CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

sábado, 5 de maio de 2012

Prefeitura de Caruaru instalou Comitê Integrado de Combate à estiagem e definiu ações

Diante do longo período sem chuvas em Caruaru e da grave situação enfrentada pelo Agreste de Pernambuco a Prefeitura de Caruaru criou o Comitê Integrado de Combate à estiagem, formado por 15 integrantes do setor público e da sociedade civil organizada. A primeira reunião aconteceu nesta manhã (03) na Sala de Monitoramento do Complexo Administrativo.

De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) até o fim de abril choveu apenas 81 mm quando era esperado 280 mm. Isso significa que as chuvas atingiram apenas 29% em relação à média histórica e as conseqüências disso na agricultura e pecuária da região são desanimadoras.

Em janeiro choveu 25.4 mm enquanto era esperado 42 mm. Fevereiro não trouxe um quadro diferenciado, choveu 18.4 mm enquanto se esperava 53 mm. Em março choveu apenas 27 mm, ou seja, 28% do esperado, que era de 95 mm. Já abril foi o mês menos chuvoso, as águas que caíram representaram 11% do que era esperado, pois choveu 10.4 mm enquanto a média histórica para esse mês é de 90 mm.

Por isso, desde o dia 20 de abril a prefeitura vem se mobilizando para atender as comunidades da área rural. Entre as ações que estão sendo desenvolvidas as prioridades estão em abastecer os quatro distritos, construir novos poços e reativar antigos. “Também firmamos parcerias para aumentar o número de carros pipa de seis para nove”, explicou o vice-prefeito Jorge Gomes.

No dia 24 do mês passado o Prefeito de Caruaru, José Queiroz, decretou situação de emergência no município e designou os membros para compor o Comitê, formado por um representante das Secretarias de Desenvolvimento Rural, Infraestrutura, Políticas Sociais, Educação, Saúde e da Fazenda; da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra); das Associações dos Plantadores de Batatinha, do Assentamento Normandia e dos Moradores de Pau Santo; das Câmeras Setorial Agropecuária e Municipal de Caruaru; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Dados do Governo do Estado

Em Pernambuco 45 municípios já decretaram situação de emergência por conta da seca. São 13 cidades do Agreste e outras 32 do Sertão que juntas somam uma população de 478 mil habitantes prejudicados. Isso levou o Governo a instalar uma Comitê de Enfrentamento a Estiagem.

Portal da Prefeitura de Caruaru.

Um comentário:

  1. Parabéns pela estrutura e conteúdo de seu blog, forte abraço, renato artesanato em mdf

    ResponderExcluir