CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Em Caruaru, barragem de Taquara só tem 5% da capacidade

 
Imagem TV Asa Branca
 
A última vez que os moradores viram o açude sangrar foi há três anos. A população reclama que a distribuição de água está beneficiando mais uma cidade do que a própria comunidade.

A barragem de Taquara, que abastece algumas comunidades da área rural de Caruaru, está apenas com 5% da capacidade. Com isso, os moradores precisam economizar. Eles reclamam também, que a distribuição de água está beneficiando mais uma cidade do que a própria comunidade. Veja na reportagem.

A barragem fica em Taquara de Baixo e, além de abastecer os moradores desta área, a água deveria chegar até as casas de Taquara de Cima, Alto do Moura e outras comunidades vizinhas. Mas o açude está secando e a quantidade de água que resta só tem ‘fôlego’ para chegar as casas mais próximas do reservatório.

Além da seca, outros fatores castigam o açude. De acordo com o agricultor Wilmar Augusto, a água está sendo distribuida com mais intensidade para outros locais. “Tem um cano enorme levando água para São Caetano, 24 horas por dia. Os moradores de lá recebem mais água de que  nós”, disse.

A última vez que os moradores viram o açude sangrar foi há três anos. A capacidade total do reservatório é de 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de água. Hoje, a barragem não tem nem 5% da capacidade.

Com pouca água, sobra só lama. No solo, também tem as rachaduras, que são as cicatrizes deixadas pelo desgaste. O ambientalista João Domingos alerta para um problema maior. Com o tempo, a terra se acumula no fundo da barragem e ocasiona o assoreamento.

O fotógrafo Agenor José é mais um prejudicado e cobra providências. “Eu peço que a prefeitura tire a lama do fundo da barragem, porque quando o reservatório voltar a encher, com a lama tirada, vai ter mais capacidade para encher de água”.

De acordo com a Compesa, dentro de 10 dias, uma equipe irá ao local para um levantamento técnico das condições da barragem de Taquara. O resultado da visita indicará se existe a necessidade do assoreamento do reservatório. Então, no dia 17 de dezembro, voltamos à Taquara para mostrar o que foi resolvido.

Portal MaisAB.Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário