CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

terça-feira, 24 de setembro de 2019

PARCERIA DA SES-PE E GAC CAPACITARÁ PROFISSIONAIS SOBRE CÂNCER INFANTOJUVENIL


PROGRAMA FIQUE ATENTO TREINARÁ PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DA DOENÇA.

PRINCIPAL CAUSA DE MORTE POR DOENÇA ENTRE CRIANÇAS E JOVENS DE 01 A 19 ANOS NO BRASIL, ALCANÇANDO A MARCA DE CERCA DE 3 MIL ÓBITOS POR ANO, O CÂNCER INFANTOJUVENIL É UMA ENFERMIDADE QUE VEM PREOCUPANDO CADA VEZ MAIS OS ESPECIALISTAS. EM 2015, A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE (SES) REGISTROU 286 NOVOS CASOS NAS UNIDADES PERNAMBUCANAS ESPECIALIZADAS. PENSANDO EM QUALIFICAR O ATENDIMENTO PARA GARANTIR O DIAGNÓSTICO PRECOCE DA DOENÇA, A SES LANÇOU, NESSA SEXTA-FEIRA (20.09), NA SEDE DO ÓRGÃO, NO BONGI, A VERSÃO ESTADUAL DO “FIQUE ATENTO! PODE SER CÂNCER”, UMA PARCERIA COM O GRUPO DE AJUDA À CRIANÇA CARENTE DE PERNAMBUCO (GAC-PE). O PROJETO CAPACITARÁ PROFISSIONAIS DE TODO O ESTADO SOBRE A ÁREA.  

O PRINCIPAL OBJETIVO É QUE, ATÉ O FIM DESTE ANO, PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE TODAS AS 12 GERÊNCIAS REGIONAIS DE SAÚDE (GERES) PASSEM POR TREINAMENTOS, SENDO ORIENTADOS POR GESTORES E ESPECIALISTAS SOBRE OS PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DOS DIVERSOS TIPOS DE CÂNCER INFANTOJUVENIL. AS CAPACITAÇÕES, MINISTRADAS POR MEIO DE VIDEOCONFERÊNCIA PARA TODO O ESTADO, SERÃO ARTICULADAS PELA TELE-EDUCAÇÃO DO NÚCLEO DE TELESSAÚDE DA SES-PE, A SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA E A GERÊNCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA SES.

“É ESSENCIAL EXPANDIR O CONHECIMENTO TÉCNICO PARA PROFISSIONAIS QUE ATUAL NO NÍVEL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DOS MUNICÍPIOS, PORTA DE ENTRADA DESSES PACIENTES. NOSSO OBJETIVO É GARANTIR A CAPILARIZAÇÃO DESSE CONHECIMENTO, O QUE PODE FAZER GRANDE DIFERENÇA E NOS AJUDAR A MELHORAR OS INDICADORES DO CÂNCER INFANTOJUVENIL NO ESTADO", RESSALTOU O SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE, ANDRÉ LONGO, DURANTE A SOLENIDADE DE LANÇAMENTO.

DE ACORDO COM LEVANTAMENTO DO INCA, CERCA DE 80% DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOMETIDOS PELO CÂNCER PODEM SER CURADOS SE O DIAGNÓSTICO FOR PRECOCE E O TRATAMENTO FOR REALIZADO EM CENTROS ESPECIALIZADOS. “NÓS ESTAMOS NESSA BATALHA PARA TENTAR REDUZIR O ÍNDICE DE ÓBITO DAS NOSSAS CRIANÇAS, PORQUE, INFELIZMENTE ELAS AINDA CHEGAM AOS HOSPITAIS COM A DOENÇA EM ESTÁGIO AVANÇADO. POR ISSO, TRABALHAR PARA GARANTIR ESSE DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL É MUITO IMPORTANTE”, DESTACA A ONCOLOGISTA PEDIÁTRICA E PRESIDENTE DO GAC-PE, VERA MORAIS, QUE FEZ A APRESENTAÇÃO DO PROJETO PARA O PÚBLICO PRESENTE. 

O EVENTO CONTOU, AINDA, COM OUTRAS APRESENTAÇÕES SOBRE O PROJETO, COMO A DA COORDENADORA DO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA DO HUOC/PROCAPE, MAGALY BUSHATSKY, QUE MINISTROU PALESTRA SOBRE O APLICATIVO "FIQUE ATENTO!". O LANÇAMENTO DO PROJETO PARA A REDE ESTADUAL FAZ PARTE DAS ATIVIDADES EM PROL DO SETEMBRO DOURADO, MOVIMENTO NACIONAL QUE BUSCA CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE E TRATAMENTO ADEQUADO DO CÂNCER EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. “OS FAMILIARES DEVEM FICAR ATENTOS AOS PRINCIPAIS SINTOMAS, COMO FEBRE PERSISTENTE, CAROÇOS, DORES ÓSSEAS, VÔMITOS E SANGRAMENTOS”, PONTUA A PRESIDENTE DO GAC-PE.

A ENTIDADE - CRIADO EM 1997, O GAC-PE ASSISTE, POR DIA, UMA MÉDIA DE 70 PACIENTES AMBULATORIAIS E 24 EM SITUAÇÃO DE INTERNAMENTO. TODOS REALIZAM TRATAMENTO NO CENTRO DE ONCOHEMATOLOGIA PEDIÁTRICA (CEONHPE) DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO OSWALDO CRUZ (HUOC). ALÉM DAS AÇÕES COM FOCO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL, A ENTIDADE DESENVOLVE PROJETOS ESPECÍFICOS DE PREVENÇÃO E HUMANIZAÇÃO DO TRATAMENTO.

ASSESSORIA DE IMPRENSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário