CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Secretário Estadual de Saúde visita Caruaru e apresenta UPAE a Prefeitos da região



 
O Secretário de Saúde Antônio Carlos Figueira esteve em Caruaru nessa quarta-feira(23) vistoriando as obras do Hospital São Sebastião que passa por reforma em suas instalações. Na oportunidade, o Secretário apresentou aos Prefeitos das 32 cidades que fazem parte da IV Geres – Gerência Regional de Saúde do Estado, as novas instalações da UPAE de Caruaru.


O Secretário esteve acompanhado do Prefeito da cidade de Caruaru José Queiroz. Juntos os dois, vistoriaram as obras de reforma daquele Hospital. Em seguida, a comitiva foi até a Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado – UPAE.


De acordo com o Secretário de Saúde do estado Antônio Carlos Figueira, além da UPAE, os Hospitais São Sebastião e Mestre Vitalino são considerados, o maior investimento em saúde do Norte e Nordeste, em apenas uma única cidade do interior.

O Secretário afirmou, “já fizemos um investimento da ordem de 15 milhões no Regional do Agreste. Duplicamos a sua capacidade, praticamente e agora nós estamos fazendo a entrega da UPAE. Em novembro, ela vai começar a funcionar, dando a oportunidade a toda a região de saúde que Caruaru congrega de exames e consultas especializadas. Depois, nós vamos inaugurar o Hospital Mestre Vitalino – o maior Hospital construído em Pernambuco, nos últimos 50 anos. Hospital com 310 leitos”, frisou o Secretário. 


Antônio Figueira continuou a falar sobre as importantes obras que o Governo do Estado está construindo na Capital do Agreste,”no começo de janeiro, vamos inaugurar o Hospital São Sebastião. Em junho do próximo ano, vamos inaugurar o Hospital da Mulher. Então, são 600 novos leitos criados, aqui, para a região de Caruaru, num investimento da ordem de mais de 200 milhões de reais”, finalizou o Secretário Estadual de Saúde.   


Quando estiver pronta, a UPAE de Caruaru vai beneficiar mais de um milhão e 200 mil habitantes dos 32 municípios satélites da IV Gerência Regional de Saúde que a Capital do Agreste comanda. A Unidade vai realizar anualmente, mais de 120 mil consultas e também mais de 300 mil exames especializados. Inicialmente, a Unidade oferecerá entre outros os exames de cardiologia, oftalmologia, dermatologia e além de realizar também mais de sete mil cirurgias ambulatoriais por ano.


No ambulatório, o serviço contará com consultas médicas em mais de dez especialidades, como Alergologia, Cirurgia Geral, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia e Urologia. Já no moderno centro de exames e diagnósticos, serão oferecidos exames laboratoriais e oftalmológicos, raio-x, ultrassonografia, Audiometria, Mapa, Holter, Endoscopia, Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, Eletrocardiografia, Teste Ergométrico, entre outros. Além disso, a unidade será equipada com bloco cirúrgico, para a realização de pequenas e médias cirurgias, e hospital-dia.


Com a construção das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada, em todas as regiões de Pernambuco, será reduzida a enorme demanda dos moradores do interior por consultas com especialista. Este ano, já foram entregues as UPAEs de Garanhuns e Petrolina. Além da de Caruaru, outras 12 estão sendo construídas em Abreu e Lima, Belo Jardim, Carpina, Escada, Goiana, Limoeiro, Palmares, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro e Ouricuri.


Em três meses de funcionamento, a UPAE de Petrolina, que possui em sua estrutura uma UPA de urgência, realizou 10.189 exames e consultas, em especialidades como Cardiologia, proctologia, dermatologia e endocrinologia. Já a UPAE de Garanhuns realizou, em três meses de funcionamento, 5.933 exames e consultas, em especialidades como cirurgia geral, endócrino, gastroenterologia, nefrologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.


SÃO SEBASTIÃO – Antes do encontro com os prefeitos e secretários de Saúde, Figueira aproveitou a visitaà Caruaru para observar o andamento das obras do Hospital São Sebastião, que tiveram início no começo do ano. A unidade, fechada em 2004, após fortes chuvas que causaram infiltrações em sua estrutura, terá 60 leitos para pacientes de clínica médica e contará com uma Unidade de Cuidados Paliativos, com 20 leitos.


Na enfermaria clínica, serão tratados pacientes com problemas renais, respiratórios, com diabetes e hipertensão, com sequelas de Acidente Vascular Cerebral, entre outros. A reabertura do Hospital São Sebastião foi uma demanda da população de Caruaru durante o Seminário Todos por Pernambuco. Ao todo, os investimentos na reforma da unidade estão orçados em, aproximadamente, R$ 5 milhões. A reabertura está prevista para acontecer até o final deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário