CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

terça-feira, 5 de março de 2019

SES EMITE ALERTA PARA PERIGOS QUE ESTÃO EXPOSTOS OS FOLIÕES

CARNAVAL CHEGANDO AO FIM MAS A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE EMITIU ALERTA PARA OS CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO NO PERÍODO. NO ALERTA A SES CHAMA A ATENÇÃO DO FOLIÃO PARA NÃO DESCUIDAR DO CONSUMO DE ÁGUA DURANTE A FESTA DE MOMO. A SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA PARA OS CUIDADOS COMO RECOMENDAÇÃO PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA QUEM ESTÁ BRINCANDO O TRÍDUO MOMESCO. NESSA ÉPOCA UMA DAS PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES É QUANTO AO FATO DA ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO DO FOLIÃO.

PARTIR PARA A FOLIA EM JEJUM OU PULAR REFEIÇÕES, SÃO OS ERROS MAIS COMUNS COMETIDOS PELOS FOLIÕES. POR ISSO A DICA É PREPARAR UM CAFÉ DA MANHÃ BEM REFORÇADO, COM ALIMENTOS RICOS EM CARBOIDRATOS, FIBRAS E PROTEÍNAS PARA FORNECER ENERGIA IDEAL AO CORPO. "O NOSSO CARDÁPIO REGIONAL COM INHAME, MACAXEIRA, TAPIOCA E MILHO COZIDO, ACOMPANHADO DE PROTEÍNAS COMO A EXEMPLO QUEIJO E OVOS, SÃO BOAS OPÇÕES. O FOLIÃO DEVE EVITAR INGERIR ALIMENTOS GORDUROSOS E FRITURAS, POIS A DIGESTÃO DESSES ITENS É LENTA, DIMINUINDO A NOSSA DISPOSIÇÃO", PONTUA A COORDENADORA DE NUTRIÇÃO DA SES, RIJANE BARROS. "POR ISSO DEVE DAR PREFERÊNCIA AOS ALIMENTOS DE FÁCIL DIGESTÃO, COMO FRUTAS E VERDURAS, ASSIM COMO ITENS DE PREPARAÇÃO MAIS LEVE, COMO ASSADOS E GRELHADOS" COMPLETA.

NA RUA, OS CUIDADOS COM ALIMENTAÇÃO DEVEM REDOBRADOS. A PRIMEIRA RECOMENDAÇÃO É OBSERVAR CAUTELOSAMENTE AS CONDIÇÕES DE HIGIENE DOS LOCAIS ONDE VAI SE ALIMENTAR, ASSIM COMO AS VESTIMENTAS E ACESSÓRIOS DE QUEM PREPARA OS LANCHES. "O FOLIÃO PRECISA TER UM OLHAR VIGILANTE PARA ESSES DETALHES, COMO A APARÊNCIA DOS ALIMENTOS, DO MANIPULADOR E O LOCAL EM QUE ESTÃO EXPOSTOS. OBSERVAR, POR EXEMPLO, SE O MANIPULADOR DA COMIDA USA LUVAS, LOUÇAS E OUTROS ACESSÓRIOS, FAZ TODA DIFERENÇA. É ESSENCIAL, TAMBÉM FICAR ALERTA PARA ALGUNS ITENS, COMO FRUTOS DO MAR, MAIONESE E OUTROS MOLHOS CASEIROS QUE SE DETERIORAM MAIS RÁPIDO COM O CALOR", REFORÇA RIJANE. ALIMENTOS EMBUTIDOS OU PROCESSADOS, NÃO SÃO RECOMENDADOS, POR SEREM NUTRICIALMENTE DESBALANCEADOS, ALÉM DE SEREM RICOS EM ADITIVOS E CONSERVANTES.

DURANTE OS DIAS DE FESTA, OS FOLIÕES PERDEM BASTANTE LÍQUIDOS, POR ISSO A HIDRATAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA GARANTIR O BEM-ESTAR E A ENERGIA NECESSÁRIOS PARA AGUENTAR O PIQUE MOMESCO. "EM CONDIÇÕES NORMAIS, DEVEMOS INGERIR DE DOIS A TRÊS LITROS DE ÁGUA POR DIA. NO CARNAVAL COM O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, A DICA, É INTERCALAR A INGESTÃO DE ÁLCOOL COM O CONSUMO DE ÁGUA. VALE REFORÇAR TAMBÉM QUE NUNCA DEVEMOS INGERIR ÁLCOOL COM O ESTÔMAGO VAZIO, POIS POTENCIALIZA A AÇÃO DA SUBSTÂNCIA, ALÉM DE DESIDRATAR O ORGANISMO", RESSALTA A COORDENADORA DE NUTRIÇÃO DA SES. SUCO DE FRUTAS NATURAIS E ÁGUA DE COCO TAMBÉM SÃO BEM-VINDOS PARA REIDRATAR O ORGANISMO.

"SEMPRE QUE POSSÍVEL, FIQUE ATENTO A PROCEDÊNCIA DO GELO UTILIZADO NAS BEBIDAS, POIS ELE TAMBÉM PODE SER FONTE DE CONTAMINAÇÃO. VALE LEMBRAR QUE PERNAMBUCO FOI O PRIMEIRO ESTADO BRASILEIRO A LANÇAR, EM 2015, UM SELO SANITÁRIO, PARA NORMALIZAR E FISCALIZAR A COMERCIALIZAÇÃO DO GELO", LEMBRA RIJANE.

EM CASO DE SURGIMENTO DE ALGUM SINTOMA DE INFECÇÃO INTESTINAL, AS PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES SÃO: AUMENTAR O CONSUMO DE ÁGUA, FRUTAS E VERDURAS PARA REIDRATAR O ORGANISMO. "SE OS SINTOMAS PERSISTIREM, O FOLIÃO DEVE PROCURAR O POSTO DE SAÚDE MAIS PRÓXIMO PARA AVALIAÇÃO DA EQUIPE", FINALIZA RIJANE BARROS.

COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário