CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

segunda-feira, 17 de março de 2014

Fórmula Truck realizada com calor de Pernambuco.

Atual vencedor, pernambucano Beto Monteiro inicia busca pelo tricampeonato na categoria.

Foto Divulgação

Prova foi realizada no autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru, neste domingo, a partir das 13h.

Atual campeão da Fórmula Truck, o pernambucano Beto Monteiro não poderia ter um início de temporada mais motivador. É que neste domingo o piloto começa sua campanha rumo ao tricampeonato “em casa”, no autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru. A pista da cidade do Agreste pernambucano é a única em todo o Nordeste na categoria, por isso ela foi contemplada com a realização da abertura da 19ª temporada. Em 2014, serão 10 etapas no total e 27 competidores disputando os títulos Brasileiro e Sul-Americano. A largada do GP Aurélio Batista Félix está marcada para as 13h. É aguardado um público de 45 mil pessoas no local. 

Para pilotos e equipes, a principal novidade do ano está no novo regulamento, que prevê a extinção do catalisador (filtro de partículas). 

A alteração no motor dos caminhões mais velozes do Brasil implicará na produção de menos fumaça – o que é um alívio para a questão ambiental. Outra mudança encontra-se na parte técnica. Com menos fumaça, a potência também diminuirá. Isso, porém, não afetará a disputa na pista, uma vez que todas as equipes encaram a mesma situação. Inclusive, a abolição do equipamento foi um pedido de cerca de 80% das equipes, que estavam preocupadas com o excesso de quebras.

“Acredito que a medida foi válida porque vamos evitar muitas quebras de motor e abandonos de provas. Principalmente quando a corrida for em um lugar mais quente como aqui, em Caruaru”, opinou Beto, que é a favor do novo regulamento. O pernambucano reúne 12 anos de experiência na Truck, nos quais conseguiu dois títulos de campeão, em 2004 e 2013, além do troféu do sul-americano, também no ano passado.

Apesar do currículo vencedor, Beto só faturou o GP caruaruense uma vez, em 2004. A ausência de vitórias em casa não o incomoda, pelo contrário. “Existe a gana de buscar a vitória ainda mais. Não consigo ver isso (a escassez de triunfos em casa) como algo negativo. Esse ano, por exemplo, eu estou planejando um ano muito bom. Vamos continuar com a mesma linha de trabalho do ano passado e isso é ótimo para dar continuidade ao que começamos”, observou o pernambucano.

Outro piloto que está otimista com a nova regra é Geraldo Piquet, filho mais velho do tricampeão da Fórmula 1 Nelson Piquet. “Espero um número menor de quebras, já que as equipes devem conseguir exigir menos do equipamento”, falou à assessoria de imprensa da Truck. Assim como Beto, Piquet disputa sua 12ª temporada na categoria e está confiante em conquistar um bom resultado em Pernambuco. “Gosto de correr em Caruaru, onde o público é intenso. Já passei perto da vitória aqui e vamos trabalhar para que ela venha agora”, completou.

A principal característica da Fórmula Truck é o alto nível de competitividade. Dos 27 pilotos, Beto apontou pelo menos nove como adversários diretos. São competidores com mais “tradição” como o Wellington Cirino e Geraldo Piquet, da Mercedes Benz, e outros nomes que sempre podem surpreender como André Marques, da Man Latin America. “Vamos esperar a largada para decidir na pista. O que posso dizer é que a competição será bonita”, finalizou Beto.

Do NE 10 - JC online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário