CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

sábado, 3 de dezembro de 2011

Comitiva de PE vai à BA acompanhar caso do acidente de ônibus


Mais de 30 pernambucanos podem estar entre as vítimas. (Foto: Zenilton Meira/ Agência A Tarde/ AE)

Estimativa é que mais de 30 pernambucanos estavam no ônibus acidentado.

Caminhão refrigerado do IML vai trazer corpos para o Recife.

Uma comitiva com representantes do Governo de Pernambuco vão acompanhar os trabalhos em torno do acidente ocorrido na Bahia, neste sábado (3). A estimativa é que mais de 30 pernambucanos estavam no ônibus que colidiu com uma carreta e um caminhão na rodovia BR-116, perto da cidade de Milagres. Um balanço do Hospital Prado Valadares, de Jequié, divulgado às 14h30, informa que 33 pessoas morreram e 13 ficaram feridas, sendo três em estado gravíssimo.


Estão no grupo que viajou à cidade baiana, na tarde deste sábado, o secretário Estadual de Saúde, Antônio Figueira; o secretário da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti; o secretário executivo de Defesa Social, Alessandro Carvalho; a diretora do Instituto Médico Legal (IML) de Pernambuco, Joyce Breenzinckr; a diretora de Assistência Social, Carmem Albuquerque; e o capitão da Polícia Militar de Pernambuco, Cel Antônio Menezes.

“Vamos até o local do acidente para acompanhar os trabalhos envolvendo vítimas pernambucanas. Já entramos em contato com a Secretará de Saúde da Bahia e sabemos, por exemplo, que há três feridos internados no Hospital Prado Valadares em estado grave e vamos tentar, ainda hoje, fazer o traslado deles para o Recife”, disse o coronel Mário Cavalcanti.

O Governo de Pernambuco também determinou o envio de equipes de assistentes sociais, bombeiros e de um caminhão refrigerado do IML para realizar o transporte dos corpos. “Vamos também entrar em contato com a Força Aérea Brasileira [FAB] para tentar trazer os corpos para o Recife de avião”, informou Cavalcanti.

De acordo com o Governo de Pernambuco, o ônibus trazia cortadores de cana-de-açúcar do Mato Grosso do Sul para a cidade de Buíque, no Agreste pernambucano, quando se envolveu no acidente. “Como a maioria das vítimas é de Buíque, estamos montando um ponto de apoio naquela cidade para dar suporte às famílias e garantir o cuidado e a agilidade no traslado e transporte dos corpos e feridos”, detalhou Carmem Cavalcanti.
Acidente

A colisão envolveu o ônibus, que transportava trabalhadores do corte de cana, um caminhão e uma carreta carregada com materiais de escritório. Os trabalhadores seguiam da cidade de Jateí, em Mato Grosso do Sul, para Pedra e Buíque, no Agreste de Pernambuco.

O acidente aconteceu no km 583 da BR-116, região conhecida como "Serra do 100". De acordo com as informações da PRF de Milagres, o local é uma ladeira. No trecho, a estrada é composta por três pistas, duas utilizadas para subida e uma usada para descida.

De acordo com a polícia, o ônibus com os trabalhadores fazia uma ultrapassagem permitida nas duas vias de subida no momento em que a carreta descia a estrada no sentido contrário. O motorista da carreta teria perdido o controle e o semi-reboque que ela transportava teria invadido a pista contrária, atingindo o ônibus e jogando-o para fora da pista. O caminhão, por sua vez, foi atingido pelo ônibus.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma que o ônibus envolvido não tinha autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e circulava mediante uma liminar expedida pela Justiça de Brasília.

Luna Markman Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário