CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

domingo, 8 de janeiro de 2012

Título? Porto de Caruaru quer mesmo é 'lucrar' com o Estadual

 
Ninho do Gavião é considerado uma fábrica de talentos no Agreste. (Foto: Tiago Medeiros/GloboEsporte.com)

Gavião tem a menor folha entre os participantes e espera continuar fazendo dinheiro revelando atletas como tem feito ao longo dos anos

Se existe uma equipe no Campeonato Pernambucano que não tem pretensão ao título, tampouco uma classificação, ela se chama Clube Atlético Porto. Não que a equipe de Caruaru vá entrar no Estadual fadada às derrotas, com a guarda baixa. Acontece que no clube nascido na Rua Coronel Francisco Rodrigues Porto, que deu nome ao time, o verbo a ser conjugado é o 'revelar'.
  
Dono de uma 'grife' já consolidada no mercado nacional, o Porto pretende dar continuidade a fama de provedor de talentos, que nos últimos anos revelou diversos nomes do nosso futebol pentacampeão mundial.

Porto-PE - seleção brasileira (Foto: Tiago Medeiros / GloboEsporte.com) 
Atletas do Porto na seleção são motivos de orgulho
(Foto: Tiago Medeiros / GloboEsporte.com)

Os volantes Josué, do Wolfsburg, que disputou a Copa da África, e Rômulo, do Vasco, recentemente convocado por Mano Meneses, são nomes recentes lapidados no Ninho do Gavião, centro de treinamento do Porto. O atacante Araújo, o zagueiro Marcos e o volante Naldinho são outros exemplos com o selo de qualidade do tricolor de Caruaru.

Para que o clube não saia da vitrine, manter-se na elite do futebol pernambucano é prioridade, mas o fato de não entrar na competição com a ambição do título não quer dizer que o Gavião não o queira. Ano passado, longe da pressão que cercava as outras equipes, o Porto fez um excelente campanha e chegou às semifinais desbancando o rival Central, que tinha um folha salarial duas vezes maior que a sua. Além disso, ainda emplacou o artilheiro da competição, o atacante Paulista, autor de 15 gols, que acabou vendido ao Sport assim como o volante Naldinho.

saiba mais
 
Na semifinal, a equipe foi eliminada pelo campeão Santa Cruz, mas ter ficado entre os quatro mais bem classificados do Pernambucano lhe rendeu uma vaga na Série D, onde não conseguiu passar da primeira fase - mas a temporada já podia ser considerada vencedora.

Em 18 anos de vida, o Porto se dá ao luxo de ser a única equipe do interior de Pernambuco a ter chegado mais próximo de quebrar a hegemonia do Trio de Ferro da capital, ao conquistar dois vice-campeonatos em 1997 e 1998, sendo derrotados pelo Sport nas duas oportunidades.

Para 2012, o técnico da temporada passada, Laelson Lima, foi mantido no cargo e destaca a importância do Pernambucano.

- É a competição mais importante para nós. Entramos com o objetivo de não cair e o que vier acima disso, será lucro - pontua.

O comandante se mostra consciente das aspirações do clube e respeita a filosofia do presidente José Porfírio.

- Sabemos que o Porto é um clube que se consolidou como revelador e que precisa das vendas dos atletas para se capitalizar.

Porto-PE - centro de treinamento (Foto: Tiago Medeiros / GloboEsporte.com) 
Porto investe no CT para suprir ausência de estádio
(Foto: Tiago Medeiros / GloboEsporte.com)

Sem estádio, mas com CT de referência

Sem poder mandar seus jogos no estádio Antônio Inácio de Souza, que pertence a Liga de Caruaru, mas que foi reprovado desde o ano passado pela Federação Pernambucana de Futebol, o Porto vai fazer da casa do rival Central sua residência no Pernambucano.

O clube pode não ter um estádio próprio, mas se orgulha de possuir um dos melhores centros de treinamentos do Nordeste, o Ninho do Gavião, que possui cinco campos com gramados em perfeito estado, vestiário, sala de musculação, departamento médico e sala de vídeo. O lugar, localizado na zona rural de Caruaru, foi erguido com o dinheiro das negociações dos jogadores.

Por Tiago Medeiros Caruaru, PE  - GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário