CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Aumento das passagens de ônibus coletivos em Caruaru gera protestos



Desde os primeiros dias deste ano, o assunto se transformou em polêmica na Capital do Agreste: o aumento das passagens de ônibus. Os empresários, proprietários dos ônibus coletivos urbanos da cidade, estão discutindo valores e preparando planilhas de custos para serem apresentadas à Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes de Caruaru – Destra, propondo um aumento no valor de 30% no valor das tarifas cobradas ao público usuário no momento.

Os empresários alegam na sua justificativa de que os preços atuais estão defasados em função do fato de que há dois anos o transporte urbano da cidade não teve reajuste no sentido de cobrir a inflação nem a planilha de custos do setor.

Um ato público está programado para ser realizado nesta quarta-feira (16), às 08 horas da manhã no Marco Zero da cidade, com o objetivo de protestar contra a pretensão dos empresários do setor de Transportes Urbanos de Caruaru que estão pleiteando apresentar proposta junto à Destra, para aumento das passagens dos ônibus urbanos da cidade num percentual de 30% de reajuste.




O protesto desta quarta-feira em Caruaru é promovido pelas lideranças Estudantis e Sindicais que vem realizando reuniões com o objetivo de mobilizar a sociedade local contra a pretensão dos empresários dos transportes urbanos da cidade. Na oportunidade serão distribuídos, além de uma “Carta Aberta”, um “Abaixo-Assinado” que coletará assinaturas para que não haja proposta de reajuste em 2013. Atualmente, o valor da passagem de ônibus urbano em Caruaru, é de R$ 1,80. Se a proposta patronal entrar em vigor, a mesma passagem passará para R$ 2,34.

No último domingo, mais de vinte e cinco entidades de classe se reuniram para discutir e planejar uma série de ações de protestos contra o aumento no preço das passagens nos ônibus coletivos da cidade.


Milton Manoel é membro do Conselho Municipal de Transportes de Caruaru – Comute alega “que o Conselho Municipal não tem sido respeitado de uma vez que aí, há uma quebra clara do princípio da legalidade, quando a administração pública é obrigada, a convocar este Conselho para discutir, não só o aumento das passagens de ônibus, mas tudo que envolve transporte coletivo de Caruaru”.


No áudio abaixo o Dirigente Sindical Milton Manoel explica as razões do protesto das Classes Sindicais e Estudantis e diz o que tá pegando na proposta patronal...




Com informações da TV Jornal Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário