CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

A TRANSNORDESTINA PODE SER IMPULSIONADA POR BOLSONARO


TRANSNORDESTINA, É UMA DAS OBRAS QUE BOLSONARO PODE DESTRAVAR NO NORDESTE
IMAGEM: DIEGO NIGRO/JC IMAGEM;

OUTRA OBRA, A QUAL DEVE SER DADA CONTINUIDADE NO GOVERNO DE BOLSONARO, É A TRANSNORDESTINA, QUE IRÁ BENEFICIAR PIAUÍ, CEARÁ E PERNAMBUCO. A CONSTRUÇÃO ESTÁ PARALISADA DESDE 2016, QUANDO O TCU IMPEDIU REPASSES DE RECURSOS PÚBLICOS PARA A FERROVIA. ATÉ O MOMENTO, JÁ FORAM REPASSADOS R$ 6,4 BILHÕES.

EM PROJETO APRESENTADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, A TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA S. A. (TLSA) - EMPRESA RESPONSÁVEL PELA IMPLANTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO - MOSTROU QUE A FERROVIA, SÓ SERÁ CONCLUÍDA EM 2027, - 17 ANOS APÓS A PREVISÃO OFICIAL, PRECISANDO DO APORTE DE MAIS R$ 6,3 BILHÕES. OS TRILHOS CHEGARÃO A PERNAMBUCO, POR ÚLTIMO.

EM NOTA, ENVIADA AO JC, A TLSA, AFIRMA QUE REORGANIZOU O PROJETO, EM PARCERIA COM OS MINISTÉRIOS DO PLANEJAMENTO, DOS TRANSPORTES E DA CASA CIVIL, PARA PERMITIR SUA CONTINUIDADE, A PARTIR DO FIM DE 2019, TENDO COMO UM DOS PONTOS PRINCIPAIS, "A ENTRADA DE NOVOS PARCEIROS ESTRATÉGICOS". CIRCUITOS COMERCIAIS INDEPENDENTES ENTRARIAM EM OPERAÇÃO\EM 2022. O ÚLTIMO ORÇAMENTO PREVISTO, É DE R$ 11 MILHÕES.

JÁ EM AUDIÊNCIA NO SENADO, SOBRE O ASSUNTO, A AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES (ANTT), ADMITIU QUE A CONCESSÃO DA FERROVIA, PODE SER REVOGADA. A AGÊNCIA INSTAUROU PROCESSO ADMINISTRATIVO, PARA APURAR AS RAZÕES QUE LEVARAM AO ATRASO DA OBRA. O ECONOMISTA E SÓCIO-DIRETOR DA CEPLAN CONSULTORIA, JORGE JATOBÁ, DEFENDE A MUDANÇA DE PARCEIRO. " O PRIMEIRO PASSO, É TERMINAR O QUE ESTÁ EM CURSO, MUDAR O PARCEIRO DA TRANSNORDESTINA. ASSIM COMO A TRANSPOSIÇÃO, É UMA OBRA ESTRATÉGICA QUE AJUDARIA MUITO O NORDESTE", COMENTA. PARA ELE, É PRECISO MODIFICAR, À MALHA RODOVIÁRIA, CONSTRUIR NOVAS OU CONCESSIONAR, VIA PPPS OU CONCESSÕES. "DEPOIS, É PRECISO MELHORAR A INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA E RODOVIÁRIA, PARA QUANDO TERMINAR A TRANSNORDESTINA. ISSO MELHORARIA A LOGÍSTICA. ISSO É INTERESSANTE, PORQUE A REGIÃO, ESTÁ MAIS PRÓXIMA DO MERCADO EUROPEU", CONCLUIU O ECONOMISTA.

COM INFORMAÇÕES NE-10 - POR BIANCA BION.

Nenhum comentário:

Postar um comentário