CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Chuvas de até 51 mm são registradas no Sertão de Pernambuco, diz Apac.

Pontos de alagamento em Santa Cruz do
Capibaribe (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca).

Maior índice ocorreu em Itapetim; chuvas também aconteceram no Agreste.

'Entre janeiro e março é normal que ocorram estas chuvas', segundo Apac.

Fortes chuvas - de até 51 mm - foram registradas durante a terça-feira (23) no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o fenômeno é comum na região nesta época do ano. "Entre janeiro e março é normal que ocorram estas chuvas. O fenômeno acontece devido a dois sistemas: a zona de convergência intertropical e os vórtices ciclônicos. Quanto há instabilidade nestes sistemas, há chuva", informou ao G1 a meteorologista Aparecida Fernandes.

Segundo dados da Apac, as chuvas ocorreram nos municípios de Brejinho (17 mm), Carnaíba (10 mm), Ingazeira (27 mm), Itapetim (51 mm), Santa Cruz da Baixa Verde (13 mm), Sertânia (36 mm), Tabira (10 mm), Triunfo (10,8 mm) e Tuparetama (12 mm).

O G1 tentou entrar em contato com as prefeituras dos municípios onde ocorreram maior índice de chuva para saber se houve algum transtorno devido o fenômeno, mas as ligações não foram atendidas.

Chuvas no Agreste
 
Nos municípios de Jataúba e Santa Cruz do Capibaribe também foram registradas fortes chuvas, conforme informou a Apac. Choveu 25 mm e 29 mm, respectivamente. "O volume de ontem equivale a 70% do que é esperado para o mês", explicou ao G1 o metereologista Hailton Dias sobre a chuva de Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo a Coordenação de Proteção e Defesa de Santa Cruz do Capibaribe, foram registrados "vários pontos de alegamento nas proximidades de córregos, e pontos baixos (antigos lagos), na área urbana, mas sem grande alterações. Registramos queda de uma árvore no bairro Rio Verde, e parte (galhos) de outra". Uma árvore na Rua do Rio "atingiu a rede elétrica, mas não partiu os fios. A situação foi contornada e solucionados os problemas com a interdição da área e posteriormente desobstruída a via", disse o coordenador Bartolomeu das Neves.

Do G1 Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário