CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Coliformes fecais presentes na água das Escolas Públicas do Agreste

O "Projeto Águas do Agreste", desenvolvido pelos alunos do curso de Biomedicina da Asces, concluiu mais uma etapa de estudos, este ano,  com dados preocupantes: 50% das escolas públicas estaduais e municipais de várias cidades do Agreste de Pernambuco, servem água aos alunos com a presença de coliformes fecais, mesmo assim o Coordenador do Projeto Profº Agenor Jácome comemora o resultado.

Segundo ele, neste semestre foram avaliadas 22 escolas e foi observado que algumas escolas que foram avaliadas em 2008 tiveram sua carga de coliformes reduzida  e outras até zeraram a mesma. Em 2008 as escolas avaliadas apresentaram um índice de 70% de sua carga de coliformes. Agora em 2010 essa carga foi reduzida para 50%.

Esse é um projeto sócio educacional onde 33 alunos coletam a água nas escolas e fazem a análise no labosratório da Asces.

O Professor Agenor Jácome explica que de posse dos dados da pesquisa, são passados os laudos para os diretores das escolas, são distribuidas cartilhas explicativas do que são coliforrmes, onde está inserida a importância da limpeza das caixas dágua, que é uma das fontes de contaminação da água e pra crianças o pessoal leva uma peça de teatro sócio educacional, na realidade um musical que chama "os caça coliformes".


Ainda segundo o Coordenador do projeto, este ano, "o Águas do Agreste", lançou o seu primeiro CD, que é distribuído gratuitamente para as escolas.


O Profº Agenor disse ainda que "a importância do projeto, está não somente na parte técnica e científica, ao fornecer um serviço - às escolas, à Gré e a Secretaria de Educação - de avaliaçao da qualidade da água, como também ele tem uma importância social muito grande, tanto para a escola como para os nossos alunos" - finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário