LEIAM OS NOSSOS BLOGS

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Diocese de Caruaru dá a largada na construção do Memorial de Frei Damião na cidade


Com a presença de um grande número de fiéis vindos de Caruaru e de diversas cidades da região Agreste, a Diocese de Caruaru promoveu na manhã de hoje a primeira programação religiosa que constou da celebração de uma missa no terreno onde será construído o Memorial de Frei Damião. De ônibus e carros particulares centenas de fiéis foram ao terreno e participaram das celebrações religiosas que marcaram a data histórica quando Caruaru dá o ponta-pé inicial para a construção do Complexo Turístico Frei Damião em Caruaru.

O terreno que abrigará os restos mortais de Frei Damião de Bozzano tem 40 hectares de área e foi doado à Diocese de Caruaru pela empresária Luisa Dardone e está localizado no Sítio Juriti, proximidades da Igreja de Contendas, ficando há cerca de oito quilômetros do centro da cidade, às margens da BR-104, lado direito de quem vem no sentido Toritama/Caruaru.

O projeto para edificação do Complexo Turístico está orçado em R$ 40 milhões. O espaço abrigará os restos mortais do capuchinho e promete transformar a cidade num dos principais polos do turismo religioso do Estado. Uma comissão foi criada para levantar recursos entre os fiéis, empresas e a comunidade católica de Caruaru.


O projeto arquitetônico elaborado pelo Arquiteto, o Padre Silvano Onofre Amorim, contempla a edificação de Igreja, Convento, Museu, um amplo Estacionamento, a confecção da Imagem e um Centro de Apoio para acolher os romeiros.

A escultura do Frade Capuchinho terá 35 metros de altura e ficará afixada numa base de 10 metros de concreto na parte superior do terreno. A imagem de Frei Damião será confeccionada pelo Artesão Caxiado. Atualmente no local já existe uma imagem de 3 metros de altura aproximadamente do Frade Capuchinho Italiano, réplica da que será afixada brevemente no terreno.


A construção do Memorial será dividida em várias etapas. Segundo o Guardião do Convento a primeira parte delas, será a confecção da estátua de Frei Damião de Bozzano. Inclusive a maquete da obra já se encontra na Igreja do Convento dos Capuchinhos, localizada no bairro Divinópolis na Capital do Agreste.

No local será afixada uma estátua de Frei Damião de Bozzano, de 35 metros de altura aproximadamente e será colocada em cima de uma base de 10 metros de altura, em forma de T, na parte mais alta do terreno. Em baixo dela, será edificado o Museu de Frei Damião. Também será construída uma Igreja que terá uma capacidade para 1.500 pessoas. Na parte anexa à Igreja será construída uma Cripta onde ficará os restos mortais de Frei Damião. Lá também serão celebradas missas no local para 300 pessoas aproximadamente. Será um grande empreendimento que deverá ser erguido no Agreste de Pernambuco.


O Guardião do Convento dos Capuchinhos de Caruaru também antecipou de que a partir de agora em todo terceiro domingo de cada mês, em horário a ser determinado futuramente haverá programação religiosa, inclusive com a celebração de missas no terreno do Memorial de Frei Damião em Caruaru.

A Comissão formada para construção do Memorial de Frei Damião de Bozzano, já traçou o perfil de onde serão levantados recursos para conclusão da obra: as empresas serão visitadas juntamente com a Comunidade Católica da região. Frei Willian acredita que os devotos do Frade Capuchinho Italiano que escolheu o Nordeste Brasileiro para Evangelizar, deverão se engajar nesse projeto que dará um novo significado da fé em nossa região.
A Comissão também foi criada para levantar recursos financeiros entre os fieis, empresas e a Comunidade Católica de Caruaru. “Aquelas pessoas que queiram ajudar podem nos procurar aqui na Igreja do Convento, uma vez que toda doação é bem vinda”, ressaltou o Frei Willian Oliveira – Guardião do Convento dos Capuchinhos de Caruaru.


A transferência dos restos mortais de Frei Damião, para Caruaru, que hoje se encontram na Capela de Nossa Senhora das Graças, anexa ao Convento São Félix de Cantalice, no bairro do Pina, em Recife. será uma das últimas etapas do projeto de construção do Memorial de Frei Damião de Bozzano, aqui na Capital do Agreste.

A Celebração Ecumênica de hoje teve início logo cedo da manhã no terreno com apenas parte da área de 40 hectares terraplanada, onde foram realizadas as solenidades religiosas, ao ar livre e sob sol a pino, com sensação térmica de quase 40 graus. A missa teve início por volta das 10,30 da manhã e se estendeu até às 12,30 h.
Os organizadores do Complexo Turístico de Frei Damião em Caruaru anteciparam que no local serão construídos a estátua de Frei Damião, a Igreja, o Museu e o Centro de Apoio aos romeiros, em moldes mais modernos, mas como acontece atualmente na cidade cearense de Juazeiro do Norte.

Nas celebrações religiosas desta manhã também estiveram presentes além dos Frades Capuchinhos do Convento de São Félix, no Pina em Recife, também os Frades do Convento de Caruaru e o Prefeito do município José Queiroz junto com sua esposa a primeira Dama Carminha Queiroz, além evidentemente de uma grande massa de fiéis devotos de Frei Damião, considerado por todos nós nordestinos como o "Santo do Nordeste". Aliás, sobre este assunto houve um comunicado de que nesta segunda-feira estará viajando um emissário (frade do Convento do Pina em Recife) ao Vaticano na Itália, para tomar todas as providências necessárias em termos de documentação protocolar, no sentido de continuar o processo junto ao Papa Bento 16 para Santificação de Frei Damião. Está marcada inclusive a data de 27 de maio deste ano para que toda a documentação necessária seja enviada ao Vaticano.


No final da cerimônia religiosa, em breve discurso, o Prefeito de Caruaru garantiu  que a Prefeitura de Caruaru irá contribuir junto com o Governo do Estado para edificação dessa grandiosa obra religiosa na cidade. Aliás, o Prefeito Queiroz antecipou que o Governador Eduardo Campos está tão somente aguardando a confirmação da data, por parte dos Frades Capuchinhos para vir a Caruaru participar do lançamento da pedra fundamental do Complexo Turístico Religioso na nossa cidade.


Como detalhe a doadora do terreno a empresária Luisa Dardone esteve presente no local e coincidentemente estava aniversariando nesta data. Na oportunidade os Frades Capuchinhos com ajuda dos fiéis presentes ensaiaram o tradicional cântico de “parabéns prá você” em homenagem à aniversariante com os aplausos da multidão.

Na missa irradiada na manhã de hoje no Convento dos Capuchinhos de Caruaru o Frade Celebrante deu as coordenadas do que será o Memorial de Frei Damião em Caruaru.

Ouça o áudio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário