CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

domingo, 2 de junho de 2019

A CHEGADA DA ENERGIA ELÉTRICA EM CARUARU POR HÉLIO FLORÊNCIO.


PEÇO PERMISSÃO AO NOBRE AMIGO HÉLIO FLORÊNCIO, PARA TRANSCREVER SEU TEXTO NA ÍNTEGRA QUE FICARÁ GUARDADO NO MEU BLOG CARUARU AGORA,COMO DOCUMENTÁRIO SERVINDO  PARA MOSTRAR AS NOVAS GERAÇÕES COMO FOI A CHEGADA DA ENERGIA ELÉTRICA NA NOSSA CARUARU.

"ENERGIA ELÉTRICA EM CARUARU - POSTAGEM DE 26.12.2017.

A PRIMEIRA VEZ QUE SE ACENDEU LÂMPADAS ELÉTRICAS EM CARUARU FOI NO DIA 01 DE DEZEMBRO DE 1895 NO PRÉDIO ONDE FUNCIONAVA A PREFEITURA E NAS SUAS ADJACÊNCIAS, ONDE ANOS DEPOIS SERIA MONTADA A CASA SAMÍ DO COMERCIANTE JOSÉ CANTÍDIO DE LIRA, DURANTE BAILE COMEMORATIVO, POR OCASIÃO DA INAUGURAÇÃO OFICIAL DA ESTRADA DE FERRO RECIFE/CARUARU. EMBORA TENHA SIDO UMA ILUMINAÇÃO PROVISÓRIA E DEFICIENTE, DESDE QUE NAS ADJACÊNCIAS DO PRÉDIO NECESSITOU REFORÇO COM RÚSTICOS LAMPIÕES QUE FUNCIONAVAM A BASE DE ÓLEO DE CARRAPATEIRA.

EM JANEIRO DE 1913, NO PRÉDIO DE PROPRIEDADE DE ANTÔNIO RODRIGUES DA COSTA, CONCUNHADO DO MAJOR SINVAL, VIZINHO DA FAMOSA PHARMACIA FRANCEZA, FOI MONTADA UMA PADARIA, PROVAVELMENTE O PRIMEIRO PRÉDIO PRIVADO DA CIDADE DOTADO DE ENERGIA ELÉTRICA - GERADOR PRÓPRIO - CUJO PRINCIPAL DESTAQUE ERA UMA LÂMPADA NA FACHADA DE 500 WATTS - ALÉM DE ALGUMAS OUTRAS INTERNAS - ATRAINDO CURIOSOS E COMPRADORES PARA O “PÃO ELÉTRICO”, COMO FICOU CONHECIDO O LOCAL. NESSA OCASIÃO, O SENHOR ANTÔNIO COSTA TAMBÉM DISPONIBILIZOU A ENERGIA ELÉTRICA PARA TODO O QUARTEIRÃO A PREÇOS MÓDICOS. PORÉM, NEM TODOS USARAM A “LUZ DA PADARIA” ALEGANDO SE TRATAR DE UM LUXO EXCESSIVO.

A ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE CARUARU À BASE DE ENERGIA ELÉTRICA, FOI INAUGURADA NO DIA 24/11/1918, UM DOMINGO POR VOLTA DAS 16 HORAS, NO GOVERNO DO PREFEITO JOÃO GUILHERME DE PONTES (1916 - 1919), COM BÊNÇÃO SOLENE PELO PÁROCO LUIZ GONZAGA. A MONTAGEM DA USINA, QUE ACONTECEU EM PRÉDIO CONSTRUÍDO ESPECIFICAMENTE PARA ESSE FIM, NO CAFUNDÓ, E A DISTRIBUIÇÃO DA REDE ELÉTRICA FICARAM A CARGO DO ENGENHEIRO SUÍÇO FREDERICO GROSS, FUNCIONÁRIO DA EMPRESA RECIFENSE CONTRATADA ALFREDO SILVA & CIA. PARA OS SERVIÇOS. FOI UMA INICIATIVA DA PREFEITURA, OCASIÃO QUE FORAM CONTEMPLADAS APENAS AS RUAS CENTRAIS E UM POUCO MENOS DE CEM LIGAÇÕES DOMICILIARES.

HOUVE, NESSE DIA, GRANDES FESTAS ABRILHANTADAS PELA BANDA MUSICAL NOVA EUTERPE, COM A EFETIVA ATIVAÇÃO DA USINA POR VOLTA DAS 18 HORAS. AINDA À NOITE, OCORREU UM BANQUETE NO PAÇO MUNICIPAL - ONDE ATUALMENTE É O PALÁCIO DO BISPO, EMBORA ANTES DE SER SIDO RECONSTRUÍDO, ERA UM PRÉDIO TÉRREO E BASTANTE SIMPLES - NO QUAL TOMARAM PARTE MEMBROS DA SOCIEDADE LOCAL, REPRESENTANTE DO GOVERNADOR, CHEFE DA POLÍCIA ESTADUAL, COMANDANTE DA REGIÃO MILITAR E OUTRAS AUTORIDADES, SEGUIDO DE UM BAILE COMEMORATIVO QUE SE DESENVOLVEU ATÉ 1 HORA DA MADRUGADA DO DIA SEGUINTE.

TODAVIA, COM O RÁPIDO DESENVOLVIMENTO DA CIDADE, O AUMENTO DO NÚMERO DE RUAS, PONTOS DE ILUMINAÇÃO E NOVAS LIGAÇÕES DOMICILIARES, A ILUMINAÇÃO TORNOU-SE PRECÁRIA. NO ANO DE 1925, NO FINAL DO MANDATO DO PREFEITO CELSO GALVÃO, COM A SUBSTITUIÇÃO DE PARTE DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO, A LUZ SE TORNOU NOVAMENTE INTENSA E CONSTANTE, ACABANDO COM OS APAGÕES FREQUENTES.

POR OUTRO LADO, A DISTRIBUIÇÃO DIURNA DE ENERGIA ELÉTRICA, INICIALMENTE NA RUA 15 DE NOVEMBRO, PRAÇA JOÃO GUILHERME, RUA DA MATRIZ E MAIS ALGUMAS ARTÉRIAS CENTRAIS, ACONTECERIA SOMENTE APÓS AS INSTALAÇÕES DE NOVAS REDES DE DISTRIBUIÇÃO NO ANO DE 1939, GRAÇAS A NOVOS GERADORES DE PROPRIEDADE DA FIRMA JOSÉ DE VASCONCELOS & CIA., CUJO PROPRIETÁRIO FOI TAMBÉM O FUNDADOR DA FAMOSA INDÚSTRIA DE TECELAGEM CAROÁ.

COMO UMA CONSEQUÊNCIA QUASE NATURAL DA MELHORA SIGNIFICATIVA DOS SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA, A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E TODA RUA DO COMÉRCIO PASSARAM A SER ILUMINADAS, ISSO A PARTIR DO ANO DE 1940, PARA AS FESTAS DE NATAL, ATRAVÉS DE TRABALHOS QUE PELA SUA BELEZA E QUALIDADE, MUITO SE DESTACOU O SENHOR MANOEL TEIXEIRA SOBRINHO, O MAGO DA ELETRICIDADE.

A ILUMINAÇÃO DA IGREJA DA CONCEIÇÃO NA NOSSA CIDADE, VIRARIA UM ACONTECIMENTO TÃO TRADICIONAL, QUE MESMO APÓS A EXTINÇÃO DA FESTA DO COMÉRCIO EM 1988, COM A MUDANÇA DA FEIRA E REURBANIZAÇÃO DO ESPAÇO, A IGREJA CONTINUARIA A SER ILUMINADA.

A ILUMINAÇÃO DA IGREJA, FOI INTERROMPIDA APENAS NO ANO DE 1949 E NOS PRIMEIROS ANOS DA DÉCADA DE 1950, POR IMPOSIÇÕES DO PRIMEIRO BISPO DA CIDADE, DOM PAULO HIPÓLITO DE SOUZA LIBÓRIO.

NA DÉCADA DE 1950, DEVIDO AO GRANDE CRESCIMENTO DA CIDADE, NOVAMENTE COM A ILUMINAÇÃO DE MAIS RUAS E NOVAS LIGAÇÕES DOMICILIARES, VOLTARIAM A ACONTECER PROBLEMAS E FALHAS NA DISTRIBUIÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA.

FINALMENTE, COM A CHEGADA NO MÊS DE DEZEMBRO DE 1955 - A INAUGURAÇÃO OFICIAL ACONTECERIA NO DIA 06 DE FEVEREIRO DE 1956 - DA ENERGIA PROVENIENTE DA HIDROELÉTRICA DE PAULO AFONSO - CHESF, A DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CARUARU SERIA DEFINITIVAMENTE EQUACIONADA".

HÉLIO FLORÊNCIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário