CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

sábado, 4 de outubro de 2014

Juiz eleitoral orienta eleitores para votação de domingo (5) em Caruaru.



A Justiça Eleitoral está orientando os eleitores sobre a votação de domingo (5). Na oportunidade, quase 200 mil eleitores de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, terão a oportunidade de escolher representantes para o legislativo, (Deputados e Senador) p/ o executivo: Governador e Presidente. O eleitor deve comparecer ao local de votação com um documento com foto. Quem for justificar sua ausência deve procurar uma seção e preencher o formulário, no local.
Na sexta-feira (03) a Justiça Eleitoral distribuiu todas as urnas que serão utilizadas nas eleições deste domingo (05) em Caruaru. Ainda na sexta-feira, houve uma reavaliação dessas urnas.
O Juiz Eleitoral Marupiraja Ramos Ribas informou que houve um treinamento feito pelos técnicos de urnas. Eles fizeram uma vistoria em todas as seções eleitorais e nas urnas fizeram uma checagem objetivando detectar algum erro, para que todas funcionem plenamente a partir das 08 h da manhã deste domingo.
O Juiz Marupiraja acrescentou que foi importante o cumprimento desse cronograma, no sentido de que tudo funcione em sua plenitude nestas eleições. Na quinta-feira (02) a Polícia Militar recebeu as urnas e fez a distribuição na sexta (03), tudo dentro do horário estabelecido pelo TSE.
O Juiz Marupiraja revelou que principalmente numa eleição dessa natureza, onde o eleitor começa votando em Deputado Estadual e na sequência no Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente que acaba sendo uma sequência cansativa, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor saia de casa com a sua cola, sua fila. Ou seja, um papel com os números de todos os seus candidatos. A manifestação do eleitor na urna eletrônica deve ser silenciosa. Ela não pode revelar. Não pode se manifestar abertamente.
O que é permitido, é que o eleitor pode usar a camisa do seu partido, coligação ou do seu candidato e pode fazer tranquilamente a sua votação, de preferência, para não ter dificuldade e não atrasar muito a votação, deve levar a sua cola com os números dos seus candidatos.
O eleitor que não votar ou justificar sua ausência no pleito ficará inadimplente com a Justiça Eleitoral: paga multa e pode se atrapalhar para várias coisas, como por exemplo arranjar  emprego e também para fazer concurso público.
As eleições começam às 08 h e serão encerradas às 17 h deste domingo. Segundo o Juiz Marupiraja Ramos, o TSE trabalha com a expectativa otimista de entregar para a população brasileira os resultados às 19 h., tanto das eleições majoritárias como das proporcionais de todos os municípios do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário