CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

sábado, 16 de março de 2019

49 ANOS SEM LUDUGERO

MATÉRIA DIVULGADA NA ÍNTEGRA, PELO HISTORIADOR ESCRITOR E JORNALISTA WALMIRÉ DIMERON.

A GALERIA DE HUMORISTAS  BRASILEIROS POSSUI NOMES QUE MARCARAM E AINDA MARCAM GERAÇÕES E FIZERAM ESCOLA. 

FIGURAS CONHECIDAS COMO CHICO ANYSIO, JÔ SOARES, OSCARITO, ANKITO, MAZAROPPI E... LUIZ JACINTO DA SILVA, O CARUARUENSE QUE IMORTALIZOU NOS PALCOS, NO RÁDIO E NOS DISCOS. O IMPAGÁVEL PERSONAGEM CORONEL LUDUGERO.

O PERSONAGEM ERA UMA SÁTIRA BEM CONSTRUÍDA E INTELIGENTE AOS CORONÉIS NORDESTINOS E APESAR DE SER A ATRAÇÃO PRINCIPAL DO QUADRO, DIVIDIA O SUCESSO COM OUTROS BASTANTE HILÁRIOS, COMO A ESPOSA FELOMENA, A FILHA TRUBANA E O SECRETÁRIO ESPECIAL OTROPE, (ESTE INTERPRETADO PELO ATOR IRANDIR PERES COSTA. LUDUGERO, PELA SUA DESENVOLTURA ERA UM HUMOR PICARESCO E TAMBÉM DEBOCHADO, SÓ ENCONTROU PÁREO NO CAIPIRA VIVIDO VIVIDO POR MAZAROPPI NO CINEMA. NA ÉPOCA, O BRASIL BREJEIRO ESTAVA NA MODA, BASTA LEMBRAR O FUROR QUE A ESTONTEANTE CARMEN MIRANDA, FIZERA, ANOS ANTES, NOS PALCOS E CINEMAS DE TODO O MUNDO.

NASCIDO NO BAIRRO SÃO FRANCISCO, NO DIA 22 DE  SETEMBRO DE 1929, INICIOU SUA CARREIRA ARTÍSTICA NO RECIFE, NA RÁDIO CLUBE DE PERNAMBUCO, NO INÍCIO DOS ANOS 60, NUMA PRODUÇÃO DO TAMBÉM COMEDIANTE LUIZ QUEIROGA - CRIADOR DO PERSONAGEM QUE O MARCOU POR TODA  VIDA E O IMORTALIZOU - LUDUGERO.

DIANTE DE TANTO SUCESSO, ALCANÇOU PROJEÇÃO NACIONAL, CHEGANDO A ATUAR EM DIVERSOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO, COMO A EXTINTA TV TUPI, (NO PROGRAMA "BALANÇA, MAS NÃO CAI") GRANDE SUCESSO HUMORÍSTICO DA ÉPOCA E TAMBÉM NA REDE GLOBO DE TELEVISÃO, ONDE INTERPRETOU O PERSONAGEM "ZÉ BEATO", NA ("ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO"), DE CHICO ANYSIO.

SEU FIM FOI TRÁGICO: NO DIA 14 DE MARÇO DE 1970, OCASIONADO POR UM DESASTRE AÉREO, NUMA DE SUAS INCURSÕES PELO BRASIL.O AVIÃO  EM QUE VIAJAVA COM O COMPANHEIRO IRANDIR COSTA E BOA PARTE DA SUA EQUIPE DE COMEDIANTES, MERGULHOU NAS ÁGUAS ESCURAS DA BAÍA DE GUAJARÁ-MIRIM, EM BELÉM DO PARÁ, VITIMANDO A TODOS. A COMOÇÃO DE DIMENSÕES NACIONAIS, INVADIU CARUARU. SEU CORPO SÓ FOI LOCALIZADO, NO FINAL DO MÊS DE MARÇO, NO DIA 30, AUMENTANDO AINDA MAIS A AGONIA DOS FANS E FAMILIARES. ATÉ HOJE SE FALA EM TER SIDO O MAIOR CORTEJO FÚNEBRE NA CIDADE DE CARUARU-PE.

ALGUNS COMENTÁRIOS, IMPORTANTES ILUSTRANDO A HISTÓRIA, DOS SEUS SEGUIDORES, NO FACEBOOK:

MARCOS MENDES DA SILVA, ESCREVEU... "ESPERO QUE AS ESTÁTUAS DA PRAÇA CORONEL PORTO, NUNCA SEJAM RETIRADAS, SENDO ASSIM PRESERVADAS AS SUAS MEMÓRIAS". ESSAS ESTÁTUAS, FORAM ADQUIRIDAS ATRAVÉS DE ARRECADAÇÃO POR UMA CAMPANHA RADIOFÔNICA RADIOFÔNICA PROMOVIDA NA ÉPOCA, PELOS IRMÃOS ALMEIDA (ZÉ E ONILDO), PROPRIETÁRIOS  DA RÁDIO CULTURA DO NORDESTE, 

AUGUSTO DE FREITAS, ESCREVEU... "ACHO QUE IRANDIR COSTA (OTROPE), MERECERIA O MESMO DESTAQUE, JÁ QUE ERAM UMA DUPLA".

HUMBERTO FONSECA, ESCREVEU... "ACOMPANHEI ESTE FATO COMO BOM CARUARUENSE. REALMENTE COISA NUNCA VISTA, COM DESFILE PELAS RUAS DA CIDADE, OS RESTOS MORTAIS NUM CARRO DE BOMBEIROS. O CEMITÉRIO DOM BOSCO NÃO COUBE UM TERÇO DA MULTIDÃO QUE ACOMPANHAVA O CORTEJO FÚNEBRE. NA ÉPOCA O PREFEITO ANASTÁCIO RODRIGUES, DECRETOU LUTO OFICIAL E AUXILIOU NO QUE PODE FINANCEIRAMENTE. TAMBÉM PARTICIPOU COM O SEU SECRETARIADO DAS HOMENAGENS PÓSTUMAS AO ILUSTRE FILHO DE CARUARU".

MIGUEL MIRANDA ESCREVEU... "O APELIDO DE LUIZ JACINTO QUE FAZIA O PAPEL DE LUDUGERO, ERA LUIZ PAQUINHA. ELE TRABALHOU, ANTES DE SER COMEDIANTE, NA AGÊNCIA DOS CORREIOS EM CARUARU".

E BATISTÃO ESCREVEU... "TAMBÉM TIVE A OPORTUNIDADE E A CURIOSIDADE DE ASSISTIR TODA A MOVIMENTAÇÃO DO CORTEJO FÚNEBRE, DESDE A RESIDÊNCIA DO CORONÉ LUDUGERO, NA PRAÇA CEL. PORTO, NA RUA PRETA, ATÉ O CEMITÉRIO DOM BOSCO, COM A VISÃO PRIVILEGIADA DE CIMA DO MORRO DO BOM JESUS E CONSTATEI QUE FOI A MAIOR AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS, ACOMPANHANDO UM CORTEJO FÚNEBRE, QUE EU VI, NA MINHA CIDADE".

Nenhum comentário:

Postar um comentário