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sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Duplicação da BR 104 ainda continua com obras atrasadas no Agreste de Pernambuco.




Há cinco anos moradores, motoristas, comerciantes e compradores das cidades que fazem parte do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco aguardam com ansiedade pelo término dos trabalhos de duplicação da BR-104. A obra deveria estar concluída desde de 2011.


Equipe de reportagem da TV Asa Branca percorreu todo o trecho da estrada em reforma onde homens e máquinas deveriam estar trabalhando mas,   o que encontrou não foi nada animador.

A BR-104 interliga os municípios que fazem parte do Polo Têxtil de Pernambuco: Caruaru/Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. 22 mil veículos trafegam pela estrada todos os dias, segundo estimativas de técnicos do DER. Devido a sua importância econômica foi elaborado um projeto de duplicação da rodovia. O plano foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC do Governo Federal. Isso encheu de esperanças os milhares de motoristas que trafegam diariamente na BR.


As obras de duplicação da rodovia começaram em 2009. A previsão era de que os trabalhos seriam concluídos em 2011. Quase cinco anos se passaram e o que se vê atualmente é que apenas alguns trechos foram liberados, mas, outros estão entregues ao abandono.

Pelo projeto, o trecho duplicado terá 51 Km de extensão. Até agora, de acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco foram gastos 240 milhões de reais. Aproximadamente 60% da rodovia estão concluídas ou em fase de conclusão. A rodovia duplicada mal chega até um pouco antes da cidade de Toritama que dista 33 Km de Caruaru. De lá em diante pouca coisa foi feita. Apenas cortaram algumas serras e pedras que continuam expostas em alguns locais.

Em Pão de Açúcar – Distrito de Taquaritinga do Norte, por exemplo, há placas desviando a rodovia e indicando os trabalhos, mas não há sinal de máquinas e muito menos de operários. Enquanto isso, semanalmente nos dias de Feiras da Sulanca, “é um Deus nos acuda” os motoristas tem que ter cuidado redobrado para evitar acidentes e ainda por cima arranjar paciência para aguentar a lentidão e o engarrafamento do trânsito no local. 
O que ainda é pior no trecho do Parque das Feiras na cidade de Toritama.

 
Além desses problemas, ainda existem pontes que foram construídas e no momento estão abandonadas.

O perímetro urbano da cidade de Toritama continua só com uma pista. Nos dias das Feiras da Sulanca há muita reclamação devido aos vários quilômetros de engarrafamento de veículos que se formam na rodovia. 
E mais revoltados ficam os comerciantes e feirantes da cidade que arcam com os prejuízos financeiros. 



Prudêncio Gomes – Presidente da Associação dos Lojistas do Parque das Feiras explica “que se tivessem sido concluídas essas obras, hoje nós teríamos aqui, muito mais compradores e não haveria esse congestionamento, por que nós sabemos que a duplicação teve o seu projeto inicial modificado e agora irão passar as duas vias por fora da cidade e quando for concluída a obra quem vai ganhar com isso é Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, de uma vez, que os compradores de todos os estados que vem adquirir seus produtos aqui no Polo de Confecções, sofrem com esses problemas de congestionamentos e engarrafamentos em decorrência da rodovia estar inacabada, atualmente”.

No trecho que antecede a cidade de Toritama, no sentido de quem vem de Caruaru, alguns quilômetros antes, a pista já está duplicada, o recapeamento foi feito há pouco tempo, mas já está cheia de remendos. 
E alguns trechos inclusive com buracos. Faltando também, sinalização na nova pista no sentido Caruaru/Toritama.

Já em Caruaru, quatro viadutos foram entregues, mas há trechos nas vias locais que continuam em obras. Com o tráfego de veículos interditado nesses trechos, sobram reclamações dos motoristas.

No outro trecho, saindo de Caruaru no sentido da cidade de Agrestina há muito ainda o que fazer. Apenas um trecho até o trevo que dá acesso a entrada do Hospital Regional do Agreste já foi concluído, mas a intenção do Governo é de interligar a rodovia até aquela cidade onde passará a Ferrovia Transnordestina futuramente, o que tornará acessível o escoamento da produção agrícola, industrial, comercial e têxtil de todo o Agreste pernambucano, barateando os custos do frete com a utilização do meio de transporte ferroviário.


Segundo o Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco atualmente 68 pessoas estão trabalhando nas obras de duplicação da BR-104 e que o cronograma traçado vem sendo cumprido fielmente e que tudo estaria dentro do prazo previsto. O DER informou ainda que  a duplicação da rodovia deverá ser concluída até o dia 31 de março deste ano.

Prudêncio Gomes - Presidente da Associação dos Lojistas do Parque das Feiras de Toritama fala agora sobre sua indignação em virtude dessas obras que nunca acabam...


Com Informações e imagens da TV Asa Branca.

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