CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

quinta-feira, 4 de abril de 2019

FESTIVAL DE VIOLEIROS SERÁ A GRANDE ATRAÇÃO DESTE MÊS EM CARUARU


MINHA AMIGA WANDA CAVALCANTI, AMANTE DO REPENTE ME PEDIU PRA DIVULGAR UM GRANDE EVENTO DA CULTURA NORDESTINA COM A REALIZAÇÃO DO FESTIVAL DE VIOLEIROS REPENTISTAS QUE ACONTECERÁ NOS PRÓXIMOS DIAS AQUI EM CARUARU.

SERÁ O FESTIVAL DE VIOLEIROS QUE ACONTECERÁ NESTA CIDADE, NO PRÓXIMO DIA 14 DE ABRIL, A PARTIR DAS 15 H. NA  ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DAS COHABS I E II, LOCALIZADA NA AVENIDA CARUARU, NA COHAB II, NESTA CIDADE.

07 DUPLAS DE RENOMADOS POETAS CANTADORES IRÃO PARTICIPAR DO FESTIVAL DE VIOLEIROS QUE É UMA PROMOÇÃO EM HOMENAGEM AOS 50 ANOS DE CANTORIA DO POETA REPENTISTA RAIMUNDO CAETANO.

IRÃO PARTICIPAR DO EVENTO, AS SEGUINTES DUPLAS DE CANTADORES: JOÃO LOURENÇO X HIPÓLITO MOURA; IVANILDO VILA NOVA X ZÉ CARDOSO; ROGÉRIO MENEZES X BIU DIONÍSIO; EDVALDO ZURU X ZÉ CARLOS DO PAJEÚ; FELIPE PEREIRA X JOÃO LÍDIO; MIRO PEREIRA X DANIEL OLÍMPIO; E AUREMI CAETANO X LUCIANO LEONEL. A ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL DE VIOLEIROS REPENTISTAS É DO HOMENAGEADO, POETA RAIMUNDO CAETANO.

COMO ATRAÇÃO ESPECIAL TEREMOS A PRESENÇA DE "ESPINGARDA DO CORDEL" COMO DECLAMADOR; A APRESENTAÇÃO SERÁ DE IPONAX VILA NOVA, FILHO DE IVANILDO VILA NOVA, QUE VEM DE CAMPINA GRANDE-PB, EXCLUSIVAMENTE PARA DAR UM COLORIDO ESPECIAL NA APRESENTAÇÃO DO EVENTO.

RAIMUNDO CAETANO TEM 60 ANOS, NASCEU EM 1959, PARAIBANO DA CIDADE DE CUITÉ. VEM DE UMA FAMÍLIA DE NOVE CANTADORES; SEUS OITO IRMÃOS E MAIS O SEU PAI QUE TAMBÉM ERA VIOLEIRO REPENTISTA E QUE DEIXOU A CANTORIA A PARTIR DE QUANDO O SEU PRIMEIRO FILHO COMEÇOU CANTAR.

RAIMUNDO CAETANO É POLÊMICO E EXPLICA QUE NÃO É UM RELIGIOSO FERVOROSO, MAS GARANTE QUE ACREDITA EM DEUS. ELE FRISOU QUE FOI CRIADA UMA POLÊMICA, ENTRE SEUS COLEGAS E ADMIRADORES QUANTO A SUA RELIGIÃO, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE CANTOU ALGUNS VERSOS QUE DEU A ENTENDER QUE ERA ATEU E MOSTROU COMO FOI CRIADA A POLÊMICA NA SUA POESIA...

"SE DE FATO, A ALMA EXISTE
AONDE É QUE ELA SE INICIA? 
QUE NÃO SAI NO RAIO X 
E NA ULTRASSONOGRAFIA
BASEADO NA CIÊNCIA
NEM DEUS ACREDITARIA?"

E MAIS OUTRO QUE TAMBÉM ACENDEU AINDA MAIS  A DÚVIDA...

"NASCER, VIVER E MORRER
POR QUÊ... SER DESSA MANEIRA?
PRA TER A SEGUNDA VIDA
TEM DE PERDER A PRIMEIRA
EU, SE PUDESSE ESCOLHER
NÃO QUERIA A DERRADEIRA..."

E ELE FALA DO INÍCIO DA SUA PROFISSÃO. "EU COMECEI A CANTAR MUITO NOVO. EU VENHO DE UMA FAMÍLIA DE CANTADORES, COMO DISSE. COMECEI OUVINDO MEUS IRMÃOS CANTAREM. COMECEI COM DIDI CAETANO, AINDA SEM VIOLA. NOSSO PRIMEIRO INSTRUMENTO FOI UMA TRAVE DE JANELA".

E DÁ MAIS DETALHES DO SEU INÍCIO NO REPENTE: "NOSSOS PRIMEIROS CANTOS ACONTECERAM NAS FEIRAS LIVRES. CRIANÇA, EU COM DEZ ANOS E ELE COM QUATORZE, A GENTE PEDIA AOS DONOS DE CAMINHÃO PRA LEVAR A GENTE PRAS CANTORIAS. ELES LEVAVAM E NÃO COBRAVAM NADA E A GENTE CHEGAVA NA FEIRA DA FARINHA - QUE ERA ONDE TINHA MAIS GENTE E MAIS ZUADA TAMBÉM - ERA O LOCAL ONDE A GENTE ESCOLHIA PRA CANTAR E FICAVA AQUELE EMPURRA-EMPURRA. ELE MANDANDO EU COMEÇAR E, EU COM VERGONHA - E ATÉ HOJE, AINDA SOU TÍMIDO, MESMO CONHECIDO DO POVO. O GRANDE PROBLEMA ERA COMEÇAR O REPENTE. COMO ELE ERA MAIOR DO QUE EU,  ACABAVA EU COMEÇANDO, ASSIM MESMO NA MARRA. QUANDO A GENTE COMEÇAVA, LEMBRO BEM, TODO MUNDO SE ESPANTAVA, NO BANCO DE FARINHA, QUANDO DAVA O PRIMEIRO GRITO, TODO MUNDO SE VIRAVA E COMEÇAVA A SE FORMAR UMA RODA GRANDE DE GENTE. AÍ DE REPENTE, COMEÇAVA TAMBÉM A ARRECADAÇÃO DE DINHEIRO EM ABUNDÂNCIA E NÓS VOLTÁVAMOS PRA CASA COM SESSENTA?SETENTA NOTAS DE CRUZEIRO - A MOEDA DA ÉPOCA E ENTREGÁVAMOS A NOSSO PAI. AÍ ELE NOS DAVA UMA OU DUAS NOTAS DAQUELAS E FOI ASSIM QUE EU COMECEI A CANTAR REPENTE", CONCLUIU RAIMUNDO CAETANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário