CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

LIVRARIA ESTUDANTIL FECHA AS PORTAS AOS 70 ANOS DE ATIVIDADES


O QUE DEVERIA SER COMEMORAÇÃO,  DOS SEUS 70 ANOS DE FUNDAÇÃO, VIRA TRISTEZA PRA CIDADE E PROS FUNCIONÁRIOS E SUAS FAMÍLIAS, CAUSADA PELA FRUSTRAÇÃO DO DESEMPREGO, LIVRARIA ESTUDANTIL FECHA SUAS PORTAS E TRANSFORMA-SE NA GRANDE LAMENTAÇÃO DO FINAL DO ANO EM CARUARU.

PARADOXALMENTE, OU TALVEZ POR IRONIA DO DESTINO, DE TODAS AS LOJAS EM FUNCIONAMENTO DE CARUARU, UMA DAS MAIS ANTIGAS, A LIVRARIA ESTUDANTIL, ENCERROU SUAS ATIVIDADES COMERCIAIS, NESTE DIA 27 DE DEZEMBRO DE 2018, NO MESMO ANO EM QUE A ACIC E A CIDADE DE CARUARU CELEBRAM O NASCIMENTO DO SEU FUNDADOR, O EMPRESÁRIO SEVERINO GALVÃO CAVALCANTI.

DR. GALVÃO, COMO ERA CONHECIDO, NASCEU EM TIMBAÚBA EM 1918 E CHEGOU EM CARUARU, NO INÍCIO DOS ANOS 1940, A CONVITE DO AMIGO RAIMUNDO FERREIRA. JUNTOS, AMBOS FUNDARAM A LIVRARIA ESTUDANTIL EM 1942. INICIALMENTE A LIVRARIA ESTUDANTIL FUNCIONOU NO ANTIGO BECO DO MAJOR SINVAL, HOJE. TRAVESSA XV DE NOVEMBRO.

EMPREENDEDOR NATO, DR GALVÃO, PREZAVA PELA QUALIDADE DOS SERVIÇOS E PELO BEM-ESTAR DOS COLABORADORES E CLIENTES. POR ISSO EM 1946, INAUGUROU O PRÉDIO, ONDE ATÉ HOJE ESTÁ INSTALADA, A LIVRARIA ESTUDANTIL, NA ESQUINA DA RUA DUQUE DE CAXIAS - LOCAL QUE SERVE DE TRADIÇÃO E REFERÊNCIA DA CAPITAL DO AGRESTE.

MUITOS ESCRITORES ESCOLHERAM A IMPONÊNCIA DA LIVRARIA ESTUDANTIL PARA FAZER O LANÇAMENTO DOS SEUS LIVROS, RECONHECENDO NAQUELE LOCAL COMO UMA DAS LIVRARIAS MAIS RESPEITADAS E CONCEITUADAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, PELO CARISMA QUE A LOJA SEMPRE TEVE NA CIDADE E NA REGIÃO.

DR. GALVÃO FOI CASADO COM MARIA DE LOURDES CARVALHO CAVALCANTI. POR TER UM ÓTIMO RELACIONAMENTO NA SOCIEDADE CARUARUENSE, PRESIDIU A ACIC - ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CARUARU, ONDE CUMPRIU UM MANDATO DE 1951 A 1957. O ASSOCIATIVISMO, SEMPRE ESTEVE PRESENTE EM SUA VIDA. TANTO É QUE FOI O PRIMEIRO DIRETOR REGIONAL DO SESI - CARUARU, A CONVITE DO EDUCADOR, PEDAGOGO E FILÓSOFO, PAULO FREIRE, COM QUEM MANTEVE UMA GRANDE AMIZADE. AINDA FOI TAMBÉM DIRETOR DO CDL - CLUBE DE DIRETORES LOJISTAS DE CARUARU, DO SENAC E SESC CARUARU. 

SEVERINO GALVÃO CAVALCANTI, SEMPRE FOI UM HOMEM PREOCUPADO COM O DESENVOLVIMENTO DE CARUARU. EM FUNÇÃO DISSO, DESENVOLVEU UM PAPEL FUNDAMENTAL, À FRENTE DA ACIC. "NÓS TEMOS UM IMENSO ORGULHO DE TER ESTE HOMEM VISIONÁRIO, QUE TANTO ACREDITAVA NO POTENCIAL ECONÔMICO DE NOSSA CIDADE, COMO INTEGRANTE DA NOSSA ASSOCIAÇÃO. SEM DÚVIDA, FOI UM MARCO HISTÓRICO DE CARUARU", AFIRMOU PEDRO MIRANDA, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CARUARU.

EM 1950, A LIVRARIA ESTUDANTIL, PASSOU A FUNCIONAR NA RUA DUQUE DE CAXIAS, 07 - NA ESQUINA. ONDE PERMANECEU ATÉ O MOMENTO. A LIVRARIA ESTUDANTIL, CHEGOU A SER A REVENDEDORA DA REVISTA "O CRUZEIRO", QUE INCLUSIVE ACABOU SENDO O CARRO-CHEFE DE VENDAS DA LIVRARIA. "PROPORCIONALMENTE, CARUARU VENDIA MAIS REVISTAS DO QUE O RECIFE. OS CARUARUENSES FAZIAM FILA NA PORTA DA LIVRARIA ESTUDANTIL, PARA COMPRAR A REVISTA", OBSERVA IVAN GALVÃO, O FILHO DO FUNDADOR DA LIVRARIA ESTUDANTIL QUE ACABOU FRACASSANDO NA MISSÃO DE DAR PROSSEGUIMENTO À CONTINUIDADE DA EMPRESA, APÓS A MORTE DO DR GALVÃO EU OCORREU EM 2003.

SEVERINO GALVÃO, CONHECIDO COMO DR. GALVÃO, EXPANDIU SEUS NEGÓCIOS COM A AQUISIÇÃO DA TIPOGRAFIA LEITE E SILVA, QUE FUNCIONAVA NA RUA VIGÁRIO FREIRE. A LIVRARIA ESTUDANTIL, TAMBÉM ERA UM PONTO DE ENCONTRO DOS INTELECTUAIS DA CIDADE E REGIÃO, COMO:  EDUCADORES,PROFESSORES, MÉDICOS, JORNALISTAS, ESCRITORES, ENTRE AS DÉCADAS 1950 E 1960. "MUITOS PROFISSIONAIS QUANDO ENCERRAVAM  SEUS EXPEDIENTES SE ENCONTRAVAM NA LIVRARIA ESTUDANTIL PARA CONVERSAR SOBRE AS NOVIDADES DA ÉPOCA. ENTRE ELES ESTAVAM NELSON BARBALHO E LÍCIO NEVES" RECORDA COM SAUDADE IVAN GALVÃO.

COM INFORMAÇÕES DO SINDLOJA CARUARU

Nenhum comentário:

Postar um comentário