CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

sábado, 24 de setembro de 2011

Morre em Caruaru o compositor Juarez Santiago


Ele estava internado no Hospital Regional do Agreste e faleceu vítima de parada cardíaca 

Morreu na tarde deste sábado (24), em Caruaru, Agreste de Pernambuco, o cantor e compositor Juarez Santiago. Ele estava internado no Hospital Regional do Agreste e faleceu vítima de parada cardíaca, aos 68 anos.

Juarez Silva Santiago estava hospitalizado há 25 dias com pancreatite aguda. O artista residia no bairro São Francisco e deixa a esposa Maria José e seis filhos.

O velório será realizado na Câmara de Vereadores e o sepultamento será neste domingo, no Cemitério Parque dos Arcos, no recanto dos artistas.

Muitos artistas devem comparecer ao velório para dar o último adeus a Juarez Santiago. O horário do enterro ainda não foi divulgado pela família.


Biografia

Juarez Silva Santiago nasceu no Distrito de São João, Garanhuns, Agreste de Pernambuco, em 28 de maio de 1943. A emancipação política de São João ocorreu em 25 de novembro de 1958. A instalação do município só viria a ocorrer em 1962.

Desde adolescente Juarez Santiago fazia xote, embolada e coco, sem nunca passar para partitura, nem muito menos achar que poderia ganhar dinheiro com aquilo. O pai era agricultor, mas gostava de viola.

Ele cantava coco de roda nos sítios e nas festas, mas nunca imaginava que pudesse virar uma profissão.

Juarez já trabalhou no ramo de móveis como vendedor, foi gerente, por 17 anos, da loja de discos "A Modinha", em Caruaru.

Desde 1949 passou a morar na Capital do Agreste. Juarez Santiago é Cidadão de Caruaru desde 30 de maio de 2003. Foi o homenageado do São João de Caruaru em 2008.

Em 1968 conheceu o cantor e compositor Jacinto Silva e apresentou três composições: "Quero ver rodar", "ABC do amor" e "Semente do amor". Jacinto garantiu que iria gravar todas e levou as músicas para o Rio.

Jacinto Silva gravou Quero ver rodar; Ludugero gravou Abc do amor, e Abdias gravou Semente do amor. Foi assim que comecei.

De 1968 a 1975, os maiores sucessos de Coroné Ludugero foram de autoria de Juarez Santiago.

Seguindo o conselho de Ludugero, Juarez Santiago foi para o Rio de Janeiro em 1970. Na Praça Tiradentes, conheceu Jackson do Pandeiro, que começou a gravar as composições, sendo "Morena bela" uma das primeiras.

Juarez Santiago compôs cerca de 300 músicas. Proporcionou o sucesso de muitos intérpretes através de suas músicas:

- 27 com Jacinto Silva.
- 38 com Azulão.
- 3 com o Trio Nordestino: "Na Emenda", "Bicho Bom" e "Baião do Romeiro".
- 4 com Jackson do Pandeiro.
- 1 com Chico Buarque, "Morena Bela", numa homenagem que o cantor e compositor fez a Jackson do Pandeiro.
- 1 com Luiz Gonzaga “Bom pra uns".
- 5 músicas com a banda Mastruz com Leite.
- 2 com o Coroné Ludugero, com destaque para "O ABC" e "Meu Cavalo".
- 12 com Camarão e sua Banda.
- 1 com Três do Nordeste: "Acenda uma Fogueira no seu Coração".
- 9 com Genival Lacerda.
- 4 frevos na voz de Claudionor Germano com destaque para "Frevão Maluco".
- 2 com Roberto Muller.

Impossível memorizar o número de cantores e cantoras que gravaram seus sucessos: Marinês, Marinalva, Baltazar, Ribeiro Filho, entre outros. Seu maior sucesso é "Na Emenda" que tem mais de 50 gravações diferentes.

Da Redação Liberdade
Helenivaldo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário