CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

sábado, 10 de março de 2012

Número de eleitores cadastrados no sistema biométrico é inferior às expectativas

No total, 172 mil pessoas procuraram a Justiça Eleitoral. Este número é satisfatório para se fazer uma eleição. No entanto, dentro da expectativa, este número ainda é insatisfatório

Hoje faz dois meses que começou a segunda fase do cadastramento biométrico em Caruaru para os eleitores do município. De lá para cá, cerca de 10 mil pessoas procuraram o Fórum de Caruaru para fazer o cadastramento biométrico. Isso é um número considerado abaixo da capacidade, de acordo com o juiz eleitoral em exercício, Gleydson Lima.

“Havia uma estimativa de termos nesta eleição cerca de 200 mil eleitores. Até o dia 9 de dezembro, chegamos a 162 mil cadastramentos. E de 9 de janeiro a até hoje, estamos com 10 mil cadastramentos. No total, 172 mil pessoas procuraram a Justiça Eleitoral. Este número é satisfatório para se fazer uma eleição. No entanto, dentro da expectativa, este número ainda é insatisfatório”, explicou o juiz.

No dia 19 de dezembro do ano passado, se formou uma fila quilométrica. Era o último dia para que os caruaruenses fizessem o cadastramento biométrico. O cadastro que havia começado em março encerrou ainda com muitas pessoas de fora do processo. A demanda era atender mais de 196 mil eleitores, mas aproximadamente 30 mil eleitores não foram até o cartório para regularizar a situação no período.

O problema é que as pessoas não estão indo até o fórum para regularizar a situação. A informação é que pelo menos 25% das pessoas que agendam não comparecem. Para suprir a demanda mais fichas são entregues, mas mesmo assim a procura não está tão grande como deveria. A meta é completar o atendimento a 183 mil pessoas (ou seja 20% a menos que o eleitorado contabilizado na última eleição).
A orientação do Fórum Eleitoral é de que quem ainda não participou da novidade, que antecipe a sua ida ao ponto mais próximo, isso porque a demanda atendida hoje não é a mesma da última campanha, agora são só 12 máquinas, ou seja, a espera é mais longa.

É preciso levar os documentos de identidade, de CPF, além de comprovante de residência em seu nome ou parentes de até 2° grau.

O Fórum de Caruaru funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os jovens que completam 16 anos até 7 de outubro também podem tirar o novo título. Quem perder a chance desta vez terá o título é cancelado.

Maisab

Nenhum comentário:

Postar um comentário