CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

No Natal FelizCidade a Praça do Rosário agora é a Praça da Música

É a primeira vez em sua história que a mais antiga praça de Caruaru é decorada para o Natal

A Praça do Rosário ganhou, no domingo, 05, um cenário de exaltação à música e aos músicos, como parte da decoração do Natal Felizcidade, promoção conjunta da prefeitura e da CDL. Trinta réplicas gigantes de pianos, violões, saxofones e trompetes, de dois a três metros de altura, foram espalhadas nos quinze canteiros da praça. Anjos gigantes tocando flauta, um trenó puxado por renas e árvores naturais decoradas dão o toque natalino ao espaçoso e colorido cenário, feericamente iluminado.

A Praça da Música foi criada para homenagear o formador de gerações de instrumentistas e cantores de Caruaru, o professor Machadinho. O ambiente foi aproveitado para a exposição de recortes da história musical da cidade. Os trompetes evocam o Maestro Bitonho, há um espaço para o seresteiro Zé Moraes, falecido este ano, assim como é destacado o terno de pífanos, o trio pé-de-serra e mesmo pianos, violinos, violões e outros instrumentos, sempre aludindo a artistas da terra como o pifeiro Mestre Vitalino ou o compositor Onildo Almeida.

O ato oficial de inauguração aconteceu por volta das 21h, ao som do Hino de Caruaru, tocado pela Banda da Policia Militar. O descerramento da placa-símbolo do evento foi procedido pelo prefeito  José Queiroz,a primeira-dama, Carminha Queiroz, o presidente da Fundação de Cultura, José Pereira, e os filhos do professor Machadinho, Maria do Carmelo e João Eudes. No repertório inaugural da Praça da Música, um show de músicas gospel e MPB, cantadas pelo Coral Madrigal e dubladas por um coral de libras, que também apresentou um auto de natal na Linguagem Brasileira de Sinais.

Um destaque especial da noite festiva: a apresentação de dez cantoras caruaruenses. Elas intrepretaram uma peça, cada uma, do cancioneiro romântico de Roberto Carlos e fizeram uma cantoria conjunta como grande final. O programa foi intensamente aplaudido pelas mais de mil pessoas presentes, acomodadas em frente ao palco, montado no pátio defronte à igreja do Rosário. A área foi também o espaço de homenagens a artistas, com troféus, e de premiação de reconhecimento às empresas e entidades apoiadoras da promoção.

A Fundação de Cultura preocupou-se, também, em destacar o valor do rádio, veículo fundamental na formação musical dos caruaruenses. Por isso, réplicas gigantes de receptores de rádio, de diferentes modelos,  foram espalhadas nos canteiros da praça, que ganharam, ainda,duas super vitrolas, em mais um registro da história musical de Caruaru.

Algumas áreas estratégicas da Praça do Rosário foram destinadas a homenagear  algumas bandas tradicionais da cidade como a Nova Euterpe e a Comercial, ao lado de grupos mais recentes como a Banda Alternativa, que tem 20 anos de história.


Agora, em todos os fins de semana do mês de dezembro, a Fundação de Cultura desenvolverá uma programação especial com corais, orquestras, bandas, seresteiros e cantores de Caruaru.

Quem foi  o Professor Machadinho?
 
José Florêncio Neto, conhecido como professor Machadinho é o homenageado da Praça da Música, no Natal FelizCidade 2010. Nascido em 15 de novembro de 1910, na cidade de Bonito/PE, o professor Machadinho foi alfaiate durante 24 anos e depois resolveu dedicar-se a música. Em 1925 entrou na Banda Comercial Caruaruense, onde permaneceu 47 anos. Fundou em 1928 a Schola Cantorum São Luiz Gonzaga da qual  foi regente por 36 anos.

Em 1937 casou-se com Maria do Carmo Torres com quem teve dois filhos, Maria do Carmelo Florêncio Torres e João Eudes Florêncio Torres. Foi professor de canto orfeônico do Colégio de Caruaru, hoje Colégio Diocesano. Também foi professor dos colégios Sagrado Coração, Sete de Setembro, Santa Inês, Colégio Estadual de Caruaru, Colégio Industrial e do Colégio Padre Zacarias Tavares. Foi professor na escola de música do município, fundada na última gestão do Prefeito José Queiroz de Lima. Em 2000 assumiu uma cadeira na Academia Caruaruense de Letras. Professor Machadinho faleceu em 2002 aos 92 anos.

Site Prefeitura Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário