Após 24 dias fechada, a Casa de Saúde Bom Jesus reabre as portas em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A unidade foi reformada, R$ 150 mil reais foram gastos para reestruturação da parte física e compra de novos equipamentos. A obra contemplou a reestruturação do alojamento conjunto, a sala de parto, o berçário e o setor de triagem.
Ainda foram readequadas as divisórias entre cada setor e climatizados o bloco cirúrgico e o berçário. Toda unidade também foi pintada e os leitos receberam novos colchões, lençóis e fronhas para proporcionar maior conforto às parturientes.
Nas próximas semanas, serão reativadas, também, a UTI e o setor de cirurgias eletivas. “A prioridade, neste momento, foi abrir o setor de cirurgia obstétrica. Numa segunda etapa, vamos reabrir a UTI e iniciar as cirurgias eletivas. Já os serviços como teste do pezinho, centro de imagem e laboratório não foram interrompidos com a reforma e funcionam normalmente”, explicou Aparecida Souza, Secretária de Saúde.
Inicialmente, estarão disponíveis para a população 35 leitos. Nos próximos meses, a Secretaria de Saúde estará estudando a possibilidade de ampliar o número para 50. “Com a reabertura da Casa de Saúde Bom Jesus, juntamente com a Maternidade Jesus Nazareno, ampliamos a capacidade de realização de partos na cidade. Agora, as mães podem ter seus filhos em sua terra natal.”, afirmou Souza.
Por mês, a Casa de Saúde atende uma média de 92 partos. Ano passado, por exemplo, a unidade atendeu 1.113 parturientes, sendo 866 normais e 247 cesarianos. Em 2009, foram 707 mães atendidas.
Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru
Nenhum comentário:
Postar um comentário