CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe é assinado.

O projeto pretende transformar a mobilidade urbana no estado, para isso é imprescindível a remoção de lixo, escombros de antigas construções e de parte da vegetação que estão no leito do Rio Capibaribe. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press.

Obras devem começar em Casa Forte em outubro.

O projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe deu nesta quarta-feira o primeiro passo de uma caminhada que pretende transformar a mobilidade urbana no estado. O governador Eduardo Campos assinou às 17h o edital para dar início ao processo licitatório para as obras de dragagem. A ordem de serviço está prevista para acontecer em outubro, quando também será assinado o edital de licitação para as sete estações que serão construídas. A solenidade emblemática aconteceu no auditório Tabocas do Centro de Convenções, onde funciona provisoriamente a sede do governo do estado. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 2014.

A iniciativa tem por objetivo tornar o rio navegável, para isso é imprescindível a remoção de lixo, escombros de antigas construções e de parte da vegetação que estão em seu leito. A primeira fase das obras vai começar no bairro de Casa Forte, seguindo até Apipucos. Ao todo, serão dragados 17 quilômetros do rio, das proximidades da BR-101, passando pelos bairros do Parque Santana, Casa Forte/Poço da Panela, Torre, Derby, área central do Recife e Tacaruna, na divisa entre Recife e Olinda.

A ação faz parte do programa Rios da Gente, orçado em R$ 289 milhões, para proporcionar a navegabilidade de 13,9 km do Rio Capibaribe por meio de embarcações adequadas ao transporte de massa. Serão duas rotas: a Oeste, com 11 km de extensão, que vai da BR-101 ao centro do Recife e a Norte, com 2,9 km de extensão, do centro do Recife até Olinda, nas proximidades do Shopping Tacaruna.

O edital de licitação será publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira. Os trabalhos serão coordenados pela Secretaria das Cidades.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário