CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Caruaru pode ir ao Segundo Turno.

Câmara de Caruaru (Foto: Renato Moreira/Divulgação).

A segunda eleição ocorre se nenhum dos postulantes obter maioria dos votos.

Três vereadores anunciaram que vão entrar na disputa para comandar a Casa

No próximo domingo (01) vai ser realizada em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Três vereadores anunciaram que vão entrar na disputa. O atual presidente Leonardo Chaves (PSD), vai tentar a reeleição e chegar pela oitava vez à presidência.

Os outros dois parlamentares que vão entrar na disputa são Lula Tôrres (PDT), que vai para o sétimo mandato, mas nunca exerceu a função de presidente e Alberes Lopes (PRP), que foi eleito para o primeiro mandato em Caruaru, mas atualmente exerce a função de presidente na Câmara de Ibirajuba, também no Agreste.

Devido a quantidade de candidatos, a eleição pode ir parar no segundo turno. Baseado no Regimento Interno da Câmara, o secretário jurídico da Casa, Bruno Martins emitiu um parecer explicando a necessidade desse tipo de votação.

"O vereador Lula Tôrres solicitou um parecer explicando o rito da eleição. Se um vereador não obtiver a maioria dos votos, doze, teremos a necessidade de uma segunda votação. No segundo turno, os votos válidos serão apenas nos dois canditados que forem para a disputa", lembrou.

POSSE E ELEIÇÃO

 - No domingo (01) antes da votação, a próxima legislatura será formada. A liturgia da cerimônia começa com o vereador mais votado, Edmilson do Salgado (PCdoB), como presidente da sessão. Ele declara aberta a sessão solene de posse dos vereadores eleitos.

Dada a posse, procede-se para a eleição da Comissão Executiva da Câmara Municipal para o biênio 2017/2018. Terminada a eleição da nova Mesa Diretora, o novo presidente da Câmara convida a prefeita eleita, Raquel Lyra e o vice-prefeito, Rodrigo Pinheiro, para apresentar as declarações de bens e os respectivos diplomas eleitorais ao primeiro secretário e, em seguida, a prefeita e o vice prestarão o “Compromisso de Posse”.

Do G1 Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário