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segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pane em caixas eletrônicos causa caos em agência do Santander em Caruaru

Um autêntico desrespeito aos clientes e a população em geral aconteceu esta tarde na ag. do Banco Santander, localizada na Rua Cap. João Velho, aqui em Caruaru. Dezenas de pessoas foram prejudicadas nos seus objetivos em virtude da falta de ativação dos equipamentos daquela agência bancária nesta cidade. E a outra agência do Santander que funciona na Rua Mestre Pedro também estava da mesma forma, ou melhor estava pior, já que nenhum caixa eletrônico (para realização de receber depósitos) estava funcionando e o povo todo veio para a agência da Cap. João Velho.

O pior é que ninguém tem pra quem apelar, nessas horas. As pessoas chegaram no horário bancário - antes do horário tradicional de fechamento da agência - que com o horário de verão os bancos locais funcionam até às 02 horas da tarde, no nosso horário. Pois bem, dezenas de pessoas chegaram por volta das treze horas naquele estabelecimento bancário e encontraram uma verdadeira multidão em fila indiana a espera de conseguir atendimento na agência.

Acontece que aquela agência bancária possui 10 caixas de auto atendimento no seu interior. Lá dentro da agência, do outro lado da porta giratória, havia uma outra verdadeira multidão aguardando atendimento online. Desses 10 caixas de auto atendimento, 07 são destinados ao atendimento de saques - funcionavam normalmente - e os outros 03 são destinados a realização de depósitos bancários. E aí era onde residia o problema. Dos 03 destinados a realização de depósitos, 01 estava desativado e o outro simplesmente estava "fora do ar",  e a mensagem que era emitida pela máquina, era de que estava havendo problema com o hardware. Então consequentemente só havia um caixa automático em funcionamento, pra atender cerca de mais de 60 pessoas naquele momento. 

E haja espera! Um absurdo! E nessas horas não apareceu ninguém da Prefeitura, da Câmara Municipal e muito menos do Sindicato dos Bancários para tentar contornar a situação. Algumas pessoas se rebelaram ordeiramente mas não foram atendidas pelo gerente da agência para uma solução pacífica. Ficamos todos por mais de duas horas na agência para finalmente sermos atendidos. A revolta foi generalizada por parte de todos que ali estavam a procura de atendimento.

A multidão que estava enfileirada no sagüão da agência onde ficam instaladas as máquinas começou a se exasperar, de uma vez que todos tínhamos os nossos compromissos, ou melhor a maioria estava ali, com o objetivo de uma forma ou de outra de cobrir suas contas ou contas de outrem que estavam até então a descoberto, e que naturalmente os cheques repassados a terceiros deverão entrar no próximo expediente (amanhã dia 21) e ficarão à mercê do gerente da agência que obviamente deverá devolvê-los  sem a menor piedade, se não houver bom senso.

Pra piorar a situação, quase todos, como eu, fizemos o depósito para entrar na conta com a data do dia seguinte (21), de uma vez que alheio a nossa vontade e em função da negligência operacional da agência do Santander aqui em Caruaru faltaram caixas eletrônicos para a clientela e para a população e todos fomos prejudicados no nosso direito. E o nosso prejuízo material, moral e pecuniário, quem irá nos ressarcir? Esperamos que fatos dessa natureza não voltem a se repetir!!!

E outro absurdo a lei Federal que determina que pessoas idosas e/ou portadoras de alguma necessidade especial ou mesmo mulheres grávidas tem direito a um caixa prioritário para o seu atendimento não estava sendo cumprida no sagüão externo da agência do Santander da Cap João Velho, nesse horário a que nos referimos.

As câmeras internas da agência gravaram tudo o que estamos falando aqui e não nos deixam mentir. Urge que algum órgão em defesa da população faça alguma coisa. Faz-se necessário que o Ministério Público tome ciência desse lamentável fato e possa nos ajudar no sentido de que pelo menos entre em contato com a direção da agência do referido banco, para que os nossos cheques sejam honrados, sem nenhum prejuízo para todos que estavam inseridos nesse contexto. E que todos os depósitos das pessoas envolvidas nessa problemática (que chegaram dentro do horário bancário específico), sejam efetivados com data do dia de hoje (20). Afinal, que culpa temos nós, se a agência não disponibilizou os equipamentos necessários para atender a sua clientela? Não podemos ser punidos, por erros ou negligência de outrem, alheios à nossa vontade!

Então chegamos a conclusão de que pelo menos podemos perguntar aos senhores vereadores desta cidade: e aqui em Caruaru existe ou não uma lei que determine um prazo de 30 minutos para as pessoas ser atendidas nas agências bancárias? Com a palavra os nossos Parlamentares da Câmara Municipal, o Prefeito do Município que deveria aplicar  uma multa aos infratores - no nosso entendimento - se é que existe essa lei municipal e aos dirigentes do Sindicato dos Bancários de Caruaru para que ajudem na fiscalização para o cumprimento dessa determinação. Vamos moralizar os serviços bancários aqui em Caruaru. Os banqueiros que os grandes vilões da nossa economia, precisam diminuir os seus lucros exorbitantes e investirem mais em material humano e também material eletrônico, no sentido de diminuir o espaço de tempo das pessoas dentro das agências bancárias do nosso país.

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