CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

terça-feira, 12 de março de 2013

Missa e sessão solene marcam hoje o centenário de João Lyra Filho


O então Prefeito João Lyra Filho, nos anos 60, inaugurando um centro de artesenato em Caruaru.

Centenário de João Lyra Filho é lembrado com homenagens em Caruaru.

Se fosse vivo, o ex-Deputado Estadual e ex-Prefeito, pai de Fernando Lyra e João Lyra Neto, completaria cem anos nesta terça.

Homenagens marcam nesta terça-feira (12), em Caruaru, o centenário de nascimento do ex-Deputado Estadual e ex-Prefeito da cidade João Lyra Filho, pai do Vice-Governador João Lyra Neto (PDT), do ex-Ministro da Justiça Fernando Lyra, falecido em fevereiro, e avô da Deputada Estadual Raquel Lyra (PSB). Missa e sessão solene na Câmara de Vereadores são algumas das ações que lembrarão o patriarca dos Lyras, que também lançou o Prefeito José Queiroz (PDT) na política. João Lyra Filho nasceu no dia 12 de março de 1913.

A cerimônia religiosa está marcada para as 19h, na Igreja da Conceição, no Centro de Caruaru. Em seguida, amigos e parentes seguem para a Câmara de Vereadores, onde haverá entrega de medalhas aos familiares.

João Lyra Filho teve papel importante na vida pública de Caruaru e rivalizou durante muitos anos com Drayton Nejaim a hegemonia na política local. A trajetória dele começou em 1959, quando assumiu a prefeitura do município pela primeira vez, através de coligação liderada pela antiga UDN, permanecendo no cargo até 1963. Foi Deputado Federal de 1966 a 1970.

A segunda gestão à frente da Prefeitura de Caruaru foi de 1973 a 1976, após ter sido eleito pelo MDB, em plena época da ditadura militar. Também foi Deputado Estadual por dois mandatos consecutivos, de 1982 a 1990. João Lyra Filho nasceu no município de Lagoa dos Gatos e morreu em 1999, aos 86 anos, vítima de insuficiência respiratória.

“Meu pai foi um homem sensível, ativo, empreendedor. Construiu amigos, negócios e patrimônio. Abraçou a vida pública voltado para promover condições melhores para todos. Sua conduta e seus valores foram o seu maior legado”, destacou o Vice-Governador João Lyra Neto.

Arquivo JC - Pedro Romero - Jornal do Comércio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário