CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Duas cidades do Agreste estão entre as de maior índice de homicídios entre jovens

Quatro cidades pernambucanas ficaram entre as vinte do país com maior índice de homicídios na adolescência. É o que aponta o resultado de uma pesquisa feita em 266 municípios no Brasil com mais de cem mil habitantes, realizada pelo Programa de Redução da Violência Contra Adolescentes e Jovens do Governo Federal.

Das dez cidades analisadas no Estado, duas estão na região Agreste, Caruaru e Garanhuns. As outras duas cidades do interior são Jaboatão dos Guararapes e Petrolina.

Pelos números revelados no estudo, Jaboatão dos Guararapes na grande Recife é a cidade que lidera o número de homicídios com um índice de 5,33 para cada 1 000 habitantes. Logo em seguida vem Garanhuns com 4,46 para um número de 1000 habitantes. Petrolina está na terceira posição apresentando um índice de 3,78 para cada 1000  habitantes e na quarta colocação está Caruaru que apresenta um índice de 3,20 para um número de 1000 habitantes, segundo revelou estudo da Secretaria de Direitos Humanos, órgão vinculado ao Governo Federal.

De  acordo com a pesquisa que aponta os municípios com mais de cem mil habitantes com maior indice de homicídios de jovens e adolescentes, essas vítimas - na maioria dos casos -  são do sexo masculino, da raça  negra que foram mortos com o uso de armas de fogo. Os municípios de maior população, os mais urbanizados e aqueles em  que o crescimento demográfico foi mais intenso nos últimos anos, apresentam o maior risco de homicídio para a população jovem. A baixa qualidade na educação e uma população sem religião definida, são fatores que facilitam os assassinatos na faixa etária entre 12 e 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário