CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Caruaru poderá ter Complexo Religioso de Frei Damião


A afirmação da importância religiosa de Frei Damião às margens da BR 104, em Caruaru. É isso que representa o Projeto de Lei Complementar nº 22/2010, aprovado na sessão ordinária realizada noite passada, na Câmara Municipal de Caruaru. O projeto trata especificamente da ampliação da zona urbana de Caruaru, na Macrozona 03, a fim da criação de um Complexo Turístico Frei Damião.

De autoria do Poder Executivo, o projeto une importância do turismo religioso, a preservação icônica de Frei Damião e a valorização cultural de Caruaru.


No local destinado à sua construção serão desenvolvidos espaços de tematização religiosa, justificando a ampliação do perímetro urbano através do argumento da identificação cultural com a história do Frei. “A inserção do componente cultural no Projeto possibilita uma enorme ampliação do espectro de abrangência do programa, bem como as possibilidades de ampliação da exploração econômica do processo”, cita o prefeito José Queiroz, em mensagem justificativa do projeto, enviada aos vereadores caruaruenses.

O vereador José Ailton, líder da bancada  na Câmara, acredita que o projeto vai fomentar a economia do município. "Um Santuário que só vai engrandecer a nossa cidade, trazendo romeiros e recursos para cá. Vamos ter um grande desenvolvimento”.

AMPLIAÇÃO

Pela descrição do projeto, a zona urbana do município será aumentada em 17, 27 km². Na área citada, será construído o Templo Santuário, com 49 m em área de 70x70 m, para abrigar definitivamente os restos mortais de Frei Damião. O espaço terá capacidade para 5 mil pessoas e lá serão construídos museus, lanchonetes, restaurantes, área para estacionamento e estrutura de acomodação para turistas e romeiros.

TURISMO RELIGIOSO
Pela constatação de que fiéis se deslocam o ano inteiro para acompanhar romarias, o elemento religioso do complexo visa atrair romeiros e turistas para conhecer os museus, restaurantes e áreas temáticas. A tematização compreende a passagem de Frei Damião por Caruaru. Além da valorização da história do frade capuchinho, o aspecto turístico do complexo inclui a promoção de aspectos da gastronomia e características regionais, com as quais Frei Damião conviveu durante sua vida.


FOMENTO ECONÔMICO

O estímulo turístico visa como conseqüência o desenvolvimento nas seguintes atividades: recepção, hospedagem, comércio e produção de artesanato, no intuito de gerar novos postos de trabalho. Projeta-se a criação de  novos negócios, como bares, pousadas, postos de gasolina, serviços de transportes e lojas de conveniência. Com novos investimentos, estima-se também uma ampliação do fluxo comercial das empresas já estabelecidas na área a ser expandida, promovendo a contratação de mão de obra.

FREI DAMIÃO

O frade popular entre os fiéis pernambucanos não era natural do Brasil. Nascido em Bozzano, Itália, no dia 5 de novembro de 1898, Pio Giannoti foi radicado no Brasil, depois de já ter fundamentado sua vida religiosa. Aos 12 anos foi estudar em um colégio de padres. Aos 19, foi convocado para a 1ª Guerra Mundial. Aos 27, diplomou-se em teologia pela Universidade Gregoriana de Roma e depois lecionou nos Conventos de Vila Basélica e de Massa.

Ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923, foi a partir da década de 1930 que o frei iniciou seus trabalhos no Brasil. Sua postura dedicada às missões cristãs e seu comportamento radical conquistaram os fiéis nordestinos, pois atuou durante toda sua vida na região Nordeste, tendo se estabelecido como frade no Convento de São Félix, da ordem dos Capuchinos, em Recife. Ele conseguia arrastar multidões de romeiros, que buscavam esclarecimentos em suas pregações, durante as chamadas Santas Missões.

Frei Damião recebeu o título de cidadão pernambucano em 1977 e cidadão de Recife em 1995, pelo reconhecimento de sua influência na cultura religiosa do estado. Além de títulos formais, ele era aclamado também como o sucessor legítimo de Padre Cícero, popular em Juazeiro do Norte. Aos 98 anos, depois de um processo longo e sofrido, faleceu de morte cerebral, em 31 de março de 1997.

Atualmente, seus restos mortais se encontram no Convento de São Félix. Como homenagem à sua vida religiosa, há o Memorial Frei Damião, construído em 2004 em Guarabira, Paraíba. No local os turistas e fiéis podem encontrar uma estátua do frei, a segunda maior do Brasil. Em São Joaquim do Monte foi construída outra estátua do religioso. Além disso, todos os anos na cidade, acontece a Romaria de Frei Damião, que entre os dias 26 a 29 desse mês, realiza a 17ª edição do evento.  
Site da Câmara Mun de Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário