CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Caruaru bem representada no Carnaval de Salvador

Caruaru fica em evidência no circuito Barra-Ondina, em Salvador
Fotos: Gustavo Maia / NE10/Bahia

Há anos, dois apartamentos localizados no coração do Carnaval de Salvador viram embaixada de Pernambuco na Bahia. Mais especificamente da cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano. Em 2012, esta invasão caruarense conta com 22 foliões, que vivem a festa momesca quase 24 horas por dia. Das janelas dos "apartarotes", enfeitadas com faixas e sombrinhas de frevo, eles veem os artistas favoritos comandarem trios elétricos pelo circuito Barra-Ondina, situado na orla da capital baiana. 

Estão em local privilegiado, na metade do trajeto, cercado por luxuosos e caríssimos camarotes.

No apartamento de cima, estão nove pessoas. O patriarca, o micro-empresário Sérgio Pedrosa, 49 anos, veio com a mulher, duas filhas, um irmão, uma cunhada, uma sobrinha, um genro e a cozinheira, trazida especialmente de Caruaru. "A primeira vez que vim com a família foi há seis anos. Gostamos muito e resolvemos voltar. Queremos até conhecer outros carnavais, mas Salvador fica nos chamando", conta Sérgio.



Além de gostar do clima e das músicas tocadas durante o Carnaval, o grupo é brindado com reverências dos artistas baianos à terra natal. "Os trios passam e quando os cantores veem a faixa de Caruaru aqui, sempre mandam um recado. A gente se apronta toda para eles", conta uma das filhas de Sérgio, Milena, de 18 anos. O movimento dentro da casa se intensifica entre as 17h e as 4h da manhã. Para acompanhar todas as notíciais e atrações da folia, eles deixam a TV sempre ligada, na sala.

Os 13 ocupantes do apartamento de baixo, acabam subindo para confraternizar e vice-versa. A farra é total. Para curtir a folia, eles dizem não precisar nem colocar o pé fora do prédio. "Somos todos amigos. Adoramos esse clima", diz Sérgio. Ele explica a decisão de sair do Estado durante o Carnaval. "Fui dez anos seguidos para o Galo da Madrugada. Gostava muito. Mas quis conhecer outro lugar e me apaixonei pelo carnaval daqui".

Eles não deixam, no entanto, de reafirmar e demonstrar a paixão por Pernambuco. A bandeira do Estado está sempre à postos para eventuais fotos ou para o momento em que os trios estiverem na frente do apartarote.

CUSTOS - Sérgio estima que para viabilizar o projeto Carnaval, gasta-se em torno de R$ 15 mil. Só o aluguel do apartamento custa R$ 12 mil. Parte do grupo veio de avião e o resto de carro. "Às vezes se gasta mais ou menos, mas vale muito a pena", garante. "É a nossa festa favorita, sem dúvidas."

Gustavo Maia Do NE10/Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário