CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

domingo, 31 de maio de 2015

Caruaru terá o Registro Biográfico do Rádio AM após 64 anos.



A sua grande paixão pelo Rádio motivou o Professor Edson Tavares a vir a Caruaru, no sábado (30) para dar o ponta pé inicial no seu Projeto “Dicionário Biográfico do Rádio AM Caruaruense”, que visa preencher uma grande lacuna na cidade: a falta de um registro por escrito, contando a história do Rádio AM de Caruaru, que este ano,  completa 64 anos de instalado na Capital do Agreste. Esse trabalho de pesquisa objetiva oferecer o primeiro documentário sobre o assunto.


Com 52 anos, Edson Tavares, filho de Santa Cruz do Capibaribe é Professor titular da cadeira de Literatura da Universidade Estadual da Paraíba – Campus de Campina Grande. Escritor, autor de vários  livros expostos para comercialização nas livrarias, como é o caso do seu mais recente trabalho de 2013, o livro de contos, impresso pela Lotus de Campina Grande, sob o título de “Outra História da Mesma Coisa”, que generosamente nos presenteou, inclusive com oferecimento.


Na sua entrevista, entre outras coisas, destaca a emoção do nosso companheiro Clóvis Gonçalves, quando viu, outrora, o prédio da Difusora de Caruaru, total e literalmente deteriorado, na reportagem de uma televisão local. Fato que aconteceu antes da revitalização do “Edifício do Rádio de Caruaru”, nos momentos que antecederam a construção do Shopping Difusora.


Sincero, faz severas críticas  ao formato de programação da Rádio Jornal do Comércio centralizando os trabalhos radiofônicos, através de uma rede, ancorada pela emissora matriz com sede na Capital Pernambucana – na sua visão – em detrimento dos interesses locais das emissoras do interior, o que transformou a Difusora, numa  Divulgadora de Anúncios.
Frisou ainda que isso acontece em decorrência do fator Capitalista com relação a não utilização do prédio imponente e histórico do “Casarão de Valores” da Difusora de Caruaru, em plena Av. Agamenon Magalhães. 


A mudança do nome da emissora que hoje chama-se Rádio Jornal, também foi objeto da sua crítica - como ouvinte - que acaba admitindo, que por conta dessas transformações, ter ficado traumatizado.


Faça agora, uma viagem no tempo, pelas ondas do Rádio e sinta a magia dessa simbologia que se faz presente no prédio do Shopping Difusora escutando toda a nossa entrevista com o Professor de Literatura Edson Tavares...

Nenhum comentário:

Postar um comentário