Imagens da TV Asa Branca.
Nessa quinta-feira, 13 se dezembro - dia do nascimento de Luiz Gonzaga, também é dia de Santa Luzia, a
protetora dos olhos. O rei do baião tinha muita devoção à Santa, assim
como as centenas de pessoas que foram hoje à capela do Monte Bom Jesus.
Um detalhe: a capela completou hoje 110 anos.
Por volta das seis horas da manhã uma miltão se formou em frente da Igreja do Morro do Bom Jesus, como tradicionalmente acontece anualmente para partiocipar dos festejos em homenagem à Santa - Protetora dos olhos, que para os Católicos significa "Caminho da Luz".
A maioria das pessoas presentes acendeu velas para agradecer às graças alcançadas e outras procuraram também fazer novas promessas A celebração da missa solene foi presidida pelo Bispo Diocesano de Caruaru Bernardino Marchió - Dom Dino. Todos acompanharam atentos à pregação do Bispo da Capital do Agreste.
Assim como todos os Nordestinos, a vida de Luiz Gonzaga era guiada pela devoção aos santos. Ele aprendeu, logo cedo, com a mãe dona Santana, a adorar a Santa, a quem ele sempre recorria nos momentos de dificuldades e também nos de conquistas.
O fato é explicado pelo Historiador José Urbano que afirma que Gonzagão além de ter declarado isso por diversas vezes, "o próprio nome dele tem exatamente este detalhe: Luís, é primordialmente uma referência ao nome masculino de Luzia - em homenagem à Santa - no dia do seu nascimento 13 de dezembro. Gonzaga, foi uma sugestão do Padre José Fernandes que o batizou e Nascimento, pelo fato que ele que ele nasceu em dezembro, que é o mês do nascimento de Jesus Cristo, que foi também outra sugestão do Padre que o batizou na manhã do dia cinco de janeiro de 1913 - véspera do dia de Reis. Também esse é um detalhe curioso: quem sabe nas entrelinhas, já estava escrito que ele seria Rei de alguma coisa, sen depois escolhido como o nosso Rei do Baião", finalizou.
Com informações do Portal Maisab.Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário