAR, MAL SABIA DESENHAR O SEU NOME. MAS AMBOS TINHAM UMA PERSONALIDADE MUITO FORTE. PRINCIPALMENTE A MINHA MÃE. MEU PAI ERA MAS MALEÁVEL. DONA IRENE, ERA UMA PESSOA MUITO HUMANA E SENSÍVEL. ALÉM DE MUITO EMPREENDEDORA. TINHA CRIAÇÃO DE PORCOS NO QUINTAL DE CASA, PRA AJUDAR NAS DESPESAS DA FAMÍLIA. TAMBÉM EM TEMPOS ANTERIORES CHEGOU A TER ROÇADO NOS ARREDORES DA CIDADE.

O RÁDIO NASCEU EM MIM MUITO NOVINHO, NÃO LEMBRO O ANO, MAS ACREDITO QUE FOI ENTRE 1955 A 57. TUDO ACONTECEU DEPOIS DE UMA VISITA QUE A MINHA PROFESSORA DONA ROSILDA MACIEL EMPREENDEU JUNTAMENTE COM A TURMA DA MINHA CLASSE DO PRIMÁRIO DO COLÉGIO VICENTE MONTEIRO
ATÉ  A RÁDIO DIFUSORA DE CARUARU, RECÉM INAUGURADA - A COQUELUCHE DA CIDADE NA ÉPOCA.

NO MOMENTO FOMOS RECEBIDOS PELO LOCUTOR DO HORÁRIO MACDOWELL HOLANDA, QUE GENTILMENTE NOS APRESENTOU TODAS AS DEPENDÊNCIAS INTERNAS DA EMISSORA. SE A MEMÓRIA NÃO ME FALHA, A VISITA ACONTECEU POR VOLTA DAS 09/10 H DA MANHÃ E ELE APRESENTAVA O PROGRAMA "CALEIDOSCÓPIO" - UMA COLETÂNEA DE INFORMAÇÕES, ENTREMEADAS DOS SUCESSOS MUSICAIS DO MOMENTO.

FOI ALI, ENTÃO, QUE ME DESPERTOU E EM MIM NASCEU A VEIA DO RÁDIO. A PARTIR DALI, COMECEI A OBSERVAR DETALHES TÉCNICOS DA LOCUÇÃO, COMO: DICÇÃO, PRONÚNCIA DE ALGUMAS PALAVRAS, ENTONAÇÃO, ESTILO E POR FIM O COMPORTAMENTO DOS LOCUTORES NO MICROFONE. FIQUEI OBSECADO ...

LEMBRO -ME BEM, QUE APESAR DA POUCA INSTRUÇÃO MEU PAI TINHA POR HÁBITO, QUE O LEVOU POR TODA A VIDA, O COSTUME DE COMPRAR DIARIAMENTE O JORNAL DO COMÉRCIO OU DIÁRIO DE PERNAMBUCO E COM ISSO, EU TAMBÉM CRIEI - AINDA MENINO, O HÁBITO DE LER. GOSTAVA DE LER NOTÍCIAS ESPORTIVAS E TAMBÉM ERA VIDRADO NAS OUTRAS NOTÍCIAS NO SENTIDO DE ME ATUALIZAR. ADORAVA DE LER AS CRÔNICAS ONDE APRENDIA A TER DISCERNIMENTO E A CRIAR OPINIÃO PRÓPRIA SOBRE DETERMINADOS ASSUNTOS. ANTES DE IR PARA O DIOCESANO, EU ESTUDAVA À TARDE, ONDE FIZ O GINASIAL ATÉ A   3ª SÉRIE  - O PADRE SEBASTIÃO QUE ERA O DIRETOR, ACABOU O GINÁSIO NOTURNO E TODA CLASSE FOI OBRIGADA A SE TRANSFERIR PARA O COLÉGIO SETE DE SETEMBRO NO ÚLTIMO ANO. O PASTOR RUBEM DE LIMA BARROS - DIRETOR DAQUELE COLÉGIO, NOS ACOLHEU DE BRAÇOS ABERTOS E CRIOU UMA SEGUNDA CLASSE DE QUARTO ANO GINASIAL NO SETE COM A NOSSA PRESENÇA.

MAS EU FALAVA, ANTERIORMENTE, QUE ANTES DE IR PARA O DIOCESANO, NA ÉPOCA ESTUDAVA À TARDE, EU ESCUTAVA RELIGIOSAMENTE,  A "REVISTA DO ALMOÇO" QUE FOI UM PROGRAMA QUE AJUDOU A FORMAR A MINHA PERSONALIDADE JOVEM.  NELE, EU OUVIA  A "CRÔNICA DO MEIO DIA" DO JORNALISTA ARISTIDES VERAS, LIDA QUASE SEMPRE POR CLÓVIS GONÇALVES. ÀS 12,20 H TINHA O NOTICIÁRIO ESTUDANTIL, UM ECO DE AUDIÊNCIA, APRESENTADO TAMBÉM POR CLÓVIS GONÇALVES. LOGO EM SEGUIDA, ERA A VEZ DA CRÔNICA "POTOCA E PITUCA" COM RUBENS SOUSA E GIOVANNI MASTROIANNI. DAÍ ENTÃO EU CORRIA PARA IR PULAR O MURO DO DIOCESANO E JOGAR BOLA COM A TURMA ANTES DE COMEÇAR AS AULAS.

GOSTAVA MUITO DE OUVIR O "REPÓRTER ESSO" COM O NOTICIARISTA EDSON DE ALMEIDA, DIRETO DA CAPITAL PERNAMBUCANA. PELA MANHÃ EU ESCUTAVA "MANHÃ ESPORTIVA", PROGRAMA QUE TINHA A ASSINATURA DE LIEZID INTERAMINENSE E QUE TIVE A INCUMBÊNCIA  E A HONRA DE REDIGIR E APRESENTÁ-LO, TEMPOS DEPOIS QUANDO CHEGUEI NO RÁDIO.

FIZ E FUI REPROVADO POR DIVERSAS OPORTUNIDADES, "TESTES" PARA TRABALHAR NO RÁDIO, INCLUSIVE PARA APRESENTADOR DO "REPÓRTER ESSO", NO RÁDIO JORNAL, EM RECIFE. ATÉ QUE EM 1970, FINALMENTE FUI APROVADO NUM "TESTE" DA RÁDIO LIBERDADE DE CARUARU, JUNTAMENTE COM O COMPANHEIRO EDILSON COSTA, DE SAUDOSA MEMÓRIA. EX-ALUNO E COMPANHEIRO TAMBÉM DA MINHA CLASSE NO COLÉGIO DE DIOCESANO DE CARUARU E SOBRINHO DO FAMOSO COZINHEIRO OLÍMPIO QUE TAMBÉM ERA FUNCIONÁRIO DO DIOCESANO.

ANTES DISSO, PORÉM,  PRESTO À MINHAS HOMENAGENS A DR. HÉLIO FERREIRA - QUE FOI QUEM ME COLOCOU NO RÁDIO  EM 1969. DR. HÉLIO, ERA UM ENGENHEIRO CIVIL DO RECIFE QUE TAMBÉM GOSTAVA DE RÁDIO  E FAZIA, COMO HOBBY,  UM PROGRAMA DE SAUDADE, ÀS DEZ DA NOITE NA DIFUSORA.   E EU TRABALHAVA SOB O SEU COMANDO NA CONSTRUTORA CARVALHO HOSKEN, FIRMA RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO DO ATUAL PRÉDIO DO INSS , AQUI EM CARUARU. ESSE ESTÁGIO NA DIFUSORA DUROU SETE MESES. NA ÉPOCA A DIFUSORA HAVIA ADERIDO AO ESTILO DO RÁDIO, MUITO EM VOGA NAQUELE MOMENTO, QUE ERA UM ESTILO, "SUPER MUSICAL" - UMA TENDÊNCIA QUE NÃO FOI BEM SUCEDIDA, OS LOCUTORES SÓ ANUNCIAVAM EXCLUSIVAMENTE OS NOMES DA MÚSICA, DO CANTOR E DO COMPOSITOR.

E MUITO ANTES AINDA, EM 1968, EU INICIEI O MEU OFÍCIO NO RÁDIO, TRABALHANDO NA DIVULGADORA DE ANÚNCIOS "A VOZ DO PROGRESSO LTDA". QUE FUNCIONOU NA SALA 07 DO EDIFÍCIO DONA BEM VINDA, NO BECO DA ESTUDANTIL E QUE FOI CRIADA POR LOREGA E QUE NESSA ÉPOCA ESTAVA SENDO JÁ COMANDADA POR FRANCISCO AMARAL, UM HOMEM DE RÁDIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE. MEU TRABALHO NA DIVULGADORA QUE SÓ DUROU UM MÊS, POR QUE HOUVE UMA DIVERGÊNCIA ENTRE AMARAL E A SUA MULHER E ESSA APROVEITANDO UMA VIAGEM DO MESMO À CAMPINA GRANDE, RAINHA DA BORBOREMA, A MULHER RETIROU TODO O MATERIAL DO ESTÚDIO COM OS EQUIPAMENTOS E INCLUSIVE OS DISCOS E ACABOU ASSIM A HISTÓRIA MELANCÓLICA DA DIVULGADORA DE ANÚNCIOS A VOZ DO PROGRESSO LTDA. EU PARTICULARMENTE, CONSIDERO
ESSE CURTO PERÍODO DE TRINTA DIAS, COMO TENDO SIDO O MEU PONTA-PÉ INICIAL NA RADIOFONIA. NA DIVULGADORA A VOZ DO PROGRESSO, EU TIVE O PRAZER E A  OPORTUNIDADE DE CONHECER E TRABALHAR COM O COMPANHEIRO GIOVANNI ROSENDO
- UMA AMIZADE QUE SÓ CRESCEU DURANTE ANOS.

AGORA, NÃO POSSO ESQUECER TAMBÉM DE LEMBRAR E PRESTAR MINHA HOMENAGEM A UMA FIGURA QUE PRA IM FOI PRIMORDIAL POR ISSO TUDO ACONTECER. É O MEU TIO PELO LADO MATERNO, LUIZ DO NASCIMENTO - UM CAMINHONEIRO QUE VIAJAVA PELO BRASIL E NUMA DE SUAS ANDANÇAS, TEVE A SENSIBILIDADE DE TRAZER UM ELEMENTO INDISPENSÁVEL E FUNDAMENTAL PARA QUE EU PUDESSE APRIMORAR E DESENVOLVER A MINHA ARTE RADIOFÔNICA. ELE TROUXE UM APARELHO MICRO TRANSMISSOR. MEU PAI HAVIA COMPRADO UM POSSANTE RÁDIO TELESPARK DE SETE FAIXAS DE ONDAS. EU SINTONIZAVA O "APARELHO" NESSE RÁDIO, ELE FICAVA SINCRONIZADO E EU ME OUVIA COM O RÁDIO A TODA ALTURA. MEUS VIZINHOS TAMBÉM SINTONIZAVAM O APARELHO MICRO TRANSMISSOR NOS SEUS RÁDIOS E TAMBÉM ME OUVIAM. COM OS DOIS, EU PINTAVA E BORDAVA. O QUE NÃO FALTAVAM, ERAM ELOGIOS, AO MEU TRABALHO. E FOI ASSIM QUE COMEÇOU TUDO... FOI ASSIM QUE O RÁDIO ENTROU EM MIM... COM O TRANSMISSOR E O RÁDIO EU ME ESCUTAVA COM UM SOM ESPETACULAR. NESSA ÉPOCA, NÃO HAVIA GRAVADOR PORTÁTIL.

LEMBRO TAMBÉM QUE EU FAZIA SUCESSO NA MINHA RUA COM ESSE POSSANTE RÁDIO TELESPARK, OUVINDO A QUALQUER HORA DO DIA, EM ONDAS CURTAS, A RÁDIO  TUPY E TAMBÉM A RÁDIO GLOBO DO RIO. ERA UM SOM LOCAL EXTRAORDINÁRIO. EU DEITAVA E ROLAVA. EU ME AMOSTRAVA MESMO, COM O RÁDIO A TODA ALTURA. NOTICIÁRIOS E PROGRAMAS ESCUTAVA TUDO. EU FIZ SUCESSO, NA MINHA RUA E REDONDEZAS. EU ABAFAVA!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário