CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Técnico da Compesa afirma que não é iminente o rompimento da barragem de Serra dos Cavalos

Moradores de Serra dos Cavalos na zona rural do município de Caruaru estão preocupados com a erosão iniciada há cerca de tres anos na parte do sangradouro da barragem Jaime Nejaim, conhecida como barragem de Serra dos Cavalos, que cresceu assustadoramente neste inverno. De acordo com informação do Presidente da Associação dos Moradores de Serra dos Cavalos, Genival Otaviano Lemos a erosão assusta a quem se aproxima do local, já que aparentemente está com mais de 10 metros de comprimento e de profundidade. Ele afirma que o medo vem sendo constante nos últimos dias e teme que volte a acontecer o problema de 1937 quando a barragem rompeu e causou muito transtorno à população ribeirinha. A preocupação é maior no caso de acontecer o desastre na parte noturna, ele afirma que tudo será mais difícil.
A barragem de Serra dos Cavalos foi construída na reserva ecológica do Parque Florestal João Vasconcelos Sobrinho

O paredão foi construído com areia e piçarro. O manancial de Serra dos Cavalos  tem capacidade de acumular um volume de 612 mil metros cúbicos d água e está prestes a transbordar, o Presidente da Associação de Moradores lamenta a falta de atenção para com o problema por parte dos órgãos públicos e faz um apelo para a solução do mesmo. Genival solicita que a Prefeitura ou mesmo o Ministério Publico entre em contato com DNOCS para encontrar uma maneira de solucionar o perigo, colocando metralha junto com pedras para deixar o local da erosão no mesmo nível do sangradouro.

Pressionada pelas reclamações divulgadas pela imprensa a Compesa enviou uma equipe técnica ao local na última sexta-feira, Ângelo Santana Coordenador Técnico da companhia confirmou que relmente está acontecendo uma erosão bastante acentuada, decorrente das fortes chuvas caídas na nossa região e que é necessário uma medida urgente com objetivo de se fazer uma intervenção para conter essa erosão. Ele revelou que está fazendo um levantamento técnico e vai entregar à direção da Compesa para que ela entre em contato com o DNOCS, já que essa barragem é de responsabilidade desse órgão do governo federal, no sentido de se encontrar uma solução em comum.

Ângelo Santana disse ainda que não pode afirmar tecnicamente que o risco não existe, só o pessoal do DNCCS é que poderá fazer tal afirmativa, mas ao mesmo tempo tranquiliza a população, no sentido de que  no momento, o risco de rompimento da barragem não é iminente.

As comunidades de Taquara, Paulista, Vila do Murici e bairro Agamenon Magalhães sao abastecidas exclusivamente pelo manancial de Serra dos Cavalos. Caso haja algum problema que interfira no abastecimento d'agua todas essas localidades sofrerão com a falta do precioso líquido nas torneiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário