CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

terça-feira, 22 de março de 2016

Ipem faz fiscalização nas balanças no comércio de Caruaru.



Ipem fiscaliza balanças para saber se consumidor não está sendo lesado. Foto: reprodução/TV Jornal.
 

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem) realiza nesta semana uma fiscalização na configuração das balanças dos comerciantes de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O objetivo é evitar que o consumidor seja lesado nas pesagens.



Com a chegada da Semana Santa o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco – IPEM intensifica fiscalização no comércio de Caruaru. Na hora de comprar o pescado geralmente o consumidor foca sua atenção na qualidade e no preço do produto. Geralmente esquece que pode está sendo lesado num outro item que passa despercebido: o  peso da balança.


De olho na Semana Santa, período em que a venda de pescados aumenta significamente o IPEM articulou uma fiscalização no Açougue Público de Caruaru. O objetivo é verificar a configuração das balanças utilizadas pelos comerciantes, no sentido de evitar que o consumidor seja lesado na pesagem.


Com a ajuda da Polícia Militar, os fiscais chegam ao local e avaliam todas as balanças do estabelecimento e com pesos do Instituto conseguem garantir precisão na avaliação. Se for confirmada irregularidade na balança o comerciante tem punições severas. 


O Gerente Regional do IPEM Luís Francisco afirma que nesse caso,  a balança é apreendida e levada para um conserto. Após essa fase, será reaferida para então voltar ao comércio. Nesse intervalo, vai ter um ato de infração, onde o proprietário da balança poderá pagar uma multa que varia de cem a um milhão de reais.


A notícia boa, é que nenhuma das balanças verificadas apresentou problemas. O consumidor tem de ficar atento na hora da pesagem. E deve atentar para o fato que só o IPEM é que pode dar o parecer correto de que a balança está aprovada. 


Após a fiscalização no Mercado Público os fiscais continuarão o seu trabalho desta feita, verificando as configurações das balanças nos Supermercados.





Reportagem do "TV Jornal Meio-Dia",

Do NE10 Interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário