CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

sábado, 14 de setembro de 2019

MST RESISTE A DESPEJO NO CENTRO DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE.


FOTO: EDVALDO MAGALHÃES/RÁDIO LIBERDADE.

O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) INICIA NESTE SÁBADO (14) O ACAMPAMENTO DE RESISTÊNCIA NO CENTRO DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE, NO ASSENTAMENTO NORMANDIA, EM CARUARU, AGRESTE DE PERNAMBUCO. O OBJETIVO É RESISTIR A REINTEGRAÇÃO DE POSSE.

O PEDIDO DE DESPEJO FOI SOLICITADO PELO INCRA E DETERMINADO NA 24ª VARA FEDERAL. DE ACORDO COM O ADVOGADO EDGAR MENEZES, O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL FOI ACIONADO PARA INTERVIR.

NA SEXTA-FEIRA (13), ADVOGADO E  A DIREÇÃO DO MST DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA, FALARAM SOBRE A SITUAÇÃO JURÍDICA E POLÍTICA DO PROCESSO DE DESPEJO. DE ACORDO COM O ADVOGADO EDGAR MENEZES, O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL FOI ACIONADO PARA INTERVIR, NO CASO.

"O PROCESSO ORIGINÁRIO, QUE CULMINOU NESSA REINTEGRAÇÃO DE POSSE, DATA DE 2008. O PROCESSO TRANSITOU EM JULGADO EM 2014. O INCRA, MOVIMENTOU O PROCESSO, AGORA NO DIA 23 DE AGOSTO DE 2019 E NO MESMO DIA, OU SEJA 23, O JUIZ DA 24ª VARA, MANDOU EXECUTAR A SENTENÇA, PROCEDENDO COM A REINTEGRAÇÃO DE POSSE DO CENTRO DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE", EXPLICOU O ADVOGADO EDGAR MENEZES. E CONTINUOU: "NÓS JÁ ESTIVEMOS NO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, EXIGINDO UMA POSTURA DAQUELE ÓRGÃO, PARA QUE INTERVENHA, NESSA SITUAÇÃO, PARA QUE HAJA, NO MÍNIMO, UM MOMENTO DE NEGOCIAÇÃO POR PARTE DO INCRA E DO CENTRO DE FORMAÇÃO, NO SENTIDO E QUE NÃO ACONTEÇA ESSA REINTEGRAÇÃO FORÇADA E PRINCIPALMENTE PARA QUE O CENTRO CONTINUE COM A POSSE E POSSA DEVOLVER AS ATIVIDADES SOCIAIS QUE VEM ACONTECENDO DESDE A DÉCADA DE 2000".

O ADVOGADO DO MST EXPLICOU AINDA QUE EXISTE UM PRAZO LEGAL PARA ACONTECER O DESFECHO DA AÇÃO. "O CENTRO DE FORMAÇÃO PAULO NO ASSENTAMENTO NORMANDIA, AQUI EM CARUARU, FOI NOTIFICADO ESSA SEMANA E TEM UM PRAZO DE TRINTA DIAS, PARA DESOCUPAR, VOLUNTARIAMENTE, E MAIS UM PRAZO DE 15 DIAS PARA ENTRAR COM RECURSO NO TRF E TAMBÉM COM PEÇAS PROCESSUAIS NO JUIZ SINGULAR".

EDGAR MENEZES, REVELOU QUE INICIALMENTE, O CENTRO DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE, FEZ UMA REPRESENTAÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, NA TERÇA-FEIRA (10), E AINDA VAI FAZER UMA REPRESENTAÇÃO TAMBÉM NO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL", FINALIZOU O REPRESENTANTE JURÍDICO DO CENTRO.

O CENTRO DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE, FOI CRIADO EM 1999 E TEM SUAS ATIVIDADES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO POPULAR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE COORDENADORES E EM ESPECIAL, NESSA TAREFA FUNDAMENTAL, NA TRANSIÇÃO PARA A AGROECOLOGIA.

O PEDIDO DE DESPEJO, FOI SOLICITADO PELO INCRA E DETERMINADO NA 24ª VARA FEDERAL. NESTE SÁBADO (14), O MST INICIOU O ACAMPAMENTO DE RESISTÊNCIA, NO CENTRO DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE, LOCALIZADO NO ASSENTAMENTO NORMANDIA, AQUI EM CARUARU.

REPORTAGEM: EDVALDO MAGALHÃES - POR HELENIVALDO PEREIRA.
RÁDIO LIBERDADE DE CARUARU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário