CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

terça-feira, 5 de março de 2019

PERNAMBUCO REVERENCIA SEUS HERÓIS NESTE 06 DE MARÇO


AMANHÃ, É FERIADO EM PERNAMBUCO, DATA MAGNA QUE CELEBRA A REVOLUÇÃO - DIA 06 DE MARÇO, QUE COINCIDE ESTE ANO COM A QUARTA-FEIRA DE CINZAS. O GOVERNO DO ESTADO EM 2017 INSTITUIU ESSA DATA E DECRETOU FERIADO EM TODO O ESTADO E EM SUAS PROVÍNCIAS.

A REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA TAMBÉM CONHECIDA COMO REVOLUÇÃO DOS PADRES FOI UM MOVIMENTO EMANCIPACIONISTA QUE ECLODIU EM 06 DE MARÇO DE 1817, NA ENTÃO CAPITANIA DE PERNAMBUCO.

DENTRE SUAS CAUSAS DESTACAM-SE A INFLUÊNCIA DAS IDÉIAS ILUMINISTAS, PROPAGADAS PELAS SOCIEDADES MAÇÔNICAS, O ABSOLUTISMO MONÁRQUICO PORTUGUÊS E OS ENORMES GASTOS DA FAMÍLIA REAL E OS SEUS SÉQUITOS RECÉM-CHEGADOS AO BRASIL - GOVERNO DE PERNAMBUCO ERA OBRIGADO A ENVIAR PARA O RIO DE JANEIRO GRANDES SOMAS DE DINHEIRO PARA CUSTEAR OS SALÁRIOS, COMIDAS, ROUPAS E FESTAS DA CORTE, O QUE DIFICULTAVA  O ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS LOCAIS, (COMO A SECA OCORRIDA EM 1816) E OCASIONAVA O ATRASO NO PAGAMENTO DOS SOLDADOS, GERANDO GRANDE DESCONTENTAMENTO NO POVO PERNAMBUCANO E TAMBÉM NO BRASILEIRO.

ESSE FOI O ÚNICO MOVIMENTO SEPARATISTA DO PERÍODO DE DOMINAÇÃO PORTUGUESA QUE ULTRAPASSOU A FASE CONSPIRATÓRIA E ATINGIU O PROCESSO REVOLUCIONÁRIO DA TOMADA DO PODER.

CONTOU COM RELATIVO APOIO INTERNACIONAL DOS ESTADOS UNIDOS, QUE DOIS ANOS ANTES, TINHAM INSTALADO NO RECIFE, O SEU PRIMEIRO CONSULADO NO BRASIL, BEM COMO NO HEMISFÉRIO SUL, DEVIDO ÀS RELAÇÕES COMERCIAIS COM PERNAMBUCO E SE MOSTRARAM FAVORÁVEIS À REVOLUÇÃO, COMO TAMBÉM PELO FATO DE OS EX-OFICIAIS DE NAPOLEÃO BONAPARTE QUE PRETENDIAM RESGATAR O SEU LÍDER DO CATIVEIRO EM SANTA HELENA - ILHA NO MEIO DO ATLÂNTICO, MAS ENGLOBADA NOS TERRITÓRIOS AFRICANOS, POR SE ENCONTRAR GEOGRAFICAMENTE MAIS PRÓXIMA DE ANGOLA NA ÁFRICA, DO QUE DA AMÉRICA DO SUL, LEVANDO-O A PERNAMBUCO E EM SEGUIDA A NOVA ORLEANS. NAPOLEÃO FALECEU EXILADO NAQUELA ILHA.

NO COMEÇO DO SÉCULO XIX PERNAMBUCO, ERA A CAPITANIA MAIS RICA DO BRASIL COLÔNIA. RECIFE E OLINDA, AS DUAS MAIORES URBES PERNAMBUCANAS, TINHAM JUNTAS CERCA DE 40 MIL HABITANTES E O RIO DE JANEIRO, CAPITAL DA COLÔNIA, POSSUÍA 60 MIL HABITANTES. O PORTO DO RECIFE, ESCOAVA GRANDE PARTE DA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR, PRODUZIDA NAS CENTENAS DE ENGENHOS DA ZONA DA MATA, CUJO LITORAL SE ESTENDIA DA FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO ATÉ A VILA DE GOIANA. ALÉM DA SUA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E POLÍTICA, OS PERNAMBUCANOS TINHAM PARTICIPADO DE DIVERSAS LUTAS LIBERTÁRIAS. A PRIMEIRA E MAIS IMPORTANTE TINHA SIDO A FAMOSA INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA EM 1645. DEPOIS NA GUERRA DOS MASCATES FOI AVENTADA A POSSIBILIDADE DE PROCLAMAR A INDEPENDÊNCIA DE OLINDA.

AS IDÉIAS LIBERAIS QUE ENTRAVAM NO BRASIL JUNTO COM VIAJANTES ESTRANGEIROS E POR MEIO DE LIVROS E DE OUTRAS PUBLICAÇÕES INCENTIVAVAM O SENTIMENTO DE REVOLTA ENTRE A ELITE PERNAMBUCANA, QUE PARTICIPAVA ATIVAMENTE DESDE O FIM DO SECULO XVIII DE SOCIEDADES SECRETAS COMO AS LOJAS MAÇÔNICAS, QUE SERVIAM COMO LOCAIS DE DISCUSSÃO E DIFUSÃO DAS IDÉIAS REVOLUCIONÁRIAS. NAS SOCIEDADES SECRETAS REUNIAM-SE INTELECTUAIS, RELIGIOSOS E MILITARES, PARA ELABORAR PLANOS PARA A REVOLUÇÃO.

A FUNDAÇÃO DO SEMINÁRIO DE OLINDA, FILIADO A IDÉIAS ILUMINISTAS DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO PARA O SUCESSO DO LEVANTE. NÃO É POR OUTRO MOTIVO, QUE O MOVIMENTO FICARIA CONHECIDO COMO "REVOLUÇÃO DOS PADRES", DADA A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DO CLERO CATÓLICO. FREI CANECA TORNAR-SE-IA COMO UM SÍMBOLO DE LIDERANÇA DO MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO.

DOM JOÃO VI PROVOCOU A INSATISFAÇÃO DO POVO PERNAMBUCANO ANTE A OBRIGATORIEDADE DE SE PAGAR IMPOSTOS PARA A MANUTENÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO, ENQUANTO NO RECIFE A ILUMINAÇÃO ERA PRATICAMENTE INEXISTENTE.

OS FATORES TAMBÉM CONTRIBUÍRAM PARA AGRAVAR A SITUAÇÃO: A GRANDE SECA DE 1816, ACENTUOU A FOME E A MISÉRIA OCASIONANDO UMA QUEDA NA PRODUÇÃO DO AÇÚCAR E DO ALGODÃO, PRODUTOS QUE ERAM A BASE DA ECONOMIA DA CAPITANIA DE PERNAMBUCO E QUE COMEÇARAM A SE REFLETIR, DEVIDO A CONCORRÊNCIA DO ALGODÃO PELOS ESTADOS UNIDOS E PELO AÇÚCAR DE JAMAICA.

INFLUÊNCIAS EXTERNAS COM A DIVULGAÇÃO DE IDÉIAS LIBERAIS E ILUMINISTAS, ESTIMULARAM AS CAMADAS POPULARES DE PERNAMBUCO PARA A ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO DE 1817.

TAMBÉM OUTRO FATOR PREPONDERANTE FOI A CRESCENTE PRESSÃO DOS ABOLICIONISTAS DA EUROPA QUE VINHAM CRIANDO GRADATIVAS RESTRIÇÕES AO TRÁFICO DE ESCRAVOS - MÃO DE OBRA QUE SE TORNAVA CADA VEZ MAIS CARA E QUE ERA O MOTOR DA PRODUÇÃO DE TODA ECONOMIA AGRÁRIA DE PERNAMBUCO.

POR FIM, COMO ISSO NÃO BASTASSE, CRIOU-SE A IDÉIA DE UM MOVIMENTO  QUE QUERIA A INDEPENDÊNCIA DE
PERNAMBUCO SOB O REGIME REPUBLICANO. 

A REVOLUÇÃO INICIOU-SE COM A OCUPAÇÃO DO RECIFE EM 06 DE MARÇO DE 1817. NO REGIMENTO DE ARTILHARIA, O CAPITÃO JOSÉ DE BARROS LIMA, CONHECIDO COMO LEÃO COROADO, REAGIU A VOZ DE PRISÃO E MATOU A GOLPES DE ESPADA O COMANDANTE BARBOSA DE CASTRO. DEPOIS NA COMPANHIA DE OUTROS MILITARES REBELADOS TOMOU O QUARTEL E ERGUEU TRINCHEIRAS NAS RUAS VIZINHAS PARA IMPEDIR O AVANÇO DAS TROPAS MONARQUISTAS. O GOVERNADOR CAETANO PINTO DE MIRANDA MONTENEGRO QUE OBEDECIA AS ORDENS DE DOM JOÃO VI. REFUGIOU-SE NO FORTE DO BRUM, MAS CERCADO PELAS TROPAS REVOLUCIONÁRIAS, RENDEU-SE EM SEGUIDA.

O MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO FOI COMANDADO POR DOMINGOS JOSÉ MARTINS, COM O APOIO DOS RELIGIOSOS: PADRE JOÃO RIBEIRO, PADRE MIGUELINHO, PADRE ROMA, VIGÁRIO TENÓRIO, FREI CANECA E MAIS ANTÔNIO DE ANDRADE E SILVA (IRMÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO), JOSÉ BARROS LIMA, DOMINGOS TEOTÔNIO JORGE, MANOEL CORREA DE ARAÚJO, CRUZ  JOSÉ LUIZ DE MENDONÇA E GERVÁSIO PIRES, ENTRE OUTROS.

EM 29 DE MARÇO, FOI CONVOCADA UMA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE, COM REPRESENTANTES ELEITOS EM TODAS AS COMARCAS. NELA FOI ESTABELECIDA A SEPARAÇÃO ENTRE OS PODERES: LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO. O CATOLICISMO FOI MANTIDO COMO RELIGIÃO OFICIAL, PORÉM COM LIBERDADE DE CULTO. FOI PROCLAMADA A LIBERDADE DE IMPRENSA - UMA GRANDE NOVIDADE NO BRASIL DA ÉPOCA COLONIAL E FORAM ABOLIDOS ALGUNS IMPOSTOS. MAS A ESCRAVIDÃO FOI MANTIDA.

Á MEDIDA QUE O CALOR DAS DISCUSSÕES E A REVOLTA CONTRA A OPRESSÃO PORTUGUESA AUMENTAVAM, CRESCIA TAMBÉM O SENTIMENTO DE PATRIOTISMO DOS PERNAMBUCANOS, AO PONTO DE PASSAREM A USAR NAS MISSAS, A AGUARDENTE (EM LUGAR DO VINHO) E A HÓSTIA FEITA DE MANDIOCA (LUGAR DO TRIGO), COMO FORMA DE MARCAR A IDENTIDADE DE PERNAMBUCO.

AS TENTATIVAS DE OBTER APOIO DAS CAPITANIAS VIZINHAS FRACASSARAM. BAHIA, O EMISSÁRIO DA REVOLUÇÃO JOSÉ INÁCIO RIBEIRO DE ABREU E LIMA - O PADRE ROMA, FOI PRESO AO DESEMBARCAR E IMEDIATAMENTE FUZILADO, POR ORDEM DO GOVERNADOR, O CONDE DOS ARCOS. NO RIO GRANDE DO NORTE, O MOVIMENTO CONSEGUIU A ADESÃO DO PROPRIETÁRIO DE UM GRANDE ENGENHO DE AÇÚCAR
ANDRÉ DE ALBUQUERQUE MARANHÃO, QUE DEPOIS DE PRENDER O GOVERNADOR, JOSÉ INÁCIO BORGES, OCUPOU NATAL E FORMOU UMA JUNTA GOVERNATIVA, PORÉM NÃO DESPERTOU  O INTERESSE DA POPULAÇÃO E FOI TIRADO DO PODER EM POUCOS DIAS.

A TRANQUILIDADE DA FUTURA VILA IMPERIAL DE PATOS, (ATUAL CIDADE PARAIBANA DE PATOS) FOI QUEBRADA PELA EFERVESCÊNCIA DA REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA, QUE CULMINARIA NO MOVIMENTO DENOMINADO CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR. O VIGÁRIO DE POMBAL, JOSÉ FERREIRA NOBRE, ASSUMIU A FUNÇÃO DE PROPAGÁ-LA EM TODO O SERTÃO DA PARAÍBA. COMO ÚNICO CAMINHO QUE LIGAVA O INTERIOR AO MUNDO CIVILIZADO, PATOS, TAMBÉM SE TORNOU ROTA DOS REVOLUCIONÁRIOS.

NO CEARÁ, A PERNAMBUCANA RADICADA NO CARIRI, BÁRBARA DE ALENCAR E SEU FILHOS TRISTÃO GONÇALVES ADERIRAM AO MOVIMENTO, MAS FORAM DETIDOS PELO CAPITÃO-MOR DO CRATO, JOSÉ PEREIRA FILGUEIRAS, POR ORDEM DO GOVERNADOR CEARENSE MANUEL INÁCIO DE SAMPAIO E PINA FREIRE. JOSÉ PEREIRA FILGUEIRAS, PARTICIPOU MAIS TARDE DA LUTA PELA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NO MARANHÃO E DA CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR, QUANDO SE UNIU A TRISTÃO GONÇALVES, CONTRA O GOVERNO IMPERIAL, SENDO CONSIDERADO UM DOS SEUS HERÓIS.

A REPRESSÃO AO MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO PERNAMBUCANO FOI SANGRENTA. TROPAS PORTUGUESAS CHEFIADAS POR LUIZ DO REGO BARRETO AVANÇARAM PELO SERTÃO DE PERNAMBUCO, A PARTIR DO TERRITÓRIO BAIANO, ENQUANTO UMA FORÇA NAVAL DESPACHADA DO RIO DE JANEIRO BLOQUEOU O PORTO DO RECIFE. EM POUCOS DIAS, 08 MIL HOMENS CERCAVAM A CAPITANIA. NO INTERIOR, A BATALHA DECISIVA FOI TRAVADA NA LOCALIDADE DE IPOJUCA. DERROTADOS, OS REVOLUCIONÁRIOS, TIVERAM DE RECUAR EM DIREÇÃO AO RECIFE. EM 19 DE MAIO, AS TROPAS IMPERIAIS ENTRARAM NA CIDADE E A ENCONTRARAM ABANDONADA E SEM DEFESA. O GOVERNO REVOLUCIONÁRIO, ISOLADO, NO DIA SEGUINTE SE RENDEU.

EM PUNIÇÃO PELO MOVIMENTO, NOVE RÉUS  FORAM ENFORCADOS, E QUATRO FORAM  ARCABUZADOS (ASSASSINADOS A TIROS). E ESQUARTEJADOS MUITOS DELES TIVERAM OS SEUS CORPOS MUTILADOS, DEPOIS DE MORTOS. O PADRE JOÃO RIBEIRO, SUICIDOU-SE, MAS O SEU CORPO FOI DESENTERRADO, ESQUARTEJADO E SUA CABEÇA EXPOSTA EM PRAÇA PÚBLICA. UM EPISÓDIO QUE EMOCIONOU ATÉ OS CARRASCOS, FOI O DA EXECUÇÃO DO VIGÁRIO TENÓRIO. FOI ENFORCADO
E TEVE AS MÃOS DECEPADAS E O CORPO ARRASTADO PELAS RUAS DE RECIFE. OUTRAS DEZENAS DE REVOLTOSOS MORRERAM NA PRISÃO.

APESAR DOS REVOLUCIONÁRIOS TEREM FICADO NO PODER POR MENOS DE TRÊS, O MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO PERNAMBUCANO CONSEGUIU ABALAR A CONSTRUÇÃO DO IMPÉRIO PORTUGUÊS, SONHADO POR DOM JOÃO VI. COM ISSO, A COROA NUNCA MAIS FICARIA SEGURA DE QUE SEUS SÚDITOS ERAM IMUNES À CONTAMINAÇÃO DAS IDÉIAS RESPONSÁVEIS PELA SUBVERSÃO DA ANTIGA ORDEM DA EUROPA.

TAMBÉM EM RETALIAÇÃO, A COMARCA DE ALAGOAS, CUJOS PROPRIETÁRIOS HAVIAM SE MANTIDO FIÉIS À COROA, POR SANÇÃO DE DOM JOÃO VI DE PORTUGAL, E COMO RECOMPENSA, FOI DESMEMBRADA DE PERNAMBUCO E PUDERAM FORMAR UMA CAPITANIA AUTÔNOMA.

EM 2007, O DIA 06 DE MARÇO FOI DECLARADO A DATA MAGNA DE PERNAMBUCO, EM HOMENAGEM À REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA. 

EM 2009, O GOVERNO DE PERNAMBUCO, APROVOU OUTRA LEI, ALTERANDO A DATA MAGNA DO ESTADO, PARA O PRIMEIRO DOMINGO DO MÊS DE MARÇO, EM CADA ANO.

EM 2017, POR OCASIÃO DO BICENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA, O GOVERNO DE PERNAMBUCO APROVOU UMA NOVA LEI, ALTERANDO NOVAMENTE A DATA MAGNA DO ESTADO PARA 06 DE MARÇO, REINSTITUINDO ASSIM, O DIA COMO FERIADO CIVIL, EM HOMENAGEM AOS NOSSOS GRANDES HERÓIS.

COM INFORMAÇÕES COMPILADAS DO WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário