CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Estação Ferroviária agora é a Cidade Natalina















A Fundação de Cultura deu um toque regional a todos os elementos natalinos

Ao pensar no natal vêm à mente diversos símbolos natalinos tradicionais com o papai Noel, as renas, o trenó, a neve, a fábrica de presente e o presépio. Agora, é possível ver todos esses elementos com o toque regional. No lugar das tradicionais bolas vermelhas das árvores são colocados pequenos chapéus e bonecas de palha e violões de madeira.

No lugar das renas e dos trenós, o carro de boi. Assim é o natal de Caruaru, uma mistura do tradicional importado com o regional autêntico, preservando a  identidade própria nordestina. Na entrada da cidade natalina (Polo Cultural), três residências de Papai Noel dão as boas vindas aos visitantes. Nas duas primeiras casas a ceia natalina é feita no fogão de lenha, em panelas de barro. Os pratos estão postos para que os caruaruenses possam se deliciar com as comidas regionais. Um mesa de frutas também faz parte da decoração para aqueles que desejam seguir a dieta saudávael.

Nos jardins das casas,oito árvores de natal, de diferentes estilos, dão um toque especial ao ambiente. A árvore central é feita em bambu, tipo de gramínea comum na região. Com esse mesmo material, foram confeccionados oito anjos. “O bambu possui caules lenhificados e é utilizados na fabricação de diversos objetos como instumentos musicais, móveis e cestos. Como é uma planta abundante no Agreste, é matéria prima para as cadeiras e mesas das casas de Papai Noel, assim como na confecção dos anjos e árvores de natal. Isso tudo dá um toque regional à decoração”, afirmou José Pereira, Presidente da Fundação de Cultura.
















A decoração desse ano, da cidade natalina, é assinada por João Florentino, João Artur e Marcílio de Melo. Em tudo, a tônica regional. Os alunos de escolas municipais também contribuíram com a decoração. As escolas Mestre Vitalino e Álvaro Lins construíram quatro árvores com material reciclável, para dar o à socidedade  de que é preciso preservar a natureza. Garrafas peti tomaram formato de flores e anjos, mostrando como é possível cuidar do meio ambiente. “ O projeto de trabalhar com material reutilizados é a proposta do ECO Natal. Iniciamos esse ano e pretendemos continuar em 2011. Grande parte dos enfeites foram elaborados com materiais reutilizados”, destacou José Pereira.

A Fundação de Cultura também elaborou uma programação diversificada para movimentar as noites de fim de ano. Todo  polo está aberto a partir das 19h, com programação de muita música e dança. Nesta terça-feira, haverá apresentação da Academia de Dança e Movimento; amanhã, 22, é a vez do Coral Rhemaná e a Banda Banei Aor da Igreja Episcopal. No dia 23, a programação está ao carga da TV Jornal. Véspera de natal, a Banda Máquina do Tempo e a dupla Ricarte e Rivaldo vão animar os visitantes. No dia de Natal, acontece da primeira edição natalina com a apresentação do Festival da Jovem Guarda com Adelma Rosa, Washington, Eline, Ernando Filho, Gildson, Moacir Melo, Sivonaldo, Bita, Tuta Filho e Fábio Duarte.

Portal da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário