Cansado de esperar por melhorias na rede municipal de Saúde de Caruaru, no Agreste pernambucano, o médico Paulo Maciel encontra nas redes sociais a oportunidade de denunciar os problemas da falta de médicos nos postos de saúde da família e a politicagem que é vista na saúde do município.
“A situação é caótica porque existe a falta de médicos desde a atenção primária que é o PSF. Somente 17 PSF’s dos 45 existentes estão em pleno funcionamento, ou seja, com médicos de fato. Nas policlínicas, a situação é a mesma. Não há médicos suficientes para atender a demanda da população.
Os governantes e políticos sabem que a cidade possui médicos sim, entretanto, os mesmos não aceitam esses salários miseráveis”, desabafou.
O descaso também chega à rede estadual de saúde. Segundo o médico Paulo Maciel, existe a prática da “ambulânçoterapia” – a prática de levar o paciente para a capital pela falta de profissionais médicos nos hospitais – principalmente nos finais de semana, quando há somente um cirurgião e um ortopedista de plantão para atender a demanda de 32 municípios.
“Muitas famílias sem poder aquisitivo se sacrificam para salvar um ente querido, desta forma eles nos procuram para ajudá-los uma vez que eles não têm assistência pública para eles. Agora o poder público precisa tomar um posicionamento sobre isso”, desabafou.
Dr. Paulo Maciel confirma como está a situação da saúde aqui em Caruaru...
Da Central de Jornalismo Liberdade
Nenhum comentário:
Postar um comentário