LEIAM OS NOSSOS BLOGS

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Prepare-se para o Galo da Madrugada

 
Símbolo do carnaval pernambucano desfila neste sábado (9/2), a partir das 9h 

Galo da Madrugada sai às ruas neste sábado (9/2). Foto: Executiva Press/Divulgação

É obrigatório para o turista que vem passar o carnaval no Recife participar do Galo da Madrugada, o mais tradicional bloco de rua de Pernambuco. Pelo 36º ano, o desfile acontece no Centro do Recife e envolve mais de 40 artistas em 25 trios elétricos, a partir das 9h, com concentração na Travessa do Forte. "Nossa expectativa é termos um mar de gente, mais de dois milhões de pessoas", revela o presidente do bloco, Rômulo Meneses. O Galo da Madrugada figura no Guiness Book como maior agremiação carnavalesca do mundo.

O tema deste ano é O Rio São Francisco deságua no mar do frevo, em homenagem ao ritmo que foi eleito Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2012. Entre os convidados deste ano, Fafá de Belém, Maestro Spok, Carlinhos Brown, Armandinho, André Rio, Toni Garrido, Luiza Possi, Gerlane Lops, Quinteto Violado, Marina Elali, Gaby Amarantos, Nena Queiroga, Rogério Rangel, Lia Sophia, Almir Rouche, Elba Ramalho, Josildo Sá, Geraldinho Lins, Nonô Germano, Benil, Som da Terra, e mais.


A tradição do bloco se materializa nas alegorias. Em 2013, uma novidade: 20 bonecos articulados retratarão as figuras do carnaval. Além deles, carros alegóricos fazem o cortejo oficial, homenageando as embarcações, as lendas e as riquezas encontradas nas águas do São Francisco, um dos mais importantes cursos d'água do país. É Ary Nóbrega, cenógrafo do Galo há mais de 20 anos, quem assina o projeto também deste ano.

No Camarote do Galo


Carlinhos Brown, Maria Gadú, Emílio Santiago, Luiza Possi, Gaby Amarantos, Marcelo D2, Toni Garrido, Cezzinha, Lula Queiroga e Fábio Trummer são algumas das atrações do Camarote Oficial do Galo da Madrugada, espaço VIP que recebe convidados e celebridades no desfile do maior bloco de carnaval do mundo.

Situado na Praça Sérgio Loreto, Centro do Recife, o camarote terá o formato de uma grande embarcação de luxo do Rio São Francisco, tema do desfile. Com 7 mil m², o ambiente exclusivo para 1.500 convidados tem decoração assinada pelo decorador pernambucano Romildo Alves. Coqueiros, carrancas gigantes, “golfinhos” suspensos, velas de jangadas, plantação de uvas, boias salva vidas e âncoras também compõem o cenário que ganhará o brilho de lustres de cristais parisienses adornando o teto.

Os convidados dos patrocinadores do Galo, entre eles Skol, Extra e Mondelez, serão recepcionados com espumante, uísque 12 anos, vodka super prêmio e buffet do La Cuisine. Um lounge assinado pelo chocolate BIS será dedicado a customização de camisas. Já a Club Social montará a Cabine Inconfundível, onde quem quiser pode ser fotografado e levar a fotografia impressa como lembrança do Carnaval. O espaço da Trident terá cadeiras de massagens para relaxar os VIPs.

Roteiro do desfile


O desfile 2013 vai manter o percurso de cinco quilômetros lançado há dois anos, com trajeto dos 25 trios elétricos, dois minitrios, dois freviocas e 12 carros de apoio pela Avenida Dantas Barreto, no bairro de São José, centro do Recife. A agremiação terá o seguinte trajeto: o desfile começa na Travessa do Forte das Cinco Pontas, seguindo pela Rua Imperial, Avenida Dantas Barreto, Avenida Sul, Rua Saturnino de Brito, Rua Imperial, Rua do Muniz, Avenida Dantas Barreto e Avenida Guararapes. A dispersão ocorrerá na Praça da República, Rua do Imperador e no Cais José Estelita. O roteiro dura entre cinco e nove horas, com o primeiro trio às 9h e o último às 18h30.

Ala da frente:

Carro alegórico “Abre-alas”, com Galo gigante + 10 clarins

Estandarte do Galo da Madrugada

Grupo Galo 1978

Bonecos gigantes

Bonecos articulados

Minitrio Baratinha – Orquestra Perfil

Rei Momo e Rainha do Carnaval do Recife

15 estandartes

Frevioca 1 – Banda PCR

100 cabeções

Carro alegórico “Geração de Energia”

Frevioca 2 – Banda PCR

30 passistas

Carro alegórico “Lenda da Mãe D’água”

Carro alegórico “Embarcação a Vapor”

Minitrio Status 02 – Palhaço Chocolate

Trios elétricos:

Trio Zeus – Gustavo Travassos. Convidados: Fafá de Belém e Josildo Sá

Trio Balada – Maestro Forró

Trio Tutti-Fruti – Geraldinho Lins

Trio Asas da América – Asas da América

Trio Selva Nua – Maestro Spok. Convidados: Carlinhos Brown e Armandinho

Trio Banho de Cheiro – Elba Ramalho

Trio Milenium – Orquestra 100% Mulher

Trio Pileque – Banda Saia Rodada

Trio Baladão – André Rio. Convidado: Toni Garrido

Trio Planeta – Almir Rouche. Convidados: Rogério Rangel e Lia Sophia

Trio Guiness – Gerlane Lops. Convidada: Luiza Possi

Trio Chega Mais – Nena Queiroga. Convidada: Gaby Amarantos

Trio Batuke – Banda Som da Terra. Convidado: Nonô Germano

Trio Status 02 – Quinteto Violado. Convidada: Marina Elali

Trio Amazonas – Benil

Trio Energia – Ed Carlos. Convidado: Maestro Israel de França

Trio Papão – João do Morro

Trio Pinguim – Maestro Lima Neto. Convidada: Adryana B

Trio Locashow – A Trombonada

Trio Maracá – Edilza Aires

Trio Pimentinha – Fabiana, a Pimentinha do Nordeste

Trio Papillon – Banda Luará

Trio Status 02 – Dudu do Acordeon. Convidado: Frevo Sanfonado

Trio Bacana – Banda da PMPE

Trio Requebra – Maestro Adelmo

Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário