Foto: Rosemary Silva
Uma equipe de Geólogos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) visitam a cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, com a finalidade de identificar áreas com potencial de risco de desastres naturais. Este trabalho acontecerá também em 19 municípios do Estado.
A ação tem como objetivo alertar os serviços locais de Defesa Civil sobre ameaça a desastres para que as populações ali residentes sejam remanejadas para locais seguros. Caruaru faz parte da seleção de municípios que apresentam risco. A ideia é concretizar processo de articulação entre os governos municipal, estadual e federal, através do serviço geográfico do Brasil.
“Será realizado um mapeamento geográfico onde será possível identificar com mais precisão a questão dos desastres no nosso município, mas especificamente de forma geológica, ampliando os dados e elaborando planos para evitar tais danos”, informou o coordenador da Defesa Civil de Caruaru, Sirone Rodrigues.
Com esse trabalho será possível evitar tragédias com a que aconteceu no dia 7 de fevereiro de 2004, quando foi registrada a maior enchente do Rio Ipojuca, alagando diversos bairros em Caruaru, São Caetano, Gravatá e Bezerros, provocando a morte de 15 pessoas.
“Com esse trabalho será possível identificar a real necessidade de cada município para que possa através da Defesa Civil ajudar as pessoas, principalmente da região ribeirinha. Esse levantamento também irá levar em conta as ações do Morro Bom Jesus”, ressaltou.
Da Central de Jornalismo Liberdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário