CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

sábado, 27 de julho de 2019

CHALÉ DA SAÚDE ATUA NA PREVENÇÃO AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NO FIG.


ENTRE 2017 E 2018, AS VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRÂNSITO OCORRIDOS NOS 21 MUNICÍPIOS DA V GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE (GERES), COM SEDE EM GARANHUNS, TEVE UM DECRÉSCIMO DE 3%. EM 2017, 3.186 PESSOAS ACIDENTADOS NA REGIÃO FORAM ATENDIDAS EM HOSPITAIS ESTADUAIS, ENQUANTO QUE EM 2018 O NÚMERO DIMINUIU PARA 3.093. PARA REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DE UM TRÂNSITO DE SEGURO, E CONTINUAR ATUANDO NA PREVENÇÃO DOS ACIDENTES, O GOVERNO DE PERNAMBUCO, POR MEIO DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE (SES-PE), ESTÁ COM ATIVIDADES DURANTE O FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS (FIG), SEMPRE COM FOCO NA MUDANÇA DE CONSCIÊNCIA DA POPULAÇÃO.

A V GERES, EM PARCERIA COM OS MUNICÍPIOS DA REGIÃO, ESTARÁ MOBILIZADA NO CHALÉ DA SAÚDE. A ESTRUTURA ESTÁ MONTADA NA PRAÇA MESTRE DOMINGUINHOS PARA DAR ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO, QUE, EM 2018, LEVARAM MAIS DE 39 MIL PESSOAS A HOSPITAIS DE REFERÊNCIA DO ESTADO, QUANTITATIVO 8% MENOR DO QUE O ANO ANTERIOR (43 MIL). O FUNCIONAMENTO DO CHALÉ É DAS 20H ÀS 24H ATÉ O DIA 27.07, COM 30 TÉCNICOS ENVOLVIDOS.

JÁ A OPERAÇÃO LEI SECA (OLS), QUE ATUA SOB COORDENAÇÃO DA SES-PE EM PARCERIA COM O DETRAN E A POLÍCIA MILITAR, MONTOU ESQUEMA ESPECIAL DE REFORÇO DAS AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO E DE EDUCAÇÃO. AO TODO, POR DIA, 12 PROFISSIONAIS ESTÃO REALIZANDO O TRABALHO DE FISCALIZAÇÃO NAS PRINCIPAIS ROTAS QUE DÃO ACESSO AOS POLOS DO FESTIVAL NO MUNICÍPIO DO AGRESTE MERIDIONAL. OS BLOQUEIOS ITINERANTES ESTÃO PROGRAMADOS PARA ACONTECER EM HORÁRIOS DIFERENCIADOS. A OLS ATUA NO TRABALHO DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO AOS MOTORISTAS A FIM DE REFORÇAR A SEGURANÇA NO TRÂNSITO E INIBIR A ASSOCIAÇÃO DE ÁLCOOL E DIREÇÃO PELOS CONDUTORES.

AINDA ESTÃO PROGRAMADAS AÇÕES EDUCATIVAS PELA EQUIPE COMPOSTA POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, CADEIRANTES OU MULETANTES, VITIMADOS PELA COMBINAÇÃO DE ÁLCOOL E DIREÇÃO. O GRUPO AGIRÁ EM PONTOS DE GRANDE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS REALIZANDO A ENTREGA DE PANFLETOS, FOLDERS EDUCATIVOS E ADESIVOS, ALÉM DE DIALOGANDO SOBRE PREVENÇÃO AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO.

TOLERÂNCIA ZERO PARA ÁLCOOL NO SANGUE: A NOVA RESOLUÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO (CONTRAN Nº432/13) TORNOU AINDA MAIS RÍGIDA A NOVA LEI SECA. A NORMA ZERA A MARGEM DE TOLERÂNCIA PARA CONCENTRAÇÃO DE ÁLCOOL NO SANGUE DO CONDUTOR. CASO SEJA CONSTATADO, O MOTORISTA SERÁ AUTUADO POR INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA, QUE PREVÊ MULTA GRAVÍSSIMA COM A PERDA DE SETE PONTOS NA CARTEIRA, RECOLHIMENTO DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO E APLICAÇÃO DE MULTA NO VALOR DE R$ 2.934,70. A LEGISLAÇÃO NÃO ALTEROU A CONCENTRAÇÃO DE ÁLCOOL QUE CARACTERIZA CRIME DE TRÂNSITO, OU SEJA, CONCENTRAÇÃO IGUAL OU SUPERIOR A 6 DECIGRAMAS DE ÁLCOOL POR LITRO DE SANGUE OU IGUAL OU SUPERIOR A 0,34 MILIGRAMA DE ÁLCOOL POR LITRO DE AR ALVEOLAR.

COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário