O Maior São João do Mundo, de Campina Grande, atrai visitantes de todo o Brasil e várias partes do mundo. Por isso o Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep-PB) realizou, pela primeira vez, uma grande e importante pesquisa com os turistas presentes em Campina durante os festejos juninos. De acordo com o levantamento, 92,39% dos visitantes pretendem retornar à Campina para o Maior São João do Mundo e 95,43% indicam os festejos da cidade como roteiro turístico.
A pesquisa ouviu 400 turistas entre os dias 20 e 26 de junho de 2011, escolhidos de forma aleatória, em diversos pontos turísticos, pousadas, hotéis, bares, restaurantes, aeroporto, terminais rodoviários e em diversos pontos turísticos de Campina Grande.
Dentre os principais motivos que levaram os entrevistados a visitar Campina Grande, 77,41% afirmaram que foi graças à festa de São João, seguido por visita a parentes e amigos (10,15%). No que se refere aos motivos que levaram o entrevistado a escolher a cidade para o turismo de lazer, destacaram-se as festividades juninas, com 51,78% das respostas.
Desse grupo, 53,81% afirmaram que já conheciam o São João de Campina. O segundo motivo mais citado pelos visitantes foi a indicação de parentes ou amigos (40,10%). Por outro lado, a indicação de agências de viagens e a propaganda e publicidade do estado ficaram apenas com 3,81% e 10,66% dos entrevistados, respectivamente.
Em relação à expectativa do turista após conhecer a cidade de Campina Grande, em especial o Maior São João do Mundo, 76,14% afirmaram que foi correspondida, enquanto 18,02% disseram ter sido superada. Apenas 4,57% afirmaram que sua expectativa ficou abaixo do esperado.
No que se refere à forma de planejamento da viagem, 36% do total de visitantes estava no São João acompanhado por seus familiares, em seguida aparece os que estavam viajando em grupo (30%). Os que vieram em excursão atingiram 16% dos entrevistados.
Sobre o que mais gostaram na cidade, as atrações juninas foram as mais citadas, com 35,53% das respostas, seguidas pelo clima (18,53%), a receptividade do campinense (15,23%). Cerca de 96% das pessoas deram o conceito "ótimo ou bom" para a receptividade do povo de Campina.
O gasto médio por turista observado pela pesquisa foi de R$ 624,99. O principal gasto declarado por eles foi com diversão (45,69%), alimentação (37,31%), compras (17,26%) e hospedagem (12,69%).
De acordo com o estudo, 46% dos turistas vieram pela primeira vez conhecer o Maior São João do Mundo, enquanto que 54% já visitaram pelo menos uma vez o evento. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, esse fato se configura num elemento importante e positivo para o desenvolvimento da atividade turística da cidade por indicar um elevado grau de satisfação do turista.
"Na ótica econômica, isto indica um efeito multiplicador, pois além de seu retorno, o turista torna-se um espontâneo divulgador do Maior São do Mundo, além de indicar Campina Grande como roteiro turístico para outras pessoas", declarou.
A pesquisa ouviu 400 turistas entre os dias 20 e 26 de junho de 2011, escolhidos de forma aleatória, em diversos pontos turísticos, pousadas, hotéis, bares, restaurantes, aeroporto, terminais rodoviários e em diversos pontos turísticos de Campina Grande.
Dentre os principais motivos que levaram os entrevistados a visitar Campina Grande, 77,41% afirmaram que foi graças à festa de São João, seguido por visita a parentes e amigos (10,15%). No que se refere aos motivos que levaram o entrevistado a escolher a cidade para o turismo de lazer, destacaram-se as festividades juninas, com 51,78% das respostas.
Desse grupo, 53,81% afirmaram que já conheciam o São João de Campina. O segundo motivo mais citado pelos visitantes foi a indicação de parentes ou amigos (40,10%). Por outro lado, a indicação de agências de viagens e a propaganda e publicidade do estado ficaram apenas com 3,81% e 10,66% dos entrevistados, respectivamente.
Em relação à expectativa do turista após conhecer a cidade de Campina Grande, em especial o Maior São João do Mundo, 76,14% afirmaram que foi correspondida, enquanto 18,02% disseram ter sido superada. Apenas 4,57% afirmaram que sua expectativa ficou abaixo do esperado.
No que se refere à forma de planejamento da viagem, 36% do total de visitantes estava no São João acompanhado por seus familiares, em seguida aparece os que estavam viajando em grupo (30%). Os que vieram em excursão atingiram 16% dos entrevistados.
Sobre o que mais gostaram na cidade, as atrações juninas foram as mais citadas, com 35,53% das respostas, seguidas pelo clima (18,53%), a receptividade do campinense (15,23%). Cerca de 96% das pessoas deram o conceito "ótimo ou bom" para a receptividade do povo de Campina.
O gasto médio por turista observado pela pesquisa foi de R$ 624,99. O principal gasto declarado por eles foi com diversão (45,69%), alimentação (37,31%), compras (17,26%) e hospedagem (12,69%).
De acordo com o estudo, 46% dos turistas vieram pela primeira vez conhecer o Maior São João do Mundo, enquanto que 54% já visitaram pelo menos uma vez o evento. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, esse fato se configura num elemento importante e positivo para o desenvolvimento da atividade turística da cidade por indicar um elevado grau de satisfação do turista.
"Na ótica econômica, isto indica um efeito multiplicador, pois além de seu retorno, o turista torna-se um espontâneo divulgador do Maior São do Mundo, além de indicar Campina Grande como roteiro turístico para outras pessoas", declarou.
Fonte: Paraíba1
Matéria divulgada pelo Portal O Nordeste.com na sua edição de 09.07.11
Nenhum comentário:
Postar um comentário