A cidade de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, já está nos preparativos para a Romaria de Frei Damião, que este ano completa 18 anos de existência. Entre os dias 1 a 4 de setembro, o município terá uma programação religiosa e festiva que inclui apresentações artísticas, culturais, barracas de artesanato e comidas típicas, além dos shows com os padres cantores e as bandas convidadas se revezando em palcos montados na cidade.
A romaria começa na quinta-feira (01), às 6h, com o canto do ofício realizado por grupos religiosos da cidade, seguindo o restante do dia com a extensa programação. Na sexta-feira (02), às 19h, acontece a caminhada penitencial, saindo da cidade de Camocim de São Félix até a Igreja Matriz de São Joaquim. No sábado (03), a meia-noite, tem início a Caminhada da Luz, com fiéis saindo da Igreja Matriz em direção ao santuário onde está localizada a estátua do frade capuchinho.
O ponto alto das comemorações é o domingo (04). A programação começa às 4h da manhã com uma salva de tiros de bacamarte. Às 6h tem o ofício na Igreja Matriz e às 8h a segunda missa do dia, seguida da missa dominical, às 9h, na Praça de Eventos.
A expectativa da organização do evento, é que este ano, 300 mil fiéis visitem o município durante os quatro dias de romaria. O encontro anual de romeiros consegue mobilizar e reunir em um só lugar mais de 100 mil peregrinos, que seguem em procissão pelas ruas da cidade. Os fiéis vão ao município rezar e agradecer por benções recebidas, além de deixar para sempre na casa das promessas, roupas, retratos e objetos feitos em madeira e gesso representando órgãos do corpo humano.
A romaria do Frei Damião ainda garante a geração de empregos informais de barraqueiros, ambulantes, comerciantes e artesões que se deslocam para a cidade com o objetivo de vender ou prestar serviços aos turistas. Durante a romaria, a economia do comércio local também é fortalecida com a injeção de recursos nas atividades locais.
Servindo como ponto de visitação a todos que procuram o local para fazer os seus pedidos ou simplesmente agradecer as preces atendidas, o santuário ostenta a escultura de dez metros de altura mais um de base, com estrutura de concreto e o esqueleto de ferro, feita pelo artista plástico Caxiado.
Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru
Nenhum comentário:
Postar um comentário