CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Reconstrução da Vila do Forró de Caruaru sem prazo para começar



De acordo com informações da Fundação de Cultura da Prefeitura de Caruaru, a reestruturação da Vila do Forró ainda não tem data certa para acontecer. Em relação ao São João deste ano, o que deverá ser feita é a montagem de uma mega estrutura, semelhante a que foi realizada o ano passado no Pátio do Forró.

Após mais de dois anos sem a Vila do Forró, Caruaru vive a expectativa da reconstrução da Vila que tanto encantou os caruaruenses e visitantes na época junina na Capital do Agreste.

A Vila do Forró, era uma cidade cenográfica, com bares, restaurantes e uma igrejinha, chamando a atenção de todos que forrozavam no São João da Capital do Agreste. Durante muitos anos, foi uma das atrações do Pátio de Eventos, no São João de Caruaru. Recebia milhares de turistas. Era um verdadeiro Cartão Postal do São João de Caruaru, cognominado de “Melhor São João do Mundo”.

A estrutura física da Vila do Forró foi demolida no dia 27 de janeiro de 2011. População e comerciantes do local foram pegos de surpresa. Na época, a Prefeitura de Caruaru informou que seria construída no local uma nova estrutura física, uma espécie de réplica da Vila famosa. Inclusive o Presidente da Fundação de Cultura, à época,  José Pereira, informou à imprensa que “nós vamos fazer toda limpeza da área; dos entulhos e... tal;  já a partir de segunda-feira começa um trabalho com os topógrafos, pra fazer um levantamento de toda a área. Nós, estamos desenvolvendo um estudo, (o Prefeito José Queiroz, o Arquiteto Haroldo Bernardino, a Fundação de Cultura juntamente com outros artistas) também sugerindo o aproveitamento de alguns equipamentos e se Deus quiser, já, já a população vai ter conhecimento do que vai acontecer no Pátio de Eventos que será uma reestruturação do local, culminando com a revitalização da Vila do Forró de Caruaru”.


Na oportunidade, o Ministério Público entrou no caso e exigiu que um projeto fosse apresentado, o mais rápido possível. O tempo passou e as obras de reconstrução da Vila do Forró, até agora, não começaram. Nos últimos dois anos no lugar da Vila, foram instalados restaurantes provisórios. No fim do ano passado, o Ministério Público acionou a Justiça.

O Processo está na vara da Fazenda Pública de Caruaru, com o juiz José Fernando Santos de Sousa. A novidade é que durante esta semana, o Prefeito de Caruaru, José Queiroz e o ex-Presidente da Fundação de Cultura serão notificados de que vão fazer parte do processo.

O Atual Presidente da Fundação, José Alexei, disse que os restaurantes provisórios serão montados, mais uma vez, este ano e que não existe prazo para que as obras do projeto de reconstrução da Vila do Forró, sejam reiniciadas no local. “Contratamos uma Consultoria, para reavaliar todo São João de Caruaru. Ali, onde era a antiga  Vila do Forró, colocamos uma parte de  restaurantes que recebeu 98% de aprovação, não somente pela população de Caruaru, como também pelo turista que vem de fora. E este ano, iremos repetir a mesma fórmula, ou seja colocando a parte de restaurantes e o projeto de reconstrução da Vila, ficará para um segundo plano. Vamos levar o caso ao Ministério Público, o nosso plano, que será executado, este ano, até por conta de receita, não podemos desenvolver um projeto lá, sem ter condições financeiras de executá-lo. Só com a melhoria de receita, a partir daí, trabalharemos com esse projeto de reconstrução e revitalização da Vila do Forró no São João de Caruaru”, finalizou o atual Presidente da Fundação de Cultura da Capital do Agreste.

Com informações e imagens da TV Asa Branca.

Um comentário: