O
presidente do Inep, Francisco Soares, o ministro da Educação, Cid Gomes,
e o secretário do MEC, Luiz Cláudio Costa em coletiva sobre o Enem
(Foto: Reprodução/NBR TV).
Índice representa 8,5% dos candidatos participantes.
Nota de cada um dos 6,1 milhões de estudantes saiu nesta terça.
O Ministério da Educação divulgou na tarde desta terça-feira (13) o
balanço final da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a pasta, prestaram o exame 6.193.565 candidatos (71% do total de 8.721.946 inscritos).
Entre os alunos participantes, 529.374 obtiveram nota zero na redação
da prova (8,5% dos candidatos). Deste número, foram anuladas 248.471
redações. O MEC informou ainda que 250 candidatos tiveram nota mil na
redação – a máxima possível. Além disso, pouco mais de 35 mil alunos
obtiveram notas entre 901 e 999.
As notas de cada um dos 6.193.565 participantes do Enem foram
divulgadas na noite desta terça, segundo o ministério. O candidato pode
acessar sua nota no site sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.
Basta inserir o número de inscrição do Enem, CPF e senha de acesso. Em
caso de dúvidas, o candidato pode ligar para o telefone de auxílio do
Enem: 0800 61 61 61.
Queda na média
Ainda segundo o MEC, a média das notas em redação teve uma queda de 9,7% em relação ao Enem de 2013 entre os alunos que estão concluindo o ensino médio. Em matemática, a queda foi de 7,3% em relação ao exame anterior.
Ainda segundo o MEC, a média das notas em redação teve uma queda de 9,7% em relação ao Enem de 2013 entre os alunos que estão concluindo o ensino médio. Em matemática, a queda foi de 7,3% em relação ao exame anterior.
Sobre a queda nas médias das notas de matemática e redação em relação
ao ano passado, o ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou que não
considera que seja algo "tão significativo".
"A minha opinião é de que houve uma queda em matemática e redação. Uma
queda superior à margem, não diria uma queda significativa, mas uma
queda que deve estimular a comunidade acadêmica a analisar as razões
para isso. Um ano no Ensino Médio brasileiro não há variações tão
significativas" afirmou o ministro.
Segundo Cid Gomes, o tema da redação deste ano (publicidade infantil)
não foi tão debatido pela mídia e pela sociedade brasileira quanto o
tema de 2013 (lei seca).
"Eu arriscaria uma tese: o tema de 2013 foi a lei seca. Essa questão
foi muito debatida, muito discutida. O tema agora, publicidade infantil,
não é um tema que houve um processo de discussão tão grande", analisou.
Questionado sobre se considera o tema deste ano mais difícil, Gomes
respondeu: "Eu não diria difícil, é relativo."
Balanço das redações do Enem (Foto: Reprodução/Inep)
Segundo o ministério, os motivos para que as redações fossem anuladas
são: fuga ao tema, cópia do texto motivador, texto insuficiente, não
atendimento ao tipo textual indicado, partes desconectadas, textos que
"ferem" os direitos humanos, e outros motivos não divulgados.
O exame foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2014. Cada um dos
mais de 6,3 milhões de candidatos poderá ver a nota que tirou nas provas
objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e
matemática), além da prova de redação.
Teoria de Resposta ao Ítem aponta quando aluno
acerta questão por acaso (Foto: Reprodução/
TV Globo)
acerta questão por acaso (Foto: Reprodução/
TV Globo)
Metodologia
A nota das provas objetivas usa a metodologia da Teoria da Resposta ao Ítem (TRI). Uma das principais dúvidas sobre a TRI é o fato de que é impossível o aluno tirar nota 1.000 na prova de múltipla escolha (na redação, isso é possível).
A nota das provas objetivas usa a metodologia da Teoria da Resposta ao Ítem (TRI). Uma das principais dúvidas sobre a TRI é o fato de que é impossível o aluno tirar nota 1.000 na prova de múltipla escolha (na redação, isso é possível).
Nessa metodologia, mesmo que o aluno acerte todas as 45 questões de
cada prova, sua nota nunca será 1.000. Da mesma forma, um candidato que
erre todas as questões não acaba com a nota zero (ou, no caso do Enem, a
pontuação mínima, que é 200 pontos).
Isso acontece porque o exame dá pontos aos candidatos de acordo com uma
escala. Ou seja, a nota do candidato não se trata diretamente do seu
desempenho individual, mas de como ele se saiu dentro do conjunto dos
demais candidatos. Por exemplo, quanto mais próximo da nota máxima, mais
certeza é possível ter de que o estudante domina os conhecimentos
exigidos na prova.
Proficiência nas quatro provas objetivas do Enem (Foto: Reprodução/Inep)
Nota da redação
O tema da redação do Enem 2014 foi "Publicidade infantil no Brasil". A nota de redação vai de 0 a 1.000 pontos. Um bom texto para ganhar nota 1.000 deve cumprir bem cinco competências exigidas pela redação do Enem. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos.
O tema da redação do Enem 2014 foi "Publicidade infantil no Brasil". A nota de redação vai de 0 a 1.000 pontos. Um bom texto para ganhar nota 1.000 deve cumprir bem cinco competências exigidas pela redação do Enem. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos.
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Tema da redação foi publicidade infantil
(Foto: Reprodução/TV Globo)
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Cada redação do Enem foi corrigida por dois corretores de forma
independente. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas
atribuídas a cada uma das cinco competências.
Se houvesse discrepância entre as notas dos dois corretores por mais de
100 pontos, ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das
competências fosse superior a 80 pontos, a redação iria para um terceiro
corretor.
Caso houvesse discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois
corretores, ou caso houvesse discrepância entre o terceiro corretor e
apenas um dos corretores, a nota final seria a média aritmética entre as
duas notas totais que mais se aproximaram.
Se a nota do terceiro corretor tivesse diferença equidistante das notas
dos outros dois corretores, ou se fosse completamente diferente, a
redação seria avaliada por uma banca de três avaliadores para escolha da
nota definitiva.
Sisu
Com a pontuação em mãos, os candidatos poderão concorrer às 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior na primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Com a pontuação em mãos, os candidatos poderão concorrer às 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior na primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A consulta às vagas já está disponível e as inscrições serão abertas no dia 19 no site sisu.mec.gov.br. O prazo de inscrições vai até às 23h59 do dia 22.
O Sisu seleciona alunos para vagas em instituições públicas de ensino
superior a partir da nota do Enem. Para participar desta edição, o
candidato tem de ter feito a edição 2014 do exame e não ter zerado na
redação. O estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga.
Cotas
A Lei de Cotas (lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012) garante a reserva de 50% das vagas por curso e turno nas 63 universidades federais, nos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e nos 2 centros federais de educação tecnológica a estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.
A Lei de Cotas (lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012) garante a reserva de 50% das vagas por curso e turno nas 63 universidades federais, nos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e nos 2 centros federais de educação tecnológica a estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.
Considerando todas as vagas (inclusive de universidades estaduais), o número destinado para esses alunos chega a 40% do total neste ano.
O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.
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